TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Da Cadeia Produtiva E Planejamento Da Implantação De Cultura De Milho Em Dourados - Mato Grosso Do Sul

Trabalho Escolar: Estudo Da Cadeia Produtiva E Planejamento Da Implantação De Cultura De Milho Em Dourados - Mato Grosso Do Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/7/2014  •  2.697 Palavras (11 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 11

Estudo da Cadeia Produtiva e Planejamento da Implantação de Cultura de Milho em Dourados – Mato Grosso do Sul

Parte 1: Introdução

Acredita-se que o milho tenha se originado ao sul da América do Norte, aos arredores da atual Cidade do México, tendo registro de sua domesticação por volta de 7.000 anos atrás. O milho é muito utilizado na alimentação humana e animal devido ao seu alto teor nutritivo, sendo considerado um dos grãos mais nutritivos do mundo, pois ele contém quase todos os aminoácidos conhecidos, exceção a lisina e o triptofano.

Devido o seu alto valor nutricional, seu potencial produtivo e sua alta reponsividade tecnológica, o milho se tornou o cereal mais produzido no mundo tendo os Estados Unidos como o maior produtor e também o maior consumidor de milho no planeta.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, sendo a maior parte da sua produção destinada a exportação, e o que fica no país apenas 15% é destinado a alimentação humana, o restante é destinado a alimentação animal.

De acordo com dados da USDA (United States Department of Agriculture) a produção mundial na safra 2012/2013 de milho foi de 857,12 milhões de toneladas, sendo 273,83 milhões de toneladas (32% da produção mundial) apenas nos Estados Unidos, o segundo maior produtor de milho é a China com 208 milhões de toneladas (24% da produção mundial) e em terceiro lugar vem o Brasil com 76 milhões de toneladas, o que representa 9% da produção mundial.

Parte 3: Características da Atividade Produtiva

Seção 1: Definições Gerais da Atividade Produtiva a ser implantada

O presente trabalho tem como finalidade a implantação e análise do cultivo de Milho em uma fazenda. Escolhemos tal atividade pela importância de sua utilização como alimento humano e animal. O grão é transformado em óleo, farinha, amido, margarina, xarope de glicose e flocos para cereais matinais. A indústria cientifica cada vez mais cria variedades de sementes próprias a determinados climas e regiões, o que faz a produção aumentar em quantidade e em qualidade. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de milho, totalizando 53,2 milhões de toneladas na safra 2009/2010, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Estudaremos a produção de Milho no contexto de uma empresa familiar com propriedade própria, por tal motivo o nível tecnológico da atividade será baixo, contando com alguns equipamentos alugados. A escala de produção da fazenda é de 5000 Kg/ha. Planeja-se implantar o projeto em agosto de 2014, considerando ser outubro o mês ideal para o plantio do milho, considerando-o como uma cultura típica de sequeiro, por ser plantado na maioria das áreas em período chuvoso.

A fazenda se localizará na região Centro-Oeste, no estado do Mato Grosso do Sul, na cidade de Dourados, por ser um local propício ao plantio do milho por fatores climáticos (temperatura, precipitação e etc.) e de áreas de plantio com relevo favorável a dinâmica da atividade.

O relevo do local é predominante de planalto, o solo apresenta textura média e estrutura argilosa capaz de drenar e reter água necessária para a planta, o clima é tropical com temperaturas médias de 27ºC e chuvas no verão com inverno seco.

A empresa possuí uma área de 160 hectares, destes hectares são destinados ao plantio 100, onde incluí-se a sede e um galpão, 40 são de mata nativa preservada e 20 hectares são de área desocupada.

A localização escolhida para implantação do projeto foi o Mato Grosso do Sul, principalmente pelo relevo plano da propriedade, que facilita o trato e colheita do milho. O clima também se mostrou favorável, com médias altas e chuvas no verão, período que a planta necessita de maior quantidade de água.

O projeto demandará um contingente de 9 empregados.

Cronograma Geral de Implantação:

Datas 01/08/2014 01/09/2014 01/10/2014

Atividades Programadas Inicio de preparação do terreno para cultivo Contratação de Pessoal Inicio de Plantio

A implantação da fazenda de milho trará consigo inúmeros impactos a sociedade, economia e ambiente. Tanto impactos positivos quanto negativos. A degradação do solo devido ao plantio deve ser evitada através de correto manejo da cultura no solo, para evitar maior desequilibro no todo ambiental. Como a empresa é de caráter familiar e apresenta pequena estrutura organizacional, não impacta diretamente a sociedade ao seu redor, mas é inevitável considerar que a sociedade é influenciada por decisões de nível superior, como o governo e associação de produtores. Da mesma forma os impactos econômicos se limitam a própria empresa, devido a seu tamanho e rentabilidade. Decisões sobre aumento de juros em produtos de utilidade da propriedade, concessão de subsídios agrícolas e outras medidas governamentais podem alterar o cenário econômico da atividade produtiva da região como um todo.

O projeto conta com 100 hectares de área destinada ao plantio e um galpão que pode ser utilizado no escoamento da produção. Como se caracteriza por uma empresa familiar e pequena, consideramos viável a terceirização da utilização de maquinário para a adubação, preparo do terreno e colheita. Uma vez que a empresa é pequena e não tem capacidade de adquirir máquinas para produção, a contratação de terceiros se mostra interessante.

Seção 2: Cadeia, Mercado e Comercialização do Milho

O milho se caracteriza por se destinar tanto para o consumo humano como por ser empregado para alimentação de animais.

A cadeia produtiva do milho passa a se inserir na cadeia produtiva do leite, de ovos e da carne bovina, suína e de aves sendo este canal por onde os estímulos do mercado são transmitidos aos agricultores. Mudanças nestas cadeias passam a ser de vital importância como incentivadoras do processo produtivo. A seguir, as três principais derivações que merecem destaque na cadeia de produção em questão:

- A produção de silagem, para alimentação de vacas em produção de leite e mais recentemente de gado confinado para engorda no período de inverno;

- A industrialização do grão de milho em ração;

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com