TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES. RESUMO BREVE

Ensaios: CONTRIBUIÇÃO DA ERGONOMIA NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES. RESUMO BREVE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ATHENA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DO TRABALHO PROGRAMA DA DISCIPLINA ERGONOMIA E FISIOLOGIA DO TRABALHO Profª Mestranda Nivia Cristiane Ferreira

Enfª Cleusangela Abreu de Sousa Silva

Num ambiente de uma instituição podemos encontrar diversificados tipos de pessoas e diferentes competências no uso de tecnologia e gestão de processos produtivos.

O estudo da Ergonomia é de grande importância , pois dentro de uma instituição ela irá mapear e entender essas interações buscando adequar o trabalhador dentro do sistema produtivo de modo que o mesmo possa realizar suas atividades com eficiência e segurança, levando em consideração suas capacidades físicas e cognitivas, haverá uma melhoria e contribuirá para que a empresa consiga competir com outras empresas de maneira correta tanto para seu crescimento quanto para o bem estar dos trabalhadores. A ergonomia passou a ser inserida na cultura organizacional como um agente de conhecimento que cria valor nas empresas, contribui para o aumento da eficiência e promove a inovação.

A empresa que se adéqua a utilizar ações ergonômicas acabando construindo uma estrutura de eficiência e inovação.

Segundo a IEA apud Vidal (2005) a ergonomia pode ser considerada uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica que inclui três domínios de especialização, que são:

Ergonomia Física – relacionada às características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e Biomecânica, dando enfase as posturas de trabalho, movimentos repetitivos, distúrbios músculos esqueléticos relacionado ao trabalho, projetos de postos de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia Cognitiva: está relacionada aos processos mentais, tais como a percepção, memória, raciocínio, e resposta motora que possam possivelmente afetar as interações entre os seres humanos e outros elementos de um sistema. Tendo como aspectos relevantes : carga mental de trabalho, tomada de decisão , interação homem computador, stress e treinamento.

Ergonomia Organizacional: está relacionado a otimização dos sistemas sócios-tecnicos, incluindo suas estruturas organizacionais, politicas e processos. Alguns aspectos relevantes deste dominio são: comunicação , projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, , projeto participativo, cultura organizacional, organizações em rede, gestão de qualidade e inovação.

No contexto institucional, a ergonomia tem como princípio buscar elementos capazes de transformar o trabalho e produzir conhecimentos, além de reconhecer as competências dos trabalhadores sempre dentro dos limites do ser humano. As instituições contemporâneas fazem uso da ergonomia a partir de duas dimensões, que segundo Falzon (2007) são: organização (eficiência, produtividade, qualidade) e pessoas (segurança, saúde, facilidade de uso, satisfação).

A ação ergonômica apoiada em métodos e técnicas de análise própria busca respostas aos problemas resultantes da inadequação dos artefatos, da organização do trabalho e dos ambientes ao modo de funcionamento humano. O produto dessas ações se apresenta na forma de soluções da natureza tecnológica ou organizacional efetiva para as mais diversas situações de trabalho, e visam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com