TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problema social e sua aparência na década de 30 no Brasil

Projeto de pesquisa: Problema social e sua aparência na década de 30 no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2013  •  Projeto de pesquisa  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a questão social e seu surgimento na década de 30 no Brasil, teve como base a insatisfação do povo devido a desigualdades, sociais, econômicas, politicas e culturais, mostrando suas reivindicações nas lutas para melhorias de vida e de trabalho.

Sendo que o serviço social busca compreender as transformações configuradas nas novas transformações configuradas nas novas expressões da questão sociais, às quais vem sendo expressa no nosso cotidiano, como: pobreza violência, exploração, ganancia, indiferença, desemprego, a fome que mata os preconceitos, a falta de moradia digna e o descaso pela educação entre outras.

2 DESENVOLVIMENTO

Um grito de socorro ecoou da voz de um povo em forma de expressões que fizeram muitos acordarem e a perceberem que havia muito desinteresse pelo direito do povo, tais expressões foram se materializando nas desigualdades sociais, econômicas, politicas, culturais e nas suas manifestações na pobreza, violência, desemprego, e sobre tudo na concentração de renda. Essas manifestações da questão social se mostram de forma mais objetiva na vida da classe trabalhadora, no contraste entre capital e trabalho, em suas relações com massa poderosa e nas iniciativas coletivas pela conquista, consolidação e extensão dos direito de cidadania, emancipação e desenvolvimento social, então o surgimento do serviço social fora marcado pela consolidação do sistema capitalista.

No Brasil a questão social sempre foi vista por muitos com desprezo, mas poucos têm esperança de mudanças sabemos que é um processo tardio, herança do sistema colonial que aqui foi implantado baseado no trabalho escravo, na monocultura agrícola e no latifúndio de exportação que acontece nos dias atuais. Totalmente subordinado aos grandes centros da economia mundial, fato esse que marcou a vida econômica e politica, social e cultural do nosso pais profundamente.

Desde o século XIX, as lutas pela melhoria de condição de vida e d trabalho, surgiu a questão social no Brasil, e essa passa a ser elemento de movimento sociais, então o estado começa aos poucos reconhecer que a questão social é uma realidade e que algo pode mudar, mais mesmo assim as diversas manifestações ainda sofre, pois são resolvida por intermédio policial, e só a partir da década de 30 o estado passa admitir que a questão social pode ser tratada como um problema politico. Nesses períodos cria-se um sistema de proteção básica para evitar a repressão policial, os quais inspiravam segurança como: a criação da legislação trabalhista, instituto de aposentadoria e pensões e a CLT, sendo que a questão social ao longo da historia da humanidade, sempre foram tratados como problema moral ou como problemas de desequilíbrio sociais, necessitando assim de correção, recuperação e reintegração das pessoas afetadas, visando ao desenvolvimento harmônico e social. Desta época ate os dias de hoje, apesar dos grandes avanços na área de assistência social, ainda não conseguirão a consumação da politica e a erradicação da pobreza do país, porem grandes mudanças são perceptíveis no campo assistência sociais.

Segundo Yazbek (2000.p.29), a profissão enfrenta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com