TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURRICULO OCULTO

Pesquisas Acadêmicas: CURRICULO OCULTO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  477 Visualizações

Página 1 de 2

Portfólio de Currículos e Programas

Curso: Pedagogia

O currículo Oculto

O currículo oculto é um conjunto de regras sociais, princípios e valores imprimidos tacitamente por meio da escolarização. Não é exposto dentro dos planejamentos educacionais, mas se amplia sistematicamente causando diversos resultados.

Na escola o currículo oculto estimula regras que direcionam ocorrências e conflitos. Onde são retratadas rompantes que definem leis, como forma de regular a conduta dos educandos. Onde precisam manifestar atitudes, comportamentos e acordo como o que a escola estabelece aos mesmos, onde o sentimento de conformismo, obediência são preservados e isso leva na maioria das vezes ao individualismo, a rebeldia, a comportamentos que fogem do esperado pela adoção de regras extremas.

Me lembro que quando eu estudava, professores praticavam do currículo oculto quando usava de ameaças, tipo se não fizéssemos silêncio não sairíamos para o recreios, ou então se não realizássemos as atividades no tempo proposto ficaríamos depois da aula, terminando em sala de aula mesmo. Essas ameaças me amedrontavam ficava com muito medo de ficar depois da aula. Gerava insegurança e desestimulava, pois tinha receio de ir pra escola.

Analisando a pratica do currículo oculto em sala, percebe-se que o mesmo é muito perigoso, atitudes que não são planejadas pelos docentes, que se deparam em sala de aula com atitudes inesperadas que não estão no planejamento, pode ter resultados negativos no desenvolvimento dos alunos.

É importante que os educadores repensem suas atitudes, onde tenham cautela em cada decisão tomada em sala de aula. Onde inclua em seus planejamentos diários condições de trabalhar o desenvolvimento dos alunos com estratégias pedagógicas que apontam a capacidade de prever ações, buscando soluções democráticas.

Portanto observando praticas exercidas no ambiente escolar, foi possível detectar ações que contribuem par anovas descobertas a respeito do currículo oculto. Dessa forma, é importante que o professor esteja preparado para enfrentar com diversas situações em sala de aula. Pois o sucesso escolar de um currículo tem a probabilidade de ser formado baseado nos interesses de toda a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com