TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANDO EMPREENDEDORES PARA O MERCADO EMERGENTE CAPÍTULO 8

Trabalho Escolar: CRIANDO EMPREENDEDORES PARA O MERCADO EMERGENTE CAPÍTULO 8. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 4

CRIANDO EMPREENDEDORES PARA O MERCADO EMERGENTE

CAPÍTULO 8

A paz duradoura só poderá ser alcançada se grandes grupos populacionais encontrarem meios de se livrar da pobreza. O microcrédito é um desses meios. O desenvolvimento da base da pirâmide também ajuda a promover a democracia e os direitos humanos.

Ole Danbolt Mjos

Da pirâmide ao losango, da ajuda ao espírito empreendedor.

A erradicação da pobreza é o maior desafio da humanidade. Em muitas sociedades, a distribuição da renda assume a forma de uma pirâmide, e não de um losango, com um enorme número de pessoas pobres em sua base.

Um número maior de pessoas na base da pirâmide deveria ter um maior poder de compra e, portanto, passar ao nível médio. A base da pirâmide encolherá e o meio ficará mais largo.

Isso vem ocorrendo de maneira acelerada na China, com sua economia crescendo em ritmo acelerado e, em especial na Índia, onde a pobreza rural diminuiu de 94% para 61% nos últimos 20 anos.

A solução está em associar investimentos ao espírito empreendedor, permitir o acesso entre os pobres à informação e à infraestrutura de tecnologia da comunicação, oferta de micro empréstimo pelos bancos para a população de baixa renda, sobretudo para as mulheres, que usam o dinheiro de maneira produtiva e políticas governamentais que desestimulem a migração do campo para áreas urbanas superpovoadas. Esses são fatores determinantes para viabilizar a solução e transformação da pirâmide.

TRÊS FORÇAS HABILITADORAS

• Primeira força é o acesso crescente, entre os pobres, à informação e à infraestrutura de tecnologia da comunicação, a população de baixa renda precisa estar mais exposta às informações e oportunidades de geração de renda, ou seja, a internet transforma nosso cotidiano.

• Segunda força é a mistura do excesso de oferta, do subconsumo em mercados maduros e da hipercompetitividade no topo e no meio da pirâmide, essa força estimula as empresas a buscarem outros mercados desenvolvidos.

• Terceira força é a existência de políticos governamentais que desestimulem a migração do campo para áreas urbanas superpovoadas, com isso crescimento urbano exercera forte pressão sobre a infraestrutura urbana, um investimento em áreas rurais, por outro lado aumentará a qualidade de vida dos habitantes do campo e ajudará a reduzir o ritmo de migração.

NEGÓCIO SOCIAL

Segundo o economista Muhammad Yunus, negócio social é uma expressão para descrever um empreendimento que gera lucros e, ao mesmo tempo, causa impacto na sociedade em que atua.

Uma resposta mais ampla é estimular a formação de negócios sociais entre empreendedores, empresas e a população de baixa renda.

Os negócios sociais oferecem maior esperança se puderem ser criados a partir da base da pirâmide, pois expande a renda disponível ao fornecer bens e serviços antes não disponíveis.

Para que o negócio social tenha sucesso, a empresa deve refletir seu mix de marketing. Seus produtos devem ser aqueles que, no momento, não estão disponíveis para os clientes de baixa renda e, o preço deve ser acessível. De acordo com Danbolt, o desenvolvimento da base da pirâmide também ajudará a promover a democracia e os direitos humanos.

MARKETING PARA O ALÍVIO DA POBREZA

Para que o negócio social tenha sucesso, todas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com