TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CRITÉRIOS E OBSERVAÇÕES Toda Empresa Precisa Se Atentar

Ensaios: CRITÉRIOS E OBSERVAÇÕES Toda Empresa Precisa Se Atentar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/1/2015  •  1.863 Palavras (8 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO 3

2 ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO 4

4 CONCLUSÃO 7

1 INTRODUÇÃO

É fundamental discutirmos de forma critica sobre as notícias que lemos e ouvimos em nosso dia-a-dia, até mesmo para que possamos identificar situações cotidianas e até mesmo prever futuros incidentes. Considerando a atual sociedade da informação e do conhecimento, percebe-se que o avanço tecnológico é o fator que desencadeou a revolução que fez com que a sociedade industrial perdesse espaço para a atual sociedade.

Nesse contexto faremos uma reflexão acerca do papel que as empresas desempenham perante a sociedade e perante sua corporação, destacando a responsabilidade que as mesmas possuem como instituições comerciais e abordando ainda aspectos administrativos, culturais, sociais, políticos e econômicos. Tais reflexões serão realizadas baseadas no artigo a respeito do Banco HSBC que foi condenado a pagar aos seus funcionários uma indenização milionária, por desrespeitar a privacidade dos mesmos.

Destacaremos como a informação pode contribuir positiva ou negativamente dentro de uma instituição e abordaremos a necessidade que uma empresa tem de tratar os dados, convertê-los em informações fundamentais e assim fundamentar um conhecimento afim de ter sucesso no ramo da atividade exercida.

Veremos como os valores éticos são importantes para o ambiente social, e como eles podem coordenar o comportamento dos indivíduos.

Enfim traremos um apanhado de todos os assuntos expostos acima buscando relacioná-los em prol de um entendimento comum das partes.

2 ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

Vivemos um momento de grandes transformações tecnológicas, e nesse contexto de globalização contemporânea, todas as esferas da sociedade de uma forma, ou de outra tem adquirido a cultura de lidar com essas mudanças, nesse sentido verifica-se que a todo vapor surgem informações de um canto a outro e as mesmas são compartilhadas em redes, de forma que uma noticia pode surgir no oriente e no mesmo instante ser anunciada no ocidente. Nesse processo a informação adquire status frente ao sistema industrial e as grandes empresas já tratam a informação como instrumento primordial ao seu crescimento. Mas como lidar com tanta informação, como trata-las e filtra-las de modo que venham contribuir com os objetivos em questão. Certamente existe um desafio a ser encarado nessa caminhada, questões a serem cuidadosamente apuradas por administradores e gestores que pretendem usar o dados adquiridos nos meios de comunicação em especial as redes sociais, a fim de formular informações que cumpram seus interesses.

Tem sido divulgado nas mais diversas mídias que entre os anos de 1999 e 2003, o banco HSBC teria espionado um total de 152 empregados que estavam sob licença por motivos de doença, e por isso o mesmo foi condenado a pagar indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 67,5 milhões segundo a 8ª Vara do Trabalho de Curitiba. Nota-se claramente que a fim de garantir seus bens e direitos o banco HSBC acabou por infligir os direitos de seus funcionários, invadindo até a privacidade dos mesmos como descrito nos laudos. Fazendo uma análise do fato ocorrido podemos pensar, em, até que ponto uma empresa pode interferir na vida de seus funcionários, sem ferir a liberdade trabalhista que a eles é conferida, e mesmo, será que uma empresa tradicional tão bem conceituada no mercado agiu eticamente com seus clientes? Fazer tais reflexões é importante não somente para buscar a compreensão social, que um fato como esse apresenta, mas também para diagnosticar as situações diversas que um setor administrativo pode vir a enfrentar ao longo de seus trabalhos frente a atual sociedade da informação e do conhecimento. “As empresas necessitam, cada vez mais, de informação de qualquer natureza para alcançar seus objetivos” (PERINI, 2009 p. 4). É possível deduzir que o banco HSBC usou de forma equivocada as informações que obtinha a respeito de seus funcionários que estavam afastados e elaborou estratégias a fim de obter um conhecimento que comprovasse suas suspeitas, ou seja, de forma errônea o banco usou a tecnologia de informação e conhecimento a fim de cumprir seus fins. “ A informação assume hoje o papel estratégico em qualquer organização, pois é dela que depende diretamente o sucesso ou fracasso da empresa” como enfatiza PERINI (2009, p.136). No caso do banco o mesmo certamente se apoiou em alguma informação para se posicionar como fez; buscou informações de forma informal a fim de embasar as prováveis suspeitas que ao que tudo indica teriam surgido também de forma informal, e essa é uma das características da informação, ela pode ser formal ou informal;

Informações informais também são de relevante importância para as organizações, mesmo às vezes não possuída uma fonte, na qual possa ser verificada. Ex.: informações oriundas de visitas a clientes,

seminários, congressos, bares, informações ou até boatos sobre produtos, clientes, fornecedores etc. PERINI (2009, p 5).

Bem se vê que o valor de uma informação vai muito além do contexto de realizar as tarefas rotineiras da empresa, elas pode surgir de uma fonte qualquer e adquirir um status primordial ao alcance de determinados objetivos que a empresa possui. Ainda segundo expõe Perini (2209, p.5), alguns fatores são aplicados à informação, e um deles vêm a ser o fator de comportamento que;

Exerce influência sobre o comportamento das pessoas dentro e fora das organizações: internamente, busca influenciar o comportamento dos indivíduos para que suas ações sejam condizentes com os objetivos da organização; externamente, visa influenciar o comportamento dos envolvidos (clientes atuais ou potenciais, fornecedores, governo, parceiros etc.), de modo que se torne favorável ao alcance dos objetivos organizacionais.

É notório para toda a sociedade que existem leis que guardam tanto o empregado quanto o empregador, e ambos devem andar em comum acordo com seus deveres e responsabilidades, sabe-se também que não é raro ouvir casos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com