TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Exames: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.793 Palavras (8 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO........................................................................................................ 3

2.DESENVOLVIMENTO............................................................................................. 4

3.CONCLUSÃO.......................................................................................................... 9

4.REFERÊNCIAS...................................................................................................... 10

1. INTRODUÇÃO

A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões, tornando-se fundamental para aqueles que tratam de questões financeiras e estratégicas. A Contabilidade é indispensável para o contexto empresarial.

Cada vez menores e médias empresas surgem trazendo para o mercado novos produtos, serviços e tecnologia. Na Medida em que á um crescimento dessas empresas ás dificuldades também surgem, sendo assim esse trabalho traz uma abordagem de mecanismos que auxiliam na solução de problemas e colaboram no crescimento e desenvolvimento das empresas, como a inovação de seus produtos , na preocupação com seus funcionários , com as necessidades e expectativas de seus clientes e nos fatores ambientais que influenciam o funcionamento das organizações e como gestores podem se utilizar do planejamento para reduzir os impactos negativos

2. DESENVOLVIMENTO

a) Conceito de funções administrativas.

No início do século XX Desenvolveram as primeiras teorias a respeito da administração o Americano Frederik Winslou Taylor que desenvolveu a chamada Escola de Administração Científica ; e o Europeu Henri Fayol que desenvolveu a teoria básica . Taylor foi o “Pai da Administração Científica “ foi o primeiro a desenvolver uma teoria científica sobre a Administração. A sua preocupação era o aumento da produtividade , ele acreditava que essa era a ferramenta necessária para melhorar a vida da empresa e conseqüentemente a do funcionário que com uma maior produção ganhariam mais.

Taylor se formou mecânico, e passou a trabalhar como operário em uma fábrica, La ele observou o trabalho dos operários e percebeu que os interesses dos patrões e dos empregados eram diferente. Através disso criou alguns princípios como: Padronização das Maquinas e equipamentos, especialização do operário em uma única tarefa, remuneração por produção entre outros.

Taylor tinha sua preocupação voltada para o nível operacional, já Henri Fayol com todos os níveis de organização. Ambos buscaram a eficiência das organizações.

Fayol definiu seis grupos de operações que podem ser encontrados em toda empresa econômica, assim descritos pó Ferreira et al. (2006, p.59, grifo nosso):

• Função Técnica: Área de Produção, Manufatura ou Operações.

• Função Comercial: Área de vendas /Marketing

• Função Financeira

• Função Segurança: Proteção e preservação dos bens e das pessoas.

0 atual da Estrutura da Administração

b) Conceito de patrimônio.

Segundo Padoveze (2000, p. 36) “ é o conjunto de riquezas de propriedade de alguém [...]”.

Portanto o Patrimônio é um conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade num determinado momento , suscetíveis de avaliação econômica.

Segundo Saldini (2002, p.17) ”podemos dizer que os bens e os direitos são positivos porque seus recursos estão disponíveis para operacionalizar a empresa, e as obrigações, por se tratarem de dívidas, fazem com que esses recursos diminuam”.

Como Bens podemos entender as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas suscetíveis de avaliação econômica , existem dois tipos de bens:

Bens materiais: Representam os objetivos que a empresa tem , prédios , canos, móveis, mercadorias dinheiro.

Bens imateriais: São as marcas e as patentes.

Direitos: São todos os valores que a empresa tem a receber como, duplicatas, promissórias, restituição do imposto de renda.

Obrigações: São todos os valores que a empresa tem a pagar, fornecedores, aluguel, água, energia, impostos, salário dos funcionários.

O patrimônio líquido se obtem somando os bens e direitos e subtraindo as obrigações, podendo ser positivo, negativo ou nula.

O patrimônio líquido, é na verdade o capital social que os sócios aplicaram no negocio acrescentado dos lucros ou diminuído dos prejuízos que se acumularam ao longo da existência da empresa.

Ludícibus (2004, p. 189) cita para um pequeno empreendimento “a teoria da entidade para o patrimônio líquido esta mais de acordo [...]”.

c) Fontes (origens) de recursos.

O capital social representa o capital com o qual se iniciou a empresa, o capital investido pelos proprietários ou sócios.

O capital de terceiros representa os recursos obtidos pela empresa, provenientes de empresas não associadas a mesma, são os fornecedores que venderam a prazo para a empresa, salários à pagar, são os recursos de terceiros a disposição da empresa.

d) Analise de mercado

Para qualquer tipo de negocio é importante fazer uma analise de mercado, que é a primeira etapa do planejamento de marketing, que permite identificar e conhecer o conjunto de variáveis que se encontram fora do controle da empresa, mas que influenciam na mesma.

Para fazer essa analise temos que fazer algumas perguntas: Quais são os meus clientes? Quais são os seus gostos? Quais são os seus hábitos de compra? Onde se localizam os cliente em potencial ?

A quantidade e qualidade das informações possibilitam traçar estratégias adequadas e eficaz para competir com mais eficiência mantendo os seus cliente e atraindo um maior numero deles.

A analise serve tanto para quem esta abrindo um novo negócio como para quem pretende expandir a sua empresa.

e) Demanda, oferta e equilíbrio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com