TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS

Por:   •  20/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.118 Palavras (9 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 9

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

GRACIELE GEHRING DE FREITAS

CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS.

TUTORA: LORENTINA LOPES BARROSO

RONCADOR – PARANÁ

AGOSTO/2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

GRACIELE GEHRING DE FREITAS

CONTROLE SOCIAL PARA CONSELHEIROS.

Trabalho final de conclusão do Curso PDDE -        

Controle Social, no âmbito do

Programa Formação pela Escola.

TUTORA: LORENTINA LOPES BARROSO

RONCADOR – PARANÁ

AGOSTO/2015

RESUMO

O controle social é antes de tudo, uma das maiores formas de acompanhamento do processo da corrupção e piores formas de aplicação de recursos públicos. O controle social, entendido como a participação do cidadão na gestão pública, é um mecanismo de prevenção da corrupção e de fortalecimento da cidadania. No Brasil, a preocupação em se estabelecer um controle social forte e atuante torna-se ainda maior, em razão da sua extensão territorial e do grande número de municípios que possui. O Controle Social sobre as atividades da administração pública é essencial para que os seus gestores sejam responsáveis, transparentes e estabeleçam suas decisões no sentido de perseguirem o interesse público. É indispensável o fortalecimento de instrumentos de controle sobre o desempenho da gestão pública, exercido pelo próprio aparelho estatal e cada vez mais pelo cidadão. É um instrumento democrático no qual há a participação dos cidadãos no exercício do poder colocando a vontade social como fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas publicas. Este trabalho tem como objetivo colocar em discussão questões fundamentais da problemática de controle social.

Palavras - chave: Controle social, administração pública, cidadão.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................05
  2. ANÁLISE DE DADOS..............................................................................07
  3. PROPOSTA DE SOLUÇÃO.....................................................................08
  4. CONCLUSÃO..........................................................................................09
  5.  REFERÊNCIAS......................................................................................10

        

  1. INTRODUÇÃO

Conselho de Acompanhamento e Controle Social é a participação dos segmentos da Sociedade em todo o processo de gestão dos recursos destinados à Educação (FUNDEB). A instituição dos conselhos do FUNDEB visa: acompanhar atividades referentes à qualidade da Educação, exercer o controle que podem apontar falhas ou irregularidades, eventualmente cometidas e orientar as autoridades constituídas, no uso de suas prerrogativas legais, que adotem as providências necessárias à realidade que cada caso venha a exigir.

  1. O QUE É CONTROLE SOCIAL?

Controle Social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência. É um instrumento democrático no qual a participação dos cidadãos no exercício do poder, onde a vontade da sociedade é levada em consideração e é fator de avaliação para a criação e metas a serem alcançadas no âmbito de algumas políticas públicas. Isso só é possível porque a sociedade de hoje esta mais interessada e ainda que sofram com essas deficiências, são as mesmas que buscam as soluções.

Controle Social é a descentralização do Estado motivando grupos de pessoas a solucionar problemas sociais, tendo este amparo legal e constitucional, ou seja, é a participação social na gestão publica. Esta participação se torna mais eficiente e constante porque a sociedade brasileira esta mais participativa e mais preparada para reparar os conflitos sociais. Esta solução se torna mais rápida porque a própria sociedade que sofre com os conflitos é a mesma que busca os mecanismos para reparar essas deficiências. A ampliação do controle social incide de maneira expressiva na administração, podemos citar constitucionalmente a edição de lei regulamentando as formas de participação do administrado seja direta ou indiretamente. O exemplo disso pode citar a Lei que cria o Programa Bolsa Família que estabelece o controle social como um de seus componentes que garante a participação efetiva da sociedade na execução do programa. (Lei n° 10.836/2004).                                         

O controle Social é o direito da participação da sociedade no acompanhamento e verificação da gestão os recursos federais empregados nas políticas públicas, pois o Fundo é composto por recursos que se originam dos impostos pagos pelo povo e esses recursos devem ser bem aplicados na Educação Básica Pública.

  1. COMO O MESMO DEVE SER EXERCÍDO E POR QUEM?

É constituído por um colegiado, representado por membros da sociedade envolvidos nas atividades da educação. Elabora o seu próprio regimento interno, disciplinando sua organização adaptada à realidade do município.

Possui autonomia, pois não há subordinação e não está vinculado à administração pública. O mandato pode ser de até 2 anos, com autorização renovada por igual período. O ato legal, do poder executivo equivalente, estabelece o período de duração. O Presidente dos conselhos será eleito por seus pares em reunião do colegiado, sendo impedido de ocupar essa função o representante do governo, gestor dos recursos do fundo no município.

O Conselho nos municípios é constituído de 09 membros (no mínimo), escolhidos nos grupos que o representam, assim distribuídos: dois representantes do Poder Executivo, um obrigatoriamente da Secretaria da Educação; um professor da educação básica pública; um diretor, escolhido na escola básica pública, um servidor técnico-administrativo, dois representantes dos pais de alunos, dois representantes dos estudantes, um indicado pela entidade de estudantes secundaristas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (113.6 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com