TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DO MILHO

Dissertações: CULTURA DO MILHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  9.403 Palavras (38 Páginas)  •  931 Visualizações

Página 1 de 38

HISTORIA

Provavelmente, o milho é a mais importante planta comercial com origem nas Américas. Há indicações de que sua origem tenha sido no México, América Central ou Sudoeste dos Estados Unidos. É uma das culturas mais antigas do mundo, havendo provas, através de escavações arqueológicas e geológicas, e através de medições por desintegração radioativa, de que é cultivado há pelo menos 5.000 anos. Logo depois do descobrimento da América, foi levado para a Europa, onde era cultivado em jardins, até que seu valor alimentício tornou-se conhecido. Passou, então, a ser plantado em escala comercial e espalhou-se desde a latitude de 58o norte (União Soviética) até 40o sul (Argentina) (Godoy, 2002; Jugenheimer 1990).

A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milho em grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal, isto é, cerca de 70% no mundo. Nos Estados Unidos, cerca de 50% é destinado a esse fim, enquanto que no Brasil varia de 60 a 80%, dependendo da fonte da estimativa e de ano para ano.

Apesar de não ter uma participação muito grande no uso de milho em grão, a alimentação humana, com derivados de milho, constitui fator importante de uso desse cereal em regiões com baixa renda. Em algumas situações, o milho constitui a ração diária de alimentação, por exemplo: no Nordeste do Brasil, o milho é a fonte de energia para muitas pessoas que vivem no semi-árido; outro exemplo está na população mexicana, que tem no milho o ingrediente básico para sua culinária.

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ALIMENTAR

O milho no Brasil, é cultivado em 3,6 milhões de propriedades rurais, abrangendo na safra 2000/2001, uma área de 13 milhões de hectares, e apresentou, respectivamente, produção e produtividade de 41500 milhões de toneladas e 3272 kg/ha (IBGE, 2001).

Nos últimos 31 anos a área plantada aumentou em 2,38 milhões de hectares, a produtividade em 1619 kg/ha e produção total em 23,61 milhões de toneladas. Na safra de 2001/2002 houve uma redução de 10,1% na área plantada e 15,8 % na produção de milho em relação a safra anterior.

O milho é cultivado em praticamente todo o território nacional . Na safra 2000/2001, 77 % da área plantada e 92 % da produção concentraram-se nas regiões Sul , Sudeste e Centro-Oeste, sendo que a região Sul participou com 42,32 % da área e 53,70 % da produção; Sudeste com 19,01 % da área e 19,62%da produção e Centro - Oeste com 15,77 % da área e 19,22% da produção. Entretanto, a participação dessas regiões, tanto em área plantada quanto em produção, vem se alterando ao longo dos últimos 31 anos. A região Nordeste tem apresentado grandes variações na área plantada e produção, o que dificulta estimar se sua participação tem aumentado ou diminuído. Na região Sul a participação na área plantada e produção se mantêm praticamente constante, enquanto que a região Sudeste reduziu em 10 % a área plantada e produção. As regiões Norte e Centro - Oeste, apresentaram, no mesmo período, aumentos da participação na área plantada e produção. Enquanto que a região Norte aumentou sua participação em 5,3 % na área plantada e 2,8 % na produção, a região Centro - Oeste aumentou sua participação em 9,6 % na área plantada e em 14,6 % na produção.

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O CULTIVO

A indústria brasileira de sementes tem colocado à disposição do agricultor uma gama extensa de cultivares, com as mais diversas características agronômicas. A maioria das sementes ofertadas no mercado são de híbridos, mas variedades de polinização aberta também representam uma importante opção para o agricultor brasileiro. Para a safra 1998/1999, variedades e híbridos representaram, respectivamente, 15% e 85% de uma oferta aproximada de 157 mil toneladas de sementes.

Na atualidade, estamos assistindo a uma intensificação de interesse de empresas nacionais e internacionais na área de melhoramento genético, que estão vislumbrando a grande potencialidade do mercado brasileiro.

O aumento da demanda por híbridos triplos e simples levará a uma maior regionalização dos programas de melhoramento, que darão ênfase à produção de híbridos mais específicos ou direcionados para condições edafoclimáticas mais específicas. Portanto, como resultado da maior regionalização dos trabalhos de melhoramento, espera-se um aumento na herdabilidade dos caracteres desejados, melhor correlação entre o fenótipo e o genótipo, e, consequentemente, uma ampliação na oferta de melhores híbridos no mercado.

Um dos grandes desafios enfrentados por melhoristas de milho é a obtenção de quebramento do colmo.

BOTÂNICA

Dentro da classificação botânica, o milho pertence à ordem Gramineae, família Grimanaceae, sub-família Panicoideae, tribu Maydeae, gênero Zea, espécie Zea may. O Gênero Zea é considerado monotípico e constituído por uma única espécie, ou seja, Zea mays L.

ECOFISIOLOGIA

Germinação e Emergência

Em condições normais de campo, após a semeadura, as sementes absorvem água e começam a crescer. A radícula é a primeira a se alongar, seguida pelo coleóptilo, com plúmula incluída. Esse estádio, conhecido como VE, é atingido pela rápida elongação do mesocótilo, o qual empurra o coleóptilo em crescimento para a superfície do solo. Em condições de temperatura e umidade do ar adequadas, a emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais. Assim que a emergência ocorre e a planta expõe a extremidade do coleóptilo, o mesocótilo para de crescer.

O sistema radicular seminal, que são as raízes oriundas diretamente da semente, tem o seu crescimento nessa fase e a profundidade onde elas se encontram depende da profundidade da semeadura. O crescimento dessas raízes, também conhecido como sistema radicular temporário, diminui após o estádio VE e praticamente inexiste no estádio V3 (três folhas desenvolvidas).

O ponto de crescimento da planta de milho, nesse estádio, está localizado cerca de 2,5 a 4,0 cm abaixo da superfície do solo e encontra-se logo acima do mesocótilo. Essa profundidade onde se acha o ponto de crescimento é também a profundidade onde vai-se originar o sistema radicular definitivo do milho, conhecido como raízes nodais ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (61 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com