TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COmunicação E Expressão N2

Trabalho Escolar: COmunicação E Expressão N2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  1.287 Palavras (6 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 6

Comunicação e Expressão

1) Numa época em que a internet e demais inovações de tecnologia da informação e comunicação provocam mudanças na dinâmica comunicacional na esfera profissional, é preciso lançar um novo olhar sobre a produção textual, direcionado ao contexto profissional.

a) Não é necessário buscar uma prática pedagógica capaz de responder às reais necessidades de futuros profissionais, em lugar de apresentar modelos a serem assimilados por aprendizes que possivelmente jamais os utilizarão.

b) Na esfera empresarial, constata-se que os atuais modos de comunicar passam por um processo de virtualização. Contudo, o advento de tecnologias voltadas à comunicação e à informação não possibilitou uma manifestação textual pautada na rapidez, objetividade, clareza, relevância e criatividade.

c) Os gêneros textuais, mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais, como eventos comunicativos altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos, surgem emparelhados às necessidades e atividades socioculturais bem como na relação com inovações tecnológicas.

2) Momento Precioso Arnaldo Jabor

Em um ano, descobrimos que havia uma quadrilha no poder e vimos como funcionava a corrupção, dos mensalões até as sanguessugas. E agora, descobrimos que estamos muito mais indefesos do que pensávamos.

E quem nos revelou isso tudo? Os salvadores da pátria? Não. Um corrupto confesso, o Jefferson, nos mostrou como era o sistema da quadrilha no poder.

E agora, o Marcola e o PCC nos ensinam que estamos abandonados pelo poder público.

Diante da incompetência evidente, os políticos se acusam, mas a verdade é todos estão aquém do que acontece. A realidade explode e revela a preguiça, o descaso e a ignorância de todos os políticos.

Estamos vivendo uma crise institucional. As soluções tradicionais não bastam. As "providencias", as comissões", nada resolvem.

Talvez adiante a humildade do Lula e seus petistas, dos tucanos e seus aliados, todos os políticos, reconhecendo que não sabem o que fazer. Só um mutirão acima de partidos e uma pressão contínua da sociedade podem, talvez, ajudar.

É um momento precioso. Não deixemos escapar esta oportuna verdade terrível: o Brasil precisa de uma revolução institucional. Não há solução ainda porque a verdade é que não conhecemos o problema.

Coerência e coesão são características textuais indispensáveis, uma vez que elas garantem a unidade de sentido do texto. Selecione a alternativa correta:

a) Não possui coerência, pois sua crítica à crise brasileira não faz sentido aos leitores já que o contexto não é familiar a todos os brasileiros.

b) Ao ligar palavras, frases e parágrafos, estabeleceu perfeita coesão, garantindo a unidade e a progressão das idéias e mantendo a coerência entre a sua crítica e o contexto abordado.

c) Uma vez que trata do assunto crise brasileira , para garantir a coerência e coesão, deveria trazer termos técnicos e não, palavras vulgares e coloquiais.

3) Os textos são produzidos para os mais variados fins comunicativos. Mas cada autor, ao produzir o seu, privilegia um ou mais objetivos, usando a conotação ou denotação como referência, classificando-se os textos como literários ou não-literários.

Na hora de confeccionar um texto comercial, isto é, não-literário ou denotativo, deve-se observar algumas orientações como segue abaixo:

Podemos dizer que escrever bem é o mesmo que falar no papel , de maneira simples e organizada. Evite usar uma linguagem rebuscada ou expressões que você não usa no dia-a-dia. Evite usar palavras ou estilo excessivamente formais. Mas também não caia no outro extremo, sendo coloquial em excesso ou usando gírias. O ideal é o equilíbrio.

Partindo dessas colocações, um profissional deve saber que:

a) Todo texto pode ser compreendido independentemente de ser bem organizado; basta explicar.

b) O texto comercial pode ser compreendido facilmente, mesmo sem coerência, uma vez que os envolvidos na situação sabem qual é o assunto.

c) No texto comercial, temos que mostrar nossa competência apenas falando bonito para causar boa impressão.

d) o texto comercial deve ser bem organizado, ou seja, claro, coeso e coerente, deixando lacunas, para que o seu entendimento não seja prejudicado.

e) O texto comercial deve ser bem organizado, ou seja, claro, coeso e coerente, não deixando lacunas, para que o seu entendimento não seja prejudicado.

4) Profissão, gerente.

A vida do gerente ou líder está baseada em um tripé de otimização de pessoas, tempo e informação. O equilíbrio harmônico desses três aspectos é essencial para que ele possa ter sucesso, atinja as suas metas e responda positivamente às expectativas da empresa. As organizações modernas necessitam de líderes e gerentes que possuam uma visão global dos negócios, que estabeleçam prioridades, distinguindo o importante do urgente, organizando-se melhor. Essas atitudes possibilitam aos executivos controlarem de maneira mais efetiva as necessidades das suas atribuições e as suas relações profissionais, tendo em vista a filosofia da instituição com a qual colabora.

a) O gerente que sabe apenas o seu papel na organização, certamente está próximo de ser bem sucedido profissionalmente.

b) O gerente que percebe a sua importância na organização, mas não consegue estimular a sua equipe tem oportunidade de ter sucesso na sua carreira profissional.

c) O gerente que entende a importância do seu papel na organização e consegue adequar as suas atribuições e as relações profissionais ao

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com