TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PSICOLOGIA ESTÁDIO OPERATÓRIO CONCRETO

Por:   •  2/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.538 Palavras (7 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS – FAMETRO

CURSO DE PSICOLOGIA

ESTÁDIO OPERATÓRIO CONCRETO

CHRISTOPHER COSTA

DAVYD DA COSTA GOMES

ELOIZE NERY

LETÍCIA MOURA

WEILAN CARVALHO SOUZA

Manaus/AM

2017

CHRISTOPHER COSTA

DAVYD DA COSTA GOMES

ELOIZE NERY

LETÍCIA MOURA

WEILAN CARVALHO SOUZA

.

ESTÁDIO OPERATÓRIO CONCRETO

.

Trabalho apresentado à disciplina                      Psicologia da Aprendizagem ministrada pela professora Michella Mendonça de Aguiar para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia, da Faculdade de Metropolitana de Manaus – Fametro.

MANAUS/AM

2017

             Sumário

1.Introdução        1

2. Biografia de Piaget        1

3. Operações Concretas de Jean Piaget        2

Conclusão        4

Referências        5

        

        


Introdução

Jean Piaget era um Biólogo Suíço que viveu entre os anos de 1896 e 1980. Ao longo de sua vida o mesmo se interessava em desvendar como acontece e como se processa o conhecimento lógico abstrato do homem. Ele observada cientificamente rigoroso o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano em particularmente a criança.

Com base em pesquisas sobre a teoria de Jean Piaget, nesse trabalho há uma abordagem sobre sua teoria mais renomada, as fases do desenvolvimento infantil, a seguir frisaremos uma das fases mais cruciais, o estágio operatório concreto, o terceiro estágio que começa aos sete anos e pode terminar aos onze ou aos doze anos de idade mas claro não é afirmativo que comece ou acabe nessas idades, é uma fase onde as relações sociais tornam-se mais comum e frequentes, com a escolarização por exemplo  onde a criança vai interagir mais com o mundo e seus colegas de turma e de escola, um mundo novo se abrindo a frente dela, vale ressaltar que nesta fase a criança começa a raciocinar, interiorizar as ações ou seja pensar no que é certo ou errado, afinal seu senso comum vem se aprimorando neste estágio, assim seu conhecimento vai se abrangendo o tornando mais rico.

A metodologia neste trabalho é por meio de pesquisas em artigos científicos onde visamos o entendimento com base na teoria sobre as fases do desenvolvimento infantil segundo Jean Piaget.

Segundo Marconi e Lakatos (1992), a pesquisa bibliográfica é o levantamento de toda a bibliografia já publicada, em forma de livros, revistas, publicações avulsas e imprensa escrita. A sua finalidade é fazer com que o pesquisador entre em contato direto com todo o material escrito sobre um determinado assunto, auxiliando o cientista na análise de suas pesquisas ou na manipulação de suas informações. Ela pode ser considerada como o primeiro passo de toda a pesquisa científica.

Biografia de Piaget

Jean Piaget (1896 - 1980) foi um teórico da educação e psicólogo suíço, considerado um dos maiores no segmento da educação no século 20. Foi o fundador da epistemologia genética, cujo estudo central é a investigação da gênese e desenvolvimento psicológico do pensamento humano. Filho de um professor, começou a se interessar pela ciência desde a infância e fez parte do "Clube dos Amigos da Natureza” na adolescência, também escrevendo artigos científicos. Em 1918, formou-se em Ciências Naturais pela Faculdade de Ciências da Universidade de Neuchâtel.

Piaget foi estudar psicologia em Zurique, mas voltou aos seus estudos sobre malacologia. Mas a sua estadia e contatos com psicólogos em Sorbonne geraram seus primeiros trabalhos sobre educação e etapas do pensamento infantil: “A linguagem e o pensamento na criança” (1923); “O raciocínio da criança” (1924); “A representação do mundo na criança” (1926); A causalidade física na criança (1927). Outras obras fundamentais são: “O Juízo Moral da Criança” (1926) e a “Gênese das Estruturas Elementares” (1959).

Piaget dividiu o desenvolvimento mental das crianças em: 1) Período do nascimento a aquisição de linguagem; 2) Período no qual, por meio da linguagem, a criança torna capaz de reconstruir ações passadas sob a forma de relato e antecipa ações futuras por meio da representação verbal; 3) Período do pensamento-operativo, onde o sujeito torna-se capaz de lidar com o ponto de vista alheio; 4) período da adolescência, onde o indivíduo passa do pensamento concreto para o hipotético dedutivo. Em 1936, Piaget recebeu o primeiro título de doutor honoris causa pela Universidade Harvard. Morreu em Genebra, em 1980.

Operações concretas de Jean Piaget

O período operatório concreto ocorre aproximadamente na faixa etária dos sete aos onze anos, e é caracterizado como sendo uma fase de transição entre a ação e as estruturas lógicas mais gerais. No estágio, as crianças tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações internas que formaram, durante o período pré-operatório. Em outras palavras, eles agora não só têm ideias e memórias dos objetos, mas também podem realizar operações mentais com essas ideias e memórias. Entretanto, podem agir assim apenas quanto a objetos concretos (por exemplo, ideias e memórias de carros, alimentos, brinquedos, e outras coisas tangíveis) daí a denominação de operações concretas.

Segundo Piaget (1976): “… os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energias das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual”.

Piaget (1998) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável à prática educativa (Aguiar, 1977, 58).

Vygotsky (1989: 109), ainda afirma que: “é enorme a influência do brinquedo no desenvolvimento de uma criança. É no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera cognitiva, ao invés de agir numa esfera visual externa, dependendo das motivações e tendências internas, e não por incentivos fornecidos por objetos externos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (331.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com