TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Tese: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  Tese  •  3.677 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

Faculdade Anhanguera

Curso de Administração – 5ª Série

Disciplina: desenvolvimento econômico

Celina Torres Neres RA 3345524216

Shirlene da Silva Malaquias RA 3345549067

Tirciana Silva Rodrigues RA 3300496606

Tacília Pereira de Lima Cardoso RA 7117501269

Valéria Teixeira da Silva RA 2330432125

Tutor a Distância: profa.Ma.RenataM.G.Dalpiaz

Tutor Presencial: Prof. Waner José Torres

Atividade Pratica Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina desenvolvimento econômico, para obtenção e atribuições de nota da Atividade Avaliativa.

Taguatinga /DF - Brasília

29/05/2013

SUMÁRIO

1. Introdução...........................................................................................................4

2. Conceito Histórico do desenvolvimento Econômico.........................................5

3. PIB (Produto Interno Bruto)...............................................................................8

4. Curva de Lorenz................................................................................................12

5. Países que compõe os BRICS...........................................................................15

6. Dependência e Desenvolvimento......................................................................18

7. Modelo de Industrilização.................................................................................23

8. Índice Desenvolvimento Humano (IDH) .........................................................25

9. Conclusão..........................................................................................................31

10. Referências Bibliográficas..............................................................................32

Introdução

Considerando como definição a de que o crescimento de uma economia pode ser mensurado pelo aumento de alguns fatores como força de trabalho, receita nacional poupada e investida (reserva de capital), e aperfeiçoamento tecnológico, ou de umaforma mais simples e quantitativa, pela soma de bens e serviços produzidos por umanação e divididos por o total de habitantes.

Em contrapartida desenvolvimento econômico tem como característica mais qualitativa, pois é a forma que a renda de uma nação está distribuída entre os seus habitantes, ouseja, a maneira como os recursos produzidos retornam a sociedade seja em forma deserviços básicos como saúde, educação, emprego, ou gerando o bem estar comoaumento da renda, redução da fome, pobreza, dentre outras coisas.

Esse é o grande desafio do capitalismo, uma vez que como podemos ver há um enorme precipício separando crescimento e desenvolvimento e uma enorme desigualdadenadistribuição de renda, pois maior parte dos recursos obtidos concentra-se com poucos, se dividíssemos o mundo em duas partes sul e norte, a primeira ficaria com 80% dosrecursos financeiros, sendo habitada por somente 20% da população total do planetaenquanto a segunda estaria proporcionalmente inversa, devemos ressaltar que emcomparação as outras épocas houve uma melhora mesmo que pouco significativa nadistribuição de renda, mas em comparação com o crescimento das nações ainda é muito pouco.

1. CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Conceitos: crescimento econômico, desenvolvimento econômico e a diferença entreambos. Segundo VASCONVELOS, o conceito dado a crescimento econômico assentaem um crescimento contínuo da renda per capita, num processo de longo prazo. Quandodizemos que a economia de determinado país obteve índices positivos, em determinado período, em relação ao anterior, estamos na verdade informando que este país teve umcrescimento econômico. Tal acontecimento difere do conceito de desenvolvimento, onde o citado autor o define como sendo as alterações da composição do produto e aalocação dos recursos pelo diferentes setores da economia, de forma a melhorar osindicadores de bem-estar econômico e social.

O que VASCONCELOS quer dizer, é exatamente a diferenciação entre eles, uma vezque o crescimento econômico refere-se a dados quantitativos (investimento, crescimento populacional, mudança tecnológica, produção industrial,) de um país. Já odesenvolvimento econômico trata-se de um avanço em termos qualitativos (redução da pobreza, do desemprego, da desigualdade, melhores condições de saúde, dealimentação, de educação e de moradia). Um dos países que mais tem crescido nasúltimas décadas, de forma sustentada e é sempre olhado com inveja pelos demais, é aChina, que manteve uma taxa de crescimento médio de seu PIB de 11,45% a.a. entre1991 e 2003. No mesmo período, o Mundo cresceu, em média, 4,41% a.a. e o Brasilapenas 1,98% a.a.

De forma geral, poderíamos relacionar tais conceitos como:Crescimento econômico = PIB Desenvolvimento econômico = IDH Nem sempre ocrescimento dá lugar ao desenvolvimento, mas para que este ocorra, necessariamentetem que ter havido crescimento. Por sua vez, crescimento só é possível, e faz sentido, seos obstáculos estruturais tiverem sido previamente ultrapassados. Ex.: Se um paísapresenta aumento do número de oferta de emprego, mas há redução do poder aquisitivodo trabalhador, pode-se dizer que este país teve crescimento econômico que não foiacompanhado por desenvolvimento econômico. As transformações quantitativas emdado momento dão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com