TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEÚDO REST

Seminário: CONTEÚDO REST. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  Seminário  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

CONCEITO DE RECREAÇÃO

Recreação é a toda atividade espontânea, divertida e criadora que as pessoas buscam para promover sua participação individual e coletiva em ações que melhorem a qualidade de vida e para satisfazer sua necessidade de ordem física, psíquica ou mental e cuja realização lhe proporciona prazer.

Recreação é o momento ou a circunstância, através da qual, o indivíduo satisfaz suas vontades e anseios relacionados ao seu prazer de forma espontânea.

Características Básicas da Recreação:

1. A recreação tem que ser vista por quem pratica como um fim nela mesmo. O único objetivo é recrear-se.

2. Tem que ser escolhida e praticada livremente. A pessoa opta pelo que gosta de fazer, de acordo com seus interesses.

3. Sua prática busca levar a pessoa a estados psicológicos positiva. Deve relacionar-se sempre ao prazer e nuca a sensações desagradáveis e negativas.

4. A recreação deve propiciar o exercício da criatividade.

5. A recreação deve ser escolhida de acordo com os interesses comuns dos participantes. Pessoas com mesma característica têm uma tendência de se aproximarem e se agruparem na busca da recreação que mais se adequo a ao seu comportamento.

IMPORTANTE

Ninguém recreia ninguém. O profissional de recreação apenas cria situações propícias para que a própria pessoa se recreie.

O objetivo é divertir e nunca deve estar ligado a situações de stress, o que pede uma reflexão ante a situações de competição, onde o rendimento individual, pode ocasionar constrangimento e baixa auto-estima, indo de encontro ao real sentido de recrear-se.

Priorizar atividades que desenvolvam a criatividade, pois elas propiciam melhores condições de vida, capacidade de reflexão e visão crítica da sociedade.

Conhecer o grupo que se irá realizar atividades recreativas é fundamental já que em grupos homogêneos é mais fácil de se propor uma recreação que seja atrativa e prazerosa para todos ou para uma grande maioria.

CONCEITO DE LAZER

O conceito de lazer é muito amplo, pois qualquer atividade pode ser considerada um lazer se proporcionar prazer, divertimento e desenvolvimento a quem pratica, pode até ser a não-atividade, o ócio, como por exemplo o descanso. Até uma atividade profissional ou uma obrigação torna-se um lazer para quem gosta e faz apenas para se divertir e relaxar.

Lazer é o estado de espírito em que uma pessoa se encontra, instintivamente, dentro de seu tempo livre, em busca do lúdico (prazer), que é a diversão, alegria, entretenimento.

LAZER: VISÃO TEMPO E VISÃO ATITUDE

No estudo do lazer dizem que não existe um acordo sobre seu conceito, mas sim, dois aspectos que o enfatizam: o da atitude, que considera o lazer como estilo de vida, portanto independente de um tempo determinado e o do tempo liberado do trabalho.

O lazer como atitude se dá com a satisfação provocada pela atividade vivida. Já o conceito “tempo” explica que uma pessoa pode, num certo período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com