TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  1.786 Palavras (8 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

DESENVOLVIMENTO.....................................................................................4/5/6/7/8

CONCLUSÃO .............................................................................................................9

REFERÊNCIAS .........................................................................................................10

INTRODUÇÃO

Este trabalho possui como tema o Contexto Empresarial, que tem como objetivo específico mostrar a importância da aplicação das funções administrativas dentro das organizações; constatar como as variáveis macroeconômicas interferem nas atividades empresariais; a importância do controle contábil e a responsabilidade social em seus três estágios.

Iniciamos com o conceito de organização e administração para melhor entendimento das funções administrativas (planejar, orientar, direcionar e controlar). A importância desse trabalho justifica-se pelo fato de muito se falar em organização, como estão definidas nos dias atuais, como são administradas, qual o papel das organizações para a sociedade. Muitos são os questionamentos sobre a atuação das organizações. Desta forma, esta pesquisa visa aumentar ou até mesmo esclarecer o conhecimento sobre o contexto empresarial, mostrar também como as questões sociais estão presentes dentro do contexto empresarial.

Espera-se que este trabalho contribua para criar ou aumentar a consciência social das empresas perante a comunidade em que estão inseridas.

DESENVOLVIMENTO

Uma organização pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema, para atingir determinado conjunto de objetivos. Recursos esses, pertencentes à organização, devem ser administrados. Administrar é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos, tanto da organização quanto de seus membros. É também definida como um processo de consecução dos objetivos organizacionais de uma maneira eficiente, eficaz e efetiva por meio de suas funções, são elas: planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.

O planejamento na administração é de suma importância, o administrador precisa tomar decisões estratégicas e planejar o futuro de sua organização; a organização estabelece os meios e recursos necessários para possibilitar a realização do planejamento, a direção monitora as pessoas a alcançarem os objetivos organizacionais e o controle acompanha, monitora, avalia e verifica tudo o que está acontecendo e se está de acordo com o planejamento, ou seja, tudo gira em torno de um planejamento eficiente. O ambiente, muitas vezes relevado a segundo plano, foi tomando importância ao longo dos anos; as crises e instabilidade do mercado não deixaram que as empresas permanecessem à margem dessas situações.

Nas reportagens do g1.globo.com/economia/pme/notícia/2013/03 e g1.globo.com/economia/pme/notícia/2011/07, retratam a importância das funções administrativas, as quais, o planejamento, a organização, a direção e o controle faz da fábrica de panelas e assadeiras uma empresa lucrativa, pois o faturamento mensal chega a quase 100% do capital investido, o que comprova um efetivo crescimento econômico, e por conseqüência, um elevado crescimento de emprego. Já está focada no bom planejamento, financiou 100% do negócio, o que não seria o ideal, conforme dizem analistas da área, pois bom seria ter uma parte ou até 100% do capital, isso reduziria as taxas de juros, os prazos de financiamento, o que traria no futuro mais rentabilidade ao negócio.

Administrar uma empresa é bem mais complexo do que se pode imaginar, além do planejamento que fica claro ser o início de uma boa administração, tem a questão contábil, gerir o patrimônio, ou seja, achar meios para melhor utilização de recursos, objetivando satisfazer as necessidades ilimitadas dos indivíduos, já que o ambiente tem recursos limitados para oferecer. É saber o que é receita, despesa, investimento, custo, lucro e prejuízo, no cenário descrito acima (reportagens) houve lucros, são empresas competitivas e lucrativas, pois bem, as receitas de uma empresa são todos os valores recebidos, bem como aqueles que a empresa ainda tem direito a receber, frutos de suas atividades operacionais ou não operacionais, as despesas por sua vez representam a utilização ou consumo de bens e serviços no processo de produção de receitas, os investimentos são valores desembolsados ou que ainda serão desembolsados (compromissos a pagar) para aquisição de novos bens, os quais, em função de utilidade e por provocarem benefícios no presente e em períodos futuros, permanecem ativos, os custos são os preços pagos para obter determinado serviço, por exemplo: a conta de luz de uma empresa; quanto ao lucro, é o rendimento atribuído ao capital investido pelos sócios e o prejuízo é quando as despesas são maiores que as receitas. O empreendedor deve ter total controle com essas contas, principalmente com a de custos, pois elas podem definir a situação de uma empresa.

No contexto empresarial além desse aparato descrito, já existe a um tempo a responsabilidade social, não com a repercussão de hoje em dia, mas por meio de ações que fizeram com que as empresas começassem a tomar atitudes mais éticas para com a sociedade. Os movimentos populares, pressões sindicais e políticas, protestos e a preocupação em envolver os trabalhadores no processo de aperfeiçoamento das empresas são alguns fatos que possibilitaram o aparecimento da responsabilidade social. A responsabilidade social “é o objetivo social da empresa somado à sua atuação econômica. É a inserção da organização na sociedade como agente social e não somente econômico [...] é ser uma empresa cidadã que se preocupa com a qualidade de vida do homem na sua totalidade.” (OLIVEIRA, 2002, p. 205).

Nesta mesma perspectiva as sobre empresas, responsabilidade corporativa e investimento social, destaca

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com