TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercados emergentes

Artigo: Mercados emergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  231 Palavras (1 Páginas)  •  334 Visualizações

Mercados emergentes

O termo Mercados emergentes é comumente usado para descrever o negócio e a atividade de um mercado em industrialização ou regiões emergentes do mundo.

Os países recentemente industrializados são incluídos entre os mercados emergentes

Mercado emergente é um termo usado na década de 1980. Na década de 1970 designado por países subdesenvolvidos. Nos dias de hoje definidos, por países emergentes, por possuírem um rápido crescimento econômico, industrial e de modernização. Estes países caracterizam-se por o seu custo salarial baixo a alta qualidade da sua manufactura, que irá ser exportada para os Estados Unidos, Japão e a Europa.

Medida e conceito de desenvolvimento

Não existe um consenso, ao longo do tempo, sobre a definição, mas segundo o Banco Mundial é aplicado esta terminologia, quando o produto nacional bruto PIB do país é inferior aos países desenvolvidos. Segundo o economista Jim O´Neil classifica o México, Coreia do Sul, Turquia, Brasil, Rússia, China, Índia, como ’’mercados em crescimento’’. Os mercadores emergentes são no seu conjunto aproximadamente 27 países: a China, Índia, Brasil, Rússia BRIC, Turquia, México, Indonésia, Tailândia, Polónia, República Checa, Hungria, entre outros. Todos somam 62% da população do planeta e com a representatividade de 43% do Produto Interno Bruto.

Situação atual

O processo de globalização despoletou a competitividade e a mudança de paradigma do crescimento econômico. O Brasil teve repercussões deste novo paradigma, no que concerne a repensar nas suas estratégias comerciais, para colmatar as suas deficiências.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com