TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Pesquisas Acadêmicas: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

Antes da análise de dados referente ao contexto empresarial, torne-se necessário descrever a pesquisa bibliográfica que norteia o objetivo da presente pesquisa.

Contexto empresarial

Todo o contexto empresarial, é influenciado por algumas forças,sendo algumas delas, a competição, tendências de consumo,comportamento do consumidor, entre outras. Isso pode tornar o processo de tomada de decisões bastante complexa.

Conceito de Funções Administrativas

Segundo Maximiano (2004) para entender o que significa Administração, é preciso ir além da interpretação da palavra. É preciso compreender o papel que a administração desempenha para as organizações e para a sociedade.

A Administração pode ser definida como um processo na qual primeiro se planeja e depois coloca em prática as decisões sobre os objetivos e a utilização de recursos.

Henry Fayol, foi o primeiro a definir as funções básicas do Administrador: planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar – POCCC. Mas que atualmente sobre a Abordagem Neoclássica da Administração, usa-se apenas: planejar, organizar, dirigir e controlar – PODC (no lugar de comandar e coordenar) uniram-se essas duas funções por terem o mesmo objetivo.

Conceito de Patrimônio

Em contabilidade o Patrimônio de uma empresa é o conjunto de Bens, Direito e Obrigações que uma empresa possui.

Bens: podemos entender como coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas. Mas no ponto de vista contábil, bens é tudo aquilo que a empresa ou entidade possui para sua necessidade e satisfação, sendo ela consumo, aplicação ou troca. Esses bens podem se classificar como Bens Materiais (Tangíveis) e Bens Imateriais (Intangíveis).

Direitos: podemos definir como sendo tudo aquilo que a empresa tem a receber, como por exemplo: Duplicatas a receber, Aluguéis a Receber, Clientes, Impostos a Recuperar, etc.

Obrigações: define-se como tudo aquilo que a empresa tem a pagar ou recolher para terceiros, como po exemplo: Duplicatas a Pagar, Fornecedores, Salários a Pagar,Impostos a Pagar, etc.

Patrimônio Líquido: podemos definir como capital próprio da empresa, o capital de todos os sócios, acionistas ou proprietários, as reservas e o resultado da empresa, seja ele positivo ou negativo. Podemos definir como a diferença dos (Bens + Direitos) e (Obrigações) dentro do Balanço Patrimonial.

Esses quatro conceitos do Patrimônio são os mais importantes da contabilidade. Eles são divididos em dois grupos, do ATIVO e do PASSIVO. Os Bens e Direitos da empresa ficam no grupo do ATIVO, já as Obrigações e o Patrimônio Líquido ficam no grupo do PASSIVO.

Fontes (Origens) de Recursos

Capital Social, contabilmente ou financeiramente representa todos os investimentos iniciais efetuados pelos sócios ou acionistas, sendo eles, os bens e direitos que os sócios investem na empresa sem direito de devolução.

O Capital Social pode ser dividido em cinco tipos:

Capital social autorizado (conta de controle);

Capital social subscrito (conta patrimonial);

Capital social a subscrever (conta de controle);

Capital social integralizado (conta patrimonial): Valores já efetivamente enviados para a entidade;

Capital social a integralizar (conta patrimonial): Valores ainda não enviados para a entidade,porém acertados previamente mediante contrato para que sejam enviados.

Capital de Terceiros, representam os recursos originários de terceiros utilizados para aquisições de ativos de propriedade da entidade. É aquele que não é próprio,ou seja, de pessoas externas a entidade, como por exemplo: fornecedores, credores, outras contas e tributos a pagar, entre outras.

Análise de Mercado

A Análise de Mercado é a primeira etapa do planejamento da empresa, é o contato direto com seu cliente,ou seja, é a atividade que visa obter a direção das mudanças que provavelmente vão afetar os mercados e a demanda de produtos e serviços da empresa.

A Análise de Mercado tem que analisar e avaliar o mercado (setor) onde se pretende atuar, as características do consumidor , análise de concorrência, a participação de mercado do empreendimento e a dos principais concorrentes, os riscos do negócio, etc.

É importante lembrar que a análise de mercado é importante para qualquer tipo de negócio, e em quaisquer circunstâncias. E assim, conhecendo melhor as necessidades dos clientes.

Quando a empresa utiliza a análise de mercado, ela traz benefícios e deixa a marca, produto ou serviço um passo a frente da concorrência.

Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado

A Demanda,é a quantidade de um determinado bem ou serviço que consumidores desejam e podem adquirir a variados níveis de preço,num dado período.

A Oferta, é a quantidade de produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender para terceiros a variados níveis de preços.

O Equilíbrio de Mercado, acontece quando a quantidade ofertada iguala a quantidade demandada, ai o mercado se encontra em equilíbrio. Assim não existindo pressões para alterar preços, pois os planos dos vendedores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com