TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2013  •  3.992 Palavras (16 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 16

1. INTRODUÇÃO

A administração no contexto empresarial é uma ferramenta importante para desenvolvimento de todas as atividades por ela executadas. O bom funcionamento de qualquer empresa depende não só de uma sistemática eficaz e duradoura, mas sim, de um controle maior com relação aos gastos, insatisfação de funcionários, controle de estoques, etc. É necessário definir quem comanda, chefia, direciona e apoia seu campo de trabalho, seja internamente ou externamente, tomando decisões que busquem a satisfação da empresa e de todos aqueles que nela acreditam. A solução de todos os problemas pela empresa enfrentados é minimizada pela força e procura de esforços, não só pelo controle administrativo como também por um controle contábil que perpassa todas as fases do processo decisório e de gestão e, consequentemente, as etapas do planejamento.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

A administração é o processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva, por meio do planejamento, da organização, da liderança e do controle dos recursos organizacionais. É um campo complexo. A teoria é uma maneira de organizar o conhecimento e as experiências de tal modo que a prática possa ser aperfeiçoada pela análise dos princípios e aplicação dos elementos fundamentais.

O controle organizacional de uma empresa é baseado no pré suposto de que aquele que a administra está apto a desenvolver uma série de ações que a levem a atingir um objetivo, que é a satisfação do cliente, razão de ser do empreendimento.

Para atingir o objetivo estabelecido pela empresa devemos utilizar os recursos humanos, materiais e financeiros numa ação ordenada das chamadas funções administrativas: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar.

Planejar - É ordenar as ideias, estabelecendo o objetivo da empresa e fixando o tempo que levará para atingi-lo.

Organizar - É fundamentalmente arrumar o que se faz no dia-a-dia, pois uma pessoa desarrumada com suas coisas pessoais jamais conseguirá organizar o que quer que seja, e transmitirá para a empresa o seu modo pessoal de organização.

Coordenar - É motivar os recursos humanos a agir de forma harmoniosa na utilização dos recursos materiais e financeiros, em benefício comum dos objetivos da empresa.

Dirigir - É determinar o que deve ser feito em cada ação para que sejam atingidos os objetivos.

Controlar - É estabelecer padrões de avaliação, acompanhar operação da empresa, coletando dados relativos ao desempenho de cada setor, avaliando este desempenho em relação aos padrões, fixando correções no desempenho operacional dessa empresa.

Taylor e Ford pensam na administração a partir da base produtiva, ou seja, o que fazer para aumentar a produção da fábrica a partir de mudanças no processo produtivo e de técnicas específicas de trabalho.

Fayol pensa na administração a partir do alto, ou seja, do topo da hierarquia refletindo sobre as melhores técnicas de gestão para aumentar a eficiência de qualquer tipo de organização. Na verdade são visões complementares: Os dois primeiros olham a produção e o terceiro a gestão da organização.

Os dois partem de polos opostos dentro da hierarquia organizacional.

Tayor tinha uma visão mecanicista e racionalista em relação aos empregados. Segundo ele, era possível medir o tempo necessário para execução de cada uma destas tarefas e, com isso, determinar um padrão para todos os trabalhadores, pois os homens são vistos como adjunto da máquina no desempenho de tarefas produtivas e devem almejar unicamente a riqueza da empresa, como bem de todos.

Para Fayol os princípios de administração eram mais flexíveis, ele prezava o fator humano sempre presente nas organizações e, apesar de ter considerado a teoria de Taylor um tanto rígida, concordou que sua obra complementou a teoria de Taylor.

Fayol defendia a harmonia entre os empregados, os incentivos materiais e salariais.

Para alguns, Fayol é considerado, hoje, o pai da administração moderna.

É evidente que o mundo de hoje não é nada parecido ao que era realizado há muitos anos atrás por estes estudiosos. A mudança tornou-se o assunto dominante com o qual se defrontam todos os gerentes. Mudanças essas que estão transformando a economia que consiste no crescimento de alguns setores e declínio de outros, mudanças na expectativa da sociedade, diversidade cultural, aumento do espírito empreendedor e na revolução tecnológica, aprimorando técnicas e informações em toda a sua diversidade funcional.

2.2 CONCEITO DE PATRIMONIO

Patrimônio é um conjunto de Bens, Direitos e Obrigações de uma pessoa, avaliado em moeda. Sendo assim, podemos imaginar o Patrimônio da seguinte maneira: PATRIMÔNIO = BENS + DIREITOS – OBRIGAÇÕES. (Ribeiro, Osni Moura, 1994).

Bens são coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas e suscetíveis de avaliação econômica. Sob o ponto de vista contábil, pode-se definir como Bem tudo aquilo que uma empresa possui, seja para uso, troca ou consumo.

Constituem Direitos para a empresa todos os valores que ela tem a receber de terceiros, ou seja, torna-se o poder de exigir alguma coisa.

Já as Obrigações são todos os valores a pagar, dívidas a terceiros, tais como: empréstimos bancários, salários a pagar, impostos, fornecedores, etc.

Ainda de acordo com Marion, o Patrimônio significa o conjunto de bens pertencentes a uma pessoa ou a uma empresa.

Outra definição é dada por José Manoel da Costa (Contabilidade Básica), que diz que o Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações que são vinculados à entidade (empresas, organizações, poder público), e constitui um meios (recursos) necessários para a realização dos objetivos das entidades. A administração da empresa pratica atos de natureza econômica e financeira, e produz mutações aumentativas e diminutivas na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com