TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA BRASILEIRA E SER BRASILEIRO

Exames: CULTURA BRASILEIRA E SER BRASILEIRO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 4

2. Cultura Brasileira e ser brasileiro.

Nossa cultura é composta por uma diversidade cultural que teve origem nos tempos da colonização, na qual criou-se o contato entre os colonizadores e colonizados, ou seja, entre os brancos e os índios, e também entre brancos e negros.Esse processo, chamado de mestiçagem, contribuiu para a diversificação da cultura brasileira com relação aos nossos costumes, práticas, valores e outras questões que poderiam ter ajudado a formar o caráter nacional.

No início, o brasileiro foi formado pela fusão de três raças: índios, negros africanos e portugueses.

“Na culinária africana misturou-se à indígena e à européia; os valores do catolicismo europeu uniram-se às religiões e aos símbolos africanos, configurando o chamado sincretismo religioso; as linguagens e vocabulários afros e indígenas somaram-se ao idioma oficial da coroa portuguesa, ampliando as formas possíveis para denominarmos as coisas do dia a dia; o gosto pela dança, assim como um forte erotismo e apelo sexual juntaram-se ao pudor de um conservadorismo europeu.”

Somos o Brasil da diversidade, e ao mesmo tempo o país da desigualdade devido o processo histórico da formação social do Brasil e seus desdobramentos no presente para além das versões oficiais da história.

3. Heróis nacionais.

Alguns dos mais lembrados pelo povo brasileiro:

No esporte: Airton Senna, Pelé, Zico.

Na política: Getúlio Vargas, Tiradentes.

“Na história da formação e desenvolvimento do Brasil como nação, é lógico concluir que muitos, mas muitos cidadãos anônimos contribuíram com suas ações e suas vidas, para que o Brasil chegasse ao que é hoje, um grande país, uma nação verde-amarela.”

“Os maiores exemplos são encontrados no esporte: Daiane dos Santos, Ronaldinho, Pelé, Vanderlei Cordeiro de Lima, João do Pulo e Ronaldo são apenas alguns dos heróis brasileiros. A política, embora seja, por vezes, associada a inúmeros escândalos e à corrupção, também conserva na lembrança dos brasileiros algumas figuras heroicas como, por exemplo, Luiz Carlos Prestes, Juscelino Kubistchek, Brizola e Getúlio Vargas.”

“A criação de heróis nacionais procura incentivar a população a não desistir e a acreditar na possibilidade de um futuro promissor. Além disso, nossos heróis servem, inclusive, como propaganda do êxito do Brasil nos esportes, o que só comprova a necessidade e a utilidade de haver esses tipos de exemplos em países como o nosso.”

4.As Interações Sociais, a Estrutura Social e os Grupos Sociais.

O bem vindo dos estrangeiros foi incorporado a nossa cultura, e hoje faz parte dela. Podemos citar as comidas, sendo que em apenas uma refeição pode-se ingerir alimentos das diversas culinárias. Temos também as religiões, as danças e até a língua que é um forte exemplo da miscigenação, pois cada região do país possui seu sotaque e suas gírias. Isso foi deixando-se introduzir nos costumes e, por ser hospedeiro, o Brasil assimilou essas culturas estrangeiras, tanto que atualmente até as raças não podem ser consideradas puras, devido à junção de casais de raças distintas.

Apesar de tudo isso, o racismo e o preconceito no país ainda existem. Por isso, foram criadas cotas para o encaixamento dessa população atingida nos estudos e no trabalho. Essa democracia racial encontra dificuldade de ser posta em prática mesmo após todo esse tempo de desenvolvimento do país, principalmente pela característica racista de certas etnias que imigraram para cá.

5.Regulamentação e controle social.

Valores são definidos pela região e cultura da mesma onde o indivíduo foi criado foi o que moldou sua personalidade e seu caráter.

Normas: obrigação social à qual o indivíduo está submetido. Regra que estabelece padrão de conduta aceito pelo grupo social.

Costumes: é a maneira cultural de uma sociedade manifestar-se.

Estes três tópicos estão muito presente em cada sociedade, é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com