TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Artigo: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  2.162 Palavras (9 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4

2.2 PATRIMÔNIO 5

2.3 FONTES DE RECURSOS 5

2.4 ANALISE DE MERCADO 6

2.5 DEMANDA, OFETA E EQUILIBRIO DE MERCADO 6

2.6 ESTRUTURA DE MERCADO 7

2.7 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 8

3 ONCLUSÃO 10

4 REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é peça fundamental dentro das entidades, pois ela abastece os gestores de informações precisas nas tomadas de decisões.

Neste contexto, abordaremos mecanismos que auxiliam os administradores na solução de problemas e ajudam a compreender um novo cenário empresarial, enfatizando aspectos como: funções administrativas, patrimônio, fontes de recursos, mercado e outros, trazendo informações e proporcionando uma sugestão de administração para que as empresas possam alcançar os seus resultados e objetivos diante das dificuldades encontradas nesse novo cenário econômico, utilizando recursos viáveis a sua sustentabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Hoje, as organizações buscam em primeiro lugar a elevação do seu patrimônio. Essa preocupação faz com que se apliquem funções administrativas e ou outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado. Um dos alvos principais das empresas é o consumidor, que se torna cada vez mais exigente com relação aos produtos e serviços que são colocados à sua disposição no mercado. Em face da competitividade, busca-se qualificar cada vez mais os produtos e com preço mais acessível.

O contexto empresarial de uma empresa (gestão, produção, mercado, competitividade, consumidor, etc.), mesmo com o auxilio da contabilidade, trazendo-lhe informações precisas da organização e do mercado, dificulta na tomada de decisão que é bastante complexo, pois a implementação de processos de avanço sem um estudo total do impacto que as alterações irão causar, pode ter conseqüências imprevisíveis.

2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Os gestores por meio das funções administrativas implantam teorias administrativas dentro das organizações, a fim de obter vantagem competitiva e sobreviver no mercado alcançando sucesso.

Fayol, foi o primeiro a conceituar as funções básicas do administrador: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Posteriormente, as funções de comando e coordenação foram reunidas sob o nome de direção, passando a ser: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Ao longo do temo, as organizações passaram por mudanças a cada dia, introduziram novas e diferentes tecnologias, modificaram seus produtos e serviços, etc., ou seja, alteraram suas estruturas e provocaram constantes impactos na sociedade e na vida das pessoas. Com essas mudanças, houve necessidades de também mudar as teorias das funções administrativas. Isto ocorreu, especialmente, com o início da era da Informação, transformado os trabalhos grosseiros feitos sem o auxílio da tecnologia da informação em aperfeiçoados trabalhos com aplicação de tecnologia que fornece ferramentas capazes de agilizar, simplificar e reduzir erros no processo administrativo. Essas mudanças ocorreram e ainda ocorrem de forma rápida e em pouco espaço de tempo, tendo como base o princípio das funções administrativas.

2.2 PATRIMÔNIO.

Fora do contexto contábil, isto é, nos dicionários de forma simples e genérica, a expressão patrimônio significa bens, materiais (moveis ou imóveis) ou não, de uma empresa, pessoa ou entidade, por exemplo: FERREIRA, 1994, p. 488 foi um dos primeiros a dar definições para patrimônio como: “herança paterna; Bens de família”. Já para os gestores e profissionais da contabilidade, os conceitos sobre patrimônio têm um sentido mais amplo.

Podemos encontrar várias definições para patrimônio, mas que basicamente todas resumem em um só objetivo, de que patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade. Para FRANCO, 1999, p. 21, “o patrimônio é objeto da contabilidade, isto é, sobre ele se exercem as funções contábeis, para alcance de suas finalidades”, o mesmo autor conceitua ainda como sendo “um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a entidade econômico-administrativa”. Segundo PADOVEZE, 2000, p.36, “é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”, onde mais tarde define com “é o conjunto das propriedades de uma pessoa física ou jurídica (entidade)”. De acordo com MARION, 2009, p. 37, “o termo patrimônio significa, a princípio, o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa. Compõem-se também de valores a receber (ou dinheiro a receber). Por isso, em contabilidade esses valores a receber são denominados direitos a receber ou, simplesmente, direitos. Relacionando-se, todavia, apenas bens e direitos não se pode identificar a verdadeira situação de uma pessoa ou empresa, É necessário evidenciar as obrigações (dívidas) referentes aos bens ou direitos”.

2.3 FONTES DE RECURSOS

Para desempenha suas atividades, as organizações contam contar com recursos provenientes de duas origens (recursos próprios) ou outras fontes (recursos de terceiros):

a) Capital social: são recursos provenientes do capital próprio dos sócios bem como os lucros e reservas acrescidos a esse capital decorrentes da gestão da empresa e que estão todos localizados nas contas do patrimônio líquido (PL).

b) Capital de Terceiros: são os recursos provenientes de terceiros que correspondem às obrigações (débitos fiscais, débitos de financiamento, como os empréstimos, débitos com fornecedores, obrigações trabalhistas, etc.); e que a entidade utiliza para suas atividades.

2.4 ANALISE DE MERCADO

O lugar onde grupos de pessoas se reúnem para vender e comprar bens e serviços é exatamente o que chamamos de mercado, mas nem sempre é necessário a presença física para se caracterizar o mercado, atualmente, com o avanço da tecnologia e os modernos meios de comunicação, temos outras formas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com