TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO: PSICOLOGIA - 3° PERIODO - A DISCIPLINA: PERSONALIDADE I

Por:   •  29/5/2019  •  Monografia  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM

CURSO: PSICOLOGIA - 3° PERIODO - A

DISCIPLINA: PERSONALIDADE I

PROFESSORA: LETÍCIA VARGAS DE LIMA

JUNG E NISE

JOÃO VITOR DE SOUZA GOMES

AMANDA SILVA

PATOS DE MINAS

2019

Nise usou Jung para procurar outro caminho para se aproximar dos pacientes da ala psiquiátrica. Ela fez uso de um ateliê onde os pacientes desenhavam, pintavam e esculpiam com a mais completa liberdade. Nenhum modelo era imposto e nenhuma sugestão era dada. Imagens primordiais apareceram apresentando uma demonstração empírica e convincente da psicologia analítica, sem influência cultural.

Carlos via Deus através dos raios de sol que excediam o espelho de seu quarto, ele queria que todos vissem o que só ele estava vendo, devido a isso ele começou a pintar a folha de ouro, que em várias religiões representa a presença de Deus. Jung diz que a psique em todo organismo vivo tem o potencial reorganizador e auto curativo, que se manifesta nas formas circulares e essas tentativas de Carlos por reorganização se davam através disso.

Os pacientes faziam uso de círculos e imagens geométricas, se comunicando por outra linguagem, uma língua perdida por nós, imagens do denominado inconsciente coletivo.

Fernando pintou uma sala com objetos todos entulhados, totalmente caótica. Depois ele pintou uma sala vazia, onde ele estrutura a base da casa. Paredes, assoalho e aos poucos ele traz objetos, livros, aquário, então, finalmente ele reagrupa todos os objetos em uma estrutura, começando a encontrar seu espaço. Ao final ele pinta uma janela aberta e comenta “Um dia ela abre, mas dá muito trabalho”.

Outro faz uso da massa para esculpir figuras. Ele faz uma cabeça humana com o formato de um rosto, depois ele faz cria uma estátua de um guerreiro de semelhança africana com uma lança sem ter influência para chegar a isso.

A anima, seria uma manifestação dos genes recessivos femininos em um indivíduo do sexo masculino. Suas representações possuem personagens em um determinado tipo de transição entre os gêneros, no qual o gênero original ou o masculino está sendo absorvido pelo feminino. Quando a anima é representada por indivíduos do sexo feminino existe uma conotação de auto retratação do próprio âmago, com figuras de imponência, buscando retratar as figuras em uma das extremidades, exímia bondade ou excepcional maldade. A anima foi retratada por vários “clientes” do hospital psiquiátrico onde Nise estava, dentre eles: Octávio Ignácio e Carlos Pertius, como representantes masculinos e Laura Ramos e Norma Nascimento, como representantes femininas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com