TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRIANÇAS DESAPARECIDAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?

Ensaios: CRIANÇAS DESAPARECIDAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  680 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................4

2.1 UMA REALIDADE NO MUNICÍPIO .................................................................5

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

4 REFERÊNCIAS ........................................................................................................7

INTRODUÇÃO

Hoje no Brasil estamos enfrentando um grande problema quando se trata de menores abandonados, daí surge a pergunta: crianças abandonadas no Brasil: um problema social ou político?. Hoje em todo mundo é visto reportagens, debates, e entre outros, mostrando casos de crianças que são abandonadas em latas de lixo, leitos de rio, esgoto, e etc., visto que este vem crescendo dia a após dia, acaba se tornando uma causa de que se deve ser abraçada por toda a sociedade, para que este problema venha a desaparecer ou pelo menos diminuir.

Há diversos fatores que podem vim a trazer o abandono de um ser, dentre eles encontram-se: famílias desestruturada, falta de políticas publicas, educação, ausência dos pais por causa do trabalho, situação financeira, crianças que nascem portadora de algum tipo de deficiência, mães dependente de algum vício, gravidez precoce, problemas psicológicos e etc.

Pensando nisso foi lançado o desafio de estar descrevendo um pouco mais sobre o tema, retratando um pouco mais da história e sobre o fato de abandono de crianças. Este trabalho vem com o intuito de abrir as mentes da sociedade para uma visão ampla sobre o mesmo, sendo este um problema social e político.

DESENVOLVIMENTO

Esse fato de abandono de menores vem a ser um tema bastante polêmico, porém para muitos este já se tornou comum, onde não há mais um espanto da sociedade quando refere se a vida de um ser que foi encontrada em algum leito de lagos, esgotos, latas de lixo, em portas de prédios e até mesmo crianças que são jogadas de cima de prédios pelas próprias mães. Hoje por diversos fatores ocorrem o ato de abandono, principalmente pela falta de recursos financeiros, gravidez precoce ou envolvimento em drogas, eis ai a pergunta lançada no tema abordado: um problema social ou político?

Perante a sociedade em que vivemos hoje, o problema é mais político que social a falta de políticas publicas e falta de interesse governamental e social de estar solucionando este problema, que não esta só em capitais ou grandes cidades, o fato já se tornou comum ate mesmo em regiões menores. Reportagens de jornais mostram que o índice de crianças abandonadas ao invés de diminuir vem crescendo dia após dia, o simples fato da sociedade se juntar para cobrar do governo uma medida para este problema, já ajudaria muito. O abandono de crianças no mundo hoje é um problema social e político, social por que a sociedade não tem coragem de cobrar medidas administrativas da parte governamental, o que poderia amenizar a causa. Existem leis que vem para ajudar a criança e adolescente, conhecida como ECA, (estatuto da criança e adolescente), dentro deste estatuto destaca se alguns direitos que são fundamentais da criança, os mesmos serão descritos a seguir:

* Direito á vida e saúde;

* Direito á liberdade, ao respeito e dignidade;

* Direito a convivência familiar e comunitária;

* Direito á educação, á cultura, ao esporte e ao lazer;

* Direito á profissionalização e á proteção no trabalho;

Estes dentre outros são o principais direitos da criança, segundo o ECA, a partir disso observa se a importância de conhecer o estatuto, e cumprir as leis já existentes para oferecer as crianças o que é seu por direito. As crianças que são abandonadas na rua, só tendem a crescer em um mundo de violência, pois não terão a família ao seu redor para oferecer uma educação e proteção que a mesma necessita.

Partindo para a história da sociedade, destaca a época em que Getúlio Vargas assumiu seu mandato, onde era chamado de período de República Nova, ao assumir o governo revolucionário no ano de 1930, foi neste tempo que Vargas começou o trabalho, criou os ministérios da saúde, do trabalho, da indústria e do comércio, estabeleceu os direitos trabalhistas, que por vez chegou ao Brasil com grande atraso, pois já eram conquistas dos operários europeus e norte-americanos, designou o limite de trabalho por dia, férias anuais remuneradas e regulamentou o trabalho de crianças e mulheres.

Instituiu uma política econômica que diminuía os efeitos da crise mundial de 1929, além disso, existem ainda alguns pontos que foram marcados no período de Vargas, pontos estes que serão descritos a seguir.

* Mantinha o regime federativo, presidencialista e os três poderes (Legislativo Executivo e Judiciário);

* Extinguia o cargo de vice - presidente;

* Instruía o voto secreto e o voto feminino;

* Confirmava a legislação trabalhista criada com 8 horas de trabalho e férias anuais;

* Instituía o ensino primário obrigatório e gratuito;

* Criava o mandato de seguranças, que defendia o individuo contra os abusos do Estado.

Estas são algumas das características do governo de Getúlio Vargas, fazendo uma comparação com o hoje, a sociedade em que vivemos muitas coisas continua sendo realizado, como o atendimento pelo SUS, aonde este

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com