TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL COPAGRIL PIM V Projeto integrado multidisciplinar V para obtenção de titulo no Curso Superior em Gestão Ambiental,

Por:   •  18/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.780 Palavras (16 Páginas)  •  1.111 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE PAULISTA
Maiko Jhonny Lermen – RA 1513887


COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL COPAGRIL

PIM V

Marechal Cândido Rondon
2016

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA
Maiko Jhonny Lermen – RA 1513887

COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL COPAGRIL

PIM V

Projeto integrado multidisciplinar V para obtenção de titulo no Curso Superior em Gestão Ambiental, apresentado à Universidade Paulista - UNIP

Orientador: Prof°° Daniela da cunha Souza patto

Marechal Cândido Rondon
2016
[pic 2]

[pic 3]

RESUMO

Este trabalho trata-se de um Projeto Integrado Multidisciplinar V(PIM V), com o objetivo de apresentar como são aplicados os conceitos de Matemática Financeira, Climatologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Efluentes e Emissões e por fim Plano de Negócio. Para melhor entendimento da aplicabilidade dessas disciplinas buscou entende-las na prática através de estudos na COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL COPAGRIL, através de seu endereço eletrônico e contato telefônico.

Palavras-chave: Matemática Financeira, Climatologia, Gestão de Resíduos Sólidos, Efluentes e Emissões e Plano de Negócio.

[pic 4]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

........................

05

1.

DESCRIÇÃO DA EMPRESA

........................

06

2.

CLIMATOLOGIA

........................

07

3.

MATEMÁTICA FINANCEIRA

........................

10

4.

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, EFLUENTES E EMISSÕES

........................

13

5.

PLANO DE NEGÓCIO

........................

15

CONCLUSÃO

........................

17

REFERÊNCIAS

........................

18

[pic 5]

INTRODUÇÃO

        O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM têm como objetivo fazer com que o aluno desenvolva um projeto, colocando de forma prática e objetiva seus conhecimentos teóricos, vistos dentro das disciplinas da grade curricular de seu curso e os integrar de forma prática e realista dentro de uma instituição  escolhida  podendo destacar seus estudos, expor suas opiniões e também resultados. A pesquisa se dará de forma bibliográfica a documentos para extração de informações e também meios eletrônicos e telefones a fim de extrair informações da empresa analisada.

        Para este projeto optou-se por analisar a empresa denominada Cooperativa Agroindustrial Copagril, pelo peso que a mesma ocupa em nossa região e importância de seus trabalhos para nossa sociedade.


[pic 6]

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA

  A Cooperativa Agroindustrial Copagril é resultado da união de pequenos produtores da região Oeste do Paraná, fundada em 1970. Tem a sua sede em Marechal Cândido Rondon, entretanto possui filial em outros dez municípios do Paraná (Marechal Cândido Rondon, Mercedes, Guaíra, Entre Rios do Oeste, Nova Santa Rosa, São José das Palmeiras, Santa Helena, Toledo e Quatro Pontes) e no Mato Grosso do Sul,(Mundo Novo, Eldorado e Itaquiraí)além de atender associados de municípios vizinhos. Tem hoje em torno de5 mil associados que se dedicam às produções agrícolas, principalmente de soja e milho, e à pecuária, nas atividades da avicultura de corte, bovinocultura de leite, suinocultura e piscicultura. É uma empresa que gera diferentes opções de renda para os produtores associados.

        Possuem lojas agropecuárias, supermercados, postos de combustíveis, comercializa peças, implementos e maquinários agrícolas e possui ainda uma rede transportadora. Uma empresa que desde a sua fundação vem crescendo gradativamente sempre preocupada em agradar seus associados e clientes em geral, além de ser uma das melhores empresas para se trabalhar.

        Tem como missão acreditar que, no futuro, suprirá a demanda mundial por alimentos, unindo a tecnologia e o cooperativismo. Busca equilibrar a produtividade com o desenvolvimento social, a sustentabilidade e a propagação de valores, como a ética e a cooperação entre as pessoas.


  1. CLIMATOLOGIA         

        Segundo RAMIREZ (2014), “o clima é um importante agente natural responsável pela diferenciação espacial das paisagens terrestres, pois assume um significado expressivo na configuração externada paisagem”. Definimos o clima como comportamento da atmosfera durante um período de tempo, não se pode confundir o clima com o tempo. Usamos como exemplo, quando dizemos: o dia ontem estava quente, isso se refere ao tempo pois se dissermos o tempo é quente e úmido o ano inteiro em tal lugar vamos estar nos referindo ao clima daquela região. Sendo assim, o “tempo” é algo passageiro, refere se aquele determinado momento.

        A climatologia regional objetiva estudar determinadas regiões onde o clima vai ser diferente dos demais lugares.Na Climatologia física, investiga-se o comportamento das atividades atmosféricas através de princípios físicos que abrange o regime de balanço hídrico da terra e da atmosfera incluindo a energia global.

        Ao falar de maritimidade percebemos que regiões próximas aos litorais recebem interferência dos oceanos e acaba-se assim alterando muito o clima. Esses lugares apresentam muita umidade e também muita chuva. Essa umidade existe devido à evaporação das águas. Por isso, a umidade do ar e o índice pluviométrico são maiores nesses lugares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com