TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇAO DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES EM RELAÇÃO A MOTIVAÇÃO E SATISFAÇAO DOS FUNCIONÁRIOS

Pesquisas Acadêmicas: CONTRIBUIÇAO DA PSICOLOGIA NAS ORGANIZAÇÕES EM RELAÇÃO A MOTIVAÇÃO E SATISFAÇAO DOS FUNCIONÁRIOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

Esta pesquisa é um ensaio teórico bibliográfico que tem como objetivo apresentar a psicologia e as suas contribuições para administração de empresas, no que concerne a satisfação e motivação. Para desenvolver este trabalho, foram pesquisadas diferentes bibliografias que abordam os seguintes temas: o que é psicologia, psicologia nas organizações, seleção de funcionários e liderança. Com esse temas conseguimos trazer ideias básicas referentes a psicologia organizacional e a importância em ter um líder que motive seus funcionários para melhorar a saúde da empresa.

Palavras chave: Psicologia organizacional- motivação- colaboradores.

INTRODUÇAO

As empresas precisam cada vez mais desenvolver e buscar novas formas de trabalhar com o comportamento humano, pois estes comportamentos tem influência na produtividade e qualidade do trabalho. Para isso a empresa precisa motivar, incentivar e desenvolver trabalhos com profissionais qualificados que tenha experiência e referência que influencie positivamente seus colaboradores.Nesse sentido, modernas praticas de gestão, onde a psicologia organizacional desempenha um relevante trabalho, auxiliando as empresas a se fortalecer no mercado, ainda contribui para a conquista de profissionais cada vez mais qualificados favorecendo para a motivação de seus colaboradores.

Motivação, liderança, e personalidade são conceitos básicos relacionados a psicologia organizacional e são os temas em estudo neste artigo.Para realização deste estudo optou-se pela pesquisa bibliográfica de vários renomeados autores, como Spector (2006), Morris- Maister (2004), Limongi (2008), French- Raven (1959).

1.O QUE É PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A definição do que é psicologia, segundo o autor (Morris, Maisto,2004) “é o estudo do comportamento e dos processos mentais. Algumas pessoas poderiam pensar que os psicólogos estão interessados apenas em comportamentos anormais, porem estes estão interessados em todos os comportamentos humanos.” Spector ( 2006. p.07) cita que:

a psicologia é a ciência do comportamento humano(e não humano), da cognição, da emoção, e da motivação. Ela pode ser subdividida em diversas especializações, algumas delas se preocupam basicamente com o próprio conhecimento da psicologia como ciência, enquanto outras voltam-se também para a aplicação daquela ciência.

. Segundo Spector (2006) o campo da psicologia organizacional tem duas principais divisões: a industrial e a organizacional. Os dois campos possuem origens diferentes,a primeira e mais antiga usa os recursos humanos para apropriar a eficiência organizacional, se preocupa com a eficiência dos projetos,a seleção de pessoal, os treinamentos dos funcionários. Ainda segundo o mesmo autor, a parte organizacional possui o foco no funcionário como individuo,se preocupa em entender o comportamento individual e aumentar o bem estar dos funcionários no ambiente de trabalho, a psicologia organizacional não lida diretamente com os problemas emocional ou pessoal.

3.SELECIONAR FUNCIONARIOS

Normalmente em pequenas empresas os gerentes que são responsáveis pela seleção de funcionários. Mas pensando na ideia de colocar as pessoas certas em lugares certos é que começou a procura em profissionais para atuar nessa área. Que tenha o conhecimento necessário para tal. Spector (2006, p. 141) frisa

imagine que você seja o gerente de uma grande organização, tendo que contratar um novo funcionário. Em muitas organizações, é responsabilidade do gerente decidir quem contratar, definir o tipo de pessoa ideal para o trabalho e resolver qual candidato se adapta melhor à vaga, Se você estivesse nessa situação, como faria para tomar essa decisão.

O psicólogo organizacional esta preparado para selecionar essas pessoas conforme a necessidade do cada cargo. O gerente contribui em planejar a necessidade de cada cargo, selecionar currículos. Porem na tomada de decisão o psicólogo organizacional tem muito mais ferramentas para essa decisão.

Para Spector,(2006) “existem quatro etapas básicas de recrutar funcionários: Planejamento, Conseguir funcionários, Seleção e Recrutamento. Sendo que o principal enfoque do psicólogo organizacional é a seleção. “( pag. 146). Para esse processo, o psicólogo terá suas ferramentas que os ajudaram, para então definir qual é a melhor pessoa para aquele cargo,ainda segundo o mesmo autor, o objetivo da seleção é contratar pessoas com a probabilidade de serem bem-sucedidas no trabalho. (pag. 147).

4. CONCEITOS DE MOTIVAÇAO, LIDERANÇA E PERSONALIDADE

Segundo Conn, D. (2006, p. 176), nenhuma predisposição psicológica esta tão permeada de emoções como aquela que diz respeito à motivação. O ser humano é motivado no sentido da busca de emoção positivas, bem como da fuga de emoções negativas, “ muitas das metas que buscamos nos fazem sentir bem. Muitas das atividades que evitamos, nos fazem sentir mal”. ( p. 146).

Essas emoções são particulares, sendo assim cada individuo vai ter características diferentes em relação a sua emoção, por isso a dificuldade encontrada em muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com