TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de microorganismos e resistência bacteriana a drogas

Projeto de pesquisa: Controle de microorganismos e resistência bacteriana a drogas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.378 Palavras (18 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 18

CONTROLE DE MICROORGANISMOS E RESISTÊNCIA BACTERIANA ÀS DROGAS

Introdução

O controle de microorganismos está associado às formas de matar os microorganismos, reduzir a quantidade e inibir o crescimento. A escolha do método varia conforme o tipo de material que contém o microorganismo. O controle é feito através de métodos físicos ou métodos químicos.

Porém o uso abusivo dos antimicrobianos contribui para a resistência das bactérias.

A grande capacidade de adaptação das bactérias está associada à estrutura genômica, que garante a troca de genes entre as bactérias, facilitando a sua reprodução.

Controle de microorganismos

Abaixo estão alguns dos principais métodos físicos:

Calor

Quando uma população de bactérias é submetida ao calor, suas proteínas são desnaturadas. Os microorganismos são considerados mortos quando perdem a sua capacidade de se multiplicar de forma irreversível. Porém devemos levar em consideração que cada microorganismo responde de uma forma, de acordo com sua resistência, quantidade e estágios metabólicos. O método a ser escolhido deve ser aquele que mate as formas mais resistentes de microorganismo. Os três parâmetros que podem expressar essas diferenças: temperatura, tempo e grau de resistência.

Um material será considerado estéril quando trabalharmos na faixa de probabilidade de encontrar um indivíduo vivo para um milhão.

Calor úmido

Fervura: O mecanismo de ação da fervura é a desnaturação de proteínas. Não é um método de esterilização, mas após cerca de 15 minutos de fervura pode matar uma grande quantidade de microorganismos, mas não é eficaz contra alguns vírus.

Normalmente este método é utilizado em desinfecções caseiras, preparo de alimento, etc.

Autoclavação: O mecanismo de ação da autoclavação é a desnaturação das proteínas. Se os materiais a serem submetidos à autoclavação não forem deformados pelo calor ou pela umidade, este é o melhor método a ser empregado.

A autoclave é um aparelho que trabalha com temperatura e pressão elevadas. Quando os microorganismos estão diretamente em contato com o vapor a esterilização de meios de cultura, soluções, utensílios e instrumentos.

Pasteurização: O método de ação da pasteurização também é a desnaturação de proteínas. Este método foi desenvolvido por Louis Pasteur em 1846.

Consiste em aquecer o produto em uma determinada temperatura, por um certo tempo e logo após, resfria-lo. Este processo reduz o número de microorganismo, mas não assegura sua esterilização. Muito utilizado na esterilização de leite, creme de leite, cerveja, vinho, entre outros.

Calor seco

Flambagem: É um método simples, porém muito eficaz. Consiste em colocar a alça de platina diretamente sobre o fogo, oxidando todo o material.

Incineração: Também é muito eficaz para incinerar diversos tipos de materiais, como papéis, materiais hospitalares, carcaças de animais, entre outras.

Fornos: Normalmente é utilizado para esterilizar vidrarias. Deve-se atentar bem à relação tempo X temperatura.

Filtração: A passagem de soluções ou gases através de filtros retém os microorganismos, então pode ser empregada na remoção de bactérias e fungos, entretanto, passarão a maioria dos vírus.

Radiações: Dependem do comprimento da onda, da intensidade, da duração e da distância da fonte para esterilizar.

Ionizantes: Utilizam radiações gama, mas tem um custo elevado. Forma radicais superativos e destroem o DNA. Utilizado para esterilização de produtos cirúrgicos.

Não ionizantes: A mais empregada é a luz ultravioleta, que altera o DNA através da formação de dímeros. As lâmpadas germicidas são de baixo poder de penetração.

Microondas: As radiações emitidas não afetam o microorganismo, mas geram calor, esterilizando meios de cultura e materiais. Por isso tem sido cada vez mais utilizados

Métodos químicos:

Álcoois: O álcool atua na desnaturação das proteínas e solubilização de lipídios. Pode haver efeitos secundários na interferência do metabolismo e eventual lise das células. No mercado existe uma grande variedade de produtos que podem ser usados de acordo com o tipo de esterilização desejado.

Aldeídos e derivados: Por ser bem solúvel em água, o aldeído fórmico é o mais utilizado. A metenamina pode ser misturada ao ácido mandélico em algumas preparações, aumentando o poder bactericida.

Halogênios e derivados: Um dos anti-sépticos mais utilizados na prática cirúrgica é o iodo sob a forma de tintura. O mecanismo de ação é a combinação irreversível com proteínas, provavelmente através da interação com os aminoácidos aromáticos, fenilalanina e tirosina.

Ácidos Inorgânicos e Orgânicos: O ácido acético, o ácido lático, ácido benzóico e seus derivados, ácido sórbico e ácido cítrico são utilizados na conservação de alimentos. O ácido mandélico e o ácido nalidíxico são utilizados como anti-sépticos das vias urinárias.

Agentes oxidantes: A liberação de oxigênio nascente, que é extremamente reativo e oxida, entre outras substâncias, os sistemas enzimáticos indispensáveis para sobrevivência dos microorganismos. A água oxigenada é o agente mais utilizado. O ozônio tem sido utilizado no tratamento de água de consumo.

Esterilizantes gasosos: O óxido de etileno é empregado com sucesso na esterilização de materiais cirúrgicos, embora tenha uma ação lenta.

Resistência bacteriana

As bactérias surgiram na terra há cerca de 3,5 bilhões de anos, em ambiente hostil: temperaturas altíssimas, radiações ultravioleta e cósmicas, tempestades e falta de nutrientes. Elas superaram tudo e evoluíram para ocupar hoje todos os hábitats, até aqueles de condições mais extremas. Sua grande capacidade de adaptação está associada à estrutura genômica, que garante a troca de genes entre as bactérias, usando para isso elementos não cromossômicos: plasmídios, transposons e até bacteriófagos. Estes últimos destroem as bactérias hospedeiras, mas podem carregar e espalhar genes bacterianos.• A causa primária é a mutação espontânea e a recombinação dos genes (reprodução),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com