TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTO EMPRESARIAL

Dissertações: CONTEXTO EMPRESARIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

A sugestão deste trabalho é aperfeiçoar o conhecimento obtido, com base nas reportagens cedidas pela universidade. Esta produção textual tem como objetivo analisar o contexto das reportagens dentro dos tópicos anexados.

Dentro deste objetivo pretende-se, compreender o entendimento sobre a importância das funções administrativas, variáveis macroeconômicas, a importância do controle contábil sobre o patrimônio das empresas, gestão social interna, gestão social externa e gestão social cidadã.

Uma empresa é uma associação de pessoas para atingir uma finalidade definida e predeterminada, ou seja, sua missão. As pessoas que compõem essa organização são seus sócios, dirigentes, funcionários e voluntários, com objetivos e responsabilidades diferenciados, mas articulados em torno da missão da entidade.

A administração é definida como o processo de trabalhar com pessoas e recursos na busca de objetivos de alguma organização. Em um mundo moderno, globalizado e complexo, faz-se necessário ter uma base de conhecimentos sólidos para que a organização continue competitiva no mercado, nesse sentido uma analise organizacional é de muita importância.

As funções administrativas definem a administração a partir de objetivos, decisões e recursos, ou seja, administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.

O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões, também chamados de processos ou funções: planejamento, organização, execução e controle. As decisões resumem os princípios de administração.

Ambos os casos estão ligados à produção de bens e serviços que envolvem o planejamento, organização, direção e controle das organizações para que as mesmas tenham condições para atingir o objetivo desejado.

Ainda dento desse contexto surgem às variáveis macroeconômicas, as mesmas interferem e muito no desenvolvimento saudável de uma organização.

Alguns exemplos podem ser citados como a inflação que é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços, também a renda pode ser uma variável que nada mais é a remuneração dos fatores de produção como salários, alugueis e o lucro e por ultimo os juros que assombram todos os donos de empresas, os quais são cobrados pelos empréstimos de dinheiro, os mesmos são expressos como um percentual sobre o valor emprestado e pode ser calculado de duas formas, tanto simples como juro composto.

Nos dias de hoje, todas as teorias administrativas como também as variáveis macroeconômicas são aplicáveis às diversas situações, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter à sua disposição um conjunto de alternativas interessantes para cada situação, assim como deve conhecer conceitos contábeis.

Sendo a contabilidade o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa, ela sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões. Todas as movimentações que houver no patrimônio de uma empresa são registradas pela Contabilidade, que, em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através destes relatórios, analisam os resultados obtidos e tomam as decisões em relação aos fatos futuros.

A contabilidade é uma das bases sólidas de muitas organizações, uma vez que a mesma tem o poder de sustentá-las devido a sua interação com a administração e com as informações dadas aos administradores.

Essas informações que são repassadas por meio de demonstrações contábeis, que podem ser inúmeras, obrigatórias ou não, mas que fazem uma grande diferença na hora de se aplicar em uma decisão necessária.

As empresas vêm usando suas capacidades de planejamento e organização para gerar recursos, visando promover ações em favor do desenvolvimento social e consolidar o conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com