TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO ERGONÔMICO

Projeto de pesquisa: CURSO ERGONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  Projeto de pesquisa  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 4

ENSINO NACIONAL

ENSINONACIONAL.COM.BR

CURSO DE ERGONOMIA

Ergonomia.

Valdin Costa de Lima.

Trabalho de Conclusão apresentado ao

Instituto Ensino Nacional, como parte dos

requisitos para obtenção da Certificação ao

Curso: Ergonomia.

João Pessoa, 07 de Setembro de 2014.

i

SUMÁRIO

Resumo ............................................................................. III

Introdução ......................................................................... 1

Desenvolvimento ............................................................... 2

Conclusão.......................................................................... 3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................... 4

ii

RESUMO.

Com o passar dos anos o ser humano está trabalhando mais, porque, ele não se conforta apenas em manter a sua subsistência, mas também, quer manter o lazer, cultura e ter uma boa moradia e melhores condições de saúde. E para que ele consiga trabalhar mais, este trabalho deve ser sinônimo de prazer, condições financeiras e sucesso profissional, assim, o objetivo do trabalho é a produção; no entanto, produzir com segurança deve ser a meta da ergonomia, trazendo conforto e bem estar para trabalhador durante sua jornada de trabalho.

A Ergonomia se divide em especialidades físicas, cognitiva e organizacional.

Os estudos ergonômicos visam realizar mudanças nas condições e no ambiente de trabalho, aperfeiçoando e adaptando máquinas e equipamentos utilizados na execução das tarefas, minimizando os riscos ocupacionais inerentes ao exercício de uma atividade profissional.

iii

Introdução.

O ambiente de trabalho pode refletir as qualidades de seus funcionários. Por isso é necessário que o ambiente de trabalho seja um local com hábitos sadio e agradável, para que consiga proporcionar aos seus trabalhadores proteção ao executar as tarefas. Desta maneira, o ideal seria que não se ocorresse acidentes, doenças ocupacionais e que existisse um bom relacionamento entre colegas de trabalho e empresa.

Atualmente as empresas almejam a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em seus ambientes de trabalho, por isso elas devem ter por meta a implantação de novas estratégias com a implantação de normas e equipamentos de segurança de trabalho. Pois, a segurança no trabalho proporciona e mantém um alto padrão de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em suas atividades e impedem os danos causados pelas condições de trabalho, pois, protege-os contra malefícios à saúde.

1

DESENVOLVIMENTO.

O termo ergonomia tem origem em duas palavras gregas: o ergon que significa trabalho, e nomos que significa leis. A ergonomia há séculos já vem sendo utilizada, sendo que, foi no agravamento do conflito entre o homem e a máquina. Atualmente ela é utilizada para descrever a ciência de conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa. Muitos autores preferem chamar a ergonomia como Engenharia dos Fatores Humanos, e, a sua maior utilização se refere à interface homem/computador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com