TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCER SABENDO SER

Dissertações: CRESCER SABENDO SER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/12/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

O conselho escolar é um parceiro de todas as atividades que são desenvolvidas no interior da escola, sendo sua tarefa mais importante o acompanhamento do desenvolvimento da prática educativa e o processo de ensino-aprendizagem, foco de toda instituição escolar. Além da vida pedagógica e financeira, o conselho atua na instância administrativa da escola, mediando e intervindo nas atividades que vão da escrituração à manutenção da infraestrutura escolar.

No que diz respeito à administração de materiais, a ação do conselho é de fundamental importância, tendo em vista a necessidade de transformação do fazer mecânico em fazer autônomo, crítico e de repercussão em todos os âmbitos da escola. Desse modo, as ações de intervenção na realidade escolar devem ser analisadas e deliberadas pelo conselho, sendo, também, incluídas no projeto político-pedagógico.

Para conhecer o “Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares”, acesse o portal do MEC no site: http://www.mec.gov.br

UNID ADE 1 – Compreendendo alguns conceitos

3 Gestão do patrimônio: a figura do técnico em educação

Opatrimônio público, como você irá verificar mais adiante, é de domínio público, isto é, de todos, não pertencendo a um único indivíduo ou a um determinado grupo. São essas características que também conferem às instituições públicas, bem como a toda sociedade, o dever de preservar, conservar, manter os bens que o compõem. A preservação do patrimônio público é, portanto, dever de todos.

Contudo, quando o patrimônio está vinculado a uma determinada instituição ou ente público, a ele cabe, em primeira instância, adotar as medidas necessárias à sua preservação e conservação. Uma dessas medidas é, por exemplo, a designação de um(a) servidor(a) que o administre. No caso da escola pública, o(a) servidor(a) que reúne as competências necessárias para a administração de materiais é você, funcionário(a) de escola, técnico em gestão escolar.

E para que desempenhe tais atividades com competência e profissionalismo, o desenvolvimento de algumas habilidades básicas é fundamental, como o exercício do conhecimento prévio acumulado aliado ao conhecimento teórico, à autonomia e à capacidade de gestão. Porém, a característica essencial e que precede às outras é, sem dúvida, a constituição da identidade, a autopercepção de si como agente educacional e sujeito aprendente. Em outras palavras, a assimilação do sentimento de pertencimento ao ambiente educacional.

Claro que não é tarefa fácil transitar no universo pedagógico que, tradicionalmente, é domínio do professor(a). Nem se pretende que o funcionário assuma o espaço da sala de aula! Mas é preciso romper com as amarras socioculturais que, historicamente, prendem o(a) funcionário(a) escolar no plano da invisibilidade, em que práticas que podem tanto educar quanto deseducar são vistas, percebidas, mas nem sempre levadas em conta.

Trazer à luz, de forma consciente, as ações educativas que você, funcionário(a) da escola, desempenha durante sua rotina de trabalho é, pois, o marco zero na percepção de si como educador. E, ao proceder assim, você certamente irá desper-assim, você certamente irá desper-, você certamente irá despertar no outro esta mesma percepção.

Considerando que a aprendizagem, especialmente no início da escolarização, acontece em boa parte pela imitação de modelos, a contradição entre o que se ensina e o que se pratica,

UNID ADE 1 – Compreendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com