TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE ESPECIALIZACÃO EM GESTAO MUNICIPAL

Por:   •  10/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO MUNICIPAL-UFSCAR/PRADIME

QUESTIONÁRIO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ALTINÓPOLIS

Tema ”Os Desafios do Gestor Escolar na busca de melhor qualidade no Ensino do Município de Altinópolis”

Aluna: Elaine Aparecida da Silva Oliveira

1. Cargo e função que exerce: Diretor de Escola

2. Em relação ao trabalho da Secretaria Municipal da Educação, como você define e avalia a gestão do dirigente Educacional?

R - A gestão do dirigente Educacional e o trabalho na Secretaria Municipal de Educação em Altinópolis são realizados de forma muitas vezes com autoritarismo em uma gestão não participativa, onde os gestores não têm a oportunidade de expressar suas ideias e experiências, pois quase sempre são interpretadas como críticas.

3. Pensando na melhoria da qualidade do ensino de Altinópolis, quais suas propostas para melhorar a gestão da Secretaria Municipal da Educação frente ao trabalho com os gestores escolares?

R - Pensando na melhoria da qualidade do ensino de Altinópolis, sugiro propostas para melhorar a gestão da Secretaria Municipal da Educação frente ao trabalho com os gestores escolares, como realizar primeiramente uma verdadeira gestão democrática e participativa onde todos tenham a oportunidade de expressar e opinar ideias, pois a gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

4. Como você define a gestão escolar do estabelecimento que você trabalha e quais as dificuldades que os gestores enfrentam na realização de seus trabalhos?

R – Gestão escolar de uma instituição escolar é ser um líder e coordenador das atividades da escola, é um importante mediador no projeto pedagógico e das demais ações e atividades. Os sistemas de ensino, de maneira geral, atribuem ao diretor um conjunto de responsabilidades administrativas e pedagógicas. É desenvolver capacidade de interação e de comunicação entre si e com os alunos de modo, a saber, participar ativamente de um grupo de trabalho ou de discussão, e promover esse tipo de atividade com os alunos; é desenvolver capacidades e habilidades de liderança; é compreender os processos envolvidos nas inovações organizativas, pedagógicas e curriculares; é aprender a tomar decisões sobre problemas e dilemas da organização escolar, das formas de gestão e da sala de aula; é conhecer, informar-se, dominar o conteúdo da discussão para ser um participante atuante e crítico; é saber elaborar planos e projetos de ação; é aprender métodos e procedimentos de pesquisa; e é familiarizar-se com modalidades e instrumentos de avaliação do sistema, da organização escolar e da aprendizagem escolar. O aprimoramento dessas competências tem influência do ambiente de trabalho e das condições para o seu desenvolvimento.

5. Quais suas sugestões para melhorar o trabalho dos Gestores Escolares das escolas do município para a oferta de um ensino de mais qualidade?

R - Atribuições e funções mais comuns do gestor escolar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com