TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  29/5/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Drogão Super

Estado de São Paulo

2022

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

Isabela Leal Maximo Cruz – 2119605

Mariana Cassia Pereira Appolinario – 2112033

Sthefany Beatriz Botelho Garcia Donati – 2111608

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM V

Drogão Super

Projeto Integrado Multidisciplinar V apresentado à Universidade Paulista – UNIP, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestor Comercial.

Estado de São Paulo

2022

RESUMO

Este projeto integrado multidisciplinar V - PIM V - traz como proposta a prática de todos os conteúdos estudados nas disciplinas lecionadas, sendo elas: Gerenciamento e técnicas de vendas, matemática financeira e sistema de informação em comércio e serviços. Para este fim, a filial 100 da Drogan Drogarias Ltda, com o nome fantasia Drogão Super, foi a loja escolhida como objeto de estudo. Fundamentando-se na ideia de que a pesquisa organizacional faz ligação entre os conceitos teóricos e práticos existentes em uma empresa. Foi realizado o estudo de caso e o objetivo principal é usar das ferramentas da teoria e aplicar na prática, para promover seus produtos e assim manter seus clientes. Foi analisado o gerenciamento e administração das equipes de vendas da loja, fluxo de caixa da loja, juros pagos e cobrados no mercado financeiro e a análise e propostas de sistemas de informação para a loja.

Palavras-chave: Gerenciamento e técnicas de vendas/ Matemática financeira/ Sistema de informação em comércio e serviços/ Estudo de caso.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo principal desse projeto é ampliar os conhecimentos adquiridos nas matérias estudadas: Gerenciamento e técnicas de vendas, matemática financeira e sistema de informação em comércio e serviços, e aplicar a uma empresa e demonstrar na prática o conteúdo estudado.

 O trabalho a seguir foi elaborado utilizando o método de estudo de caso em uma das lojas da rede Drogan Drogarias Ltda ou de nome fantasia Drogão Super. A loja trabalha com a venda de medicamentos, cuidados da mulher e bebê, perfumaria e higiene pessoal. As lojas Drogão Super estão no ramo varejista farmacêutico.

 A empresa vem crescendo diariamente seu número de lojas, passando de 80 lojas em todo o Brasil.

Assim, no final desse projeto será possível compreender a forma em que a empresa atua no mercado e a importância das matérias estudadas até aqui na prática e no cotidiano dessa companhia.

Referencial teórico

2. MATEMÁTICA FINANCEIRA

A matemática financeira pode ser definida, como o nome sugere, diz respeito as finanças. Lidar com dinheiro nem sempre é uma tarefa simples, pois exige-se propriedade de porcentagem, de conceitos importantes, de análise de gráficos. Por meio da porcentagem, do aumento, do desconto, dos juros ou dos rendimentos, a matemática financeira traz ferramentas para lidar com casos que envolvem dinheiro.

2.1 Taxa de Juros

O conceito de taxa de juros pode ser definido como o valor do dinheiro sobre um determinado período, isto é, o preço que os tomadores de empréstimo pagam aos emprestadores para usarem um dinheiro que não é seu durante um período curto ou longo de tempo. Na prática econômica, os juros é uma troca pelo tempo que o dinheiro ficou emprestado, e pode-se dizer, que a economia gira em torno de taxas de juros.

2.2 Porcentagem

Segundo o livro texto, taxa de juros:

"É um coeficiente que determina as correções monetárias, sempre expressas em porcentagem (%)". (CAVALEIRO, 2020, p.13)

Porcentagem é uma área da matemática que indica a proporção calculada em relação ao número 100, e é representada pelo símbolo %. Sempre o denominador será o número 100.

Exemplo:

Em um dia de venda no Drogão Super, foi vendido 100 unidades de um creme facial, 15 unidades foram devolvidas no dia seguinte. Qual é a porcentagem que foi devolvida?

15/ 100 = 0,15x100 = 15%

2.3 Juros simples e compostos

A definição para juros simples e composto, segundo o livro é:

"Juros simples: A capitalização ocorre somente sobre o valor principal, ou capital inicial".(CAVALEIRO, 2020, p.20)

"Juros compostos: A capitalização ocorre sobre o valor principal e sobre os juros incorridos; é o chamado juros sobre juros".(CAVALEIRO, 2020, p.20)

Exemplo de juros simples e composto:

Um capital de R$ 1.000,00 aplicado a uma taxa de juros de 10% ao mês, ficaria:

Figura 1 - Juros simples

[pic 1]

Fonte: Livro Texto unidade I

Figura 2 - Juros composto

[pic 2]

Fonte: Livro Texto unidade I

Referencial prático

 

2. MATEMATICA FINANCEIRA

2.1 Fluxo de caixa

O fluxo de caixa de uma companhia pode ser considerado um dos instrumentos financeiros mais importantes, pois controla os movimentos financeiros da empresa. Apresenta-se no fluxo de caixa, todas as atividades relacionadas com finanças, sendo assim, as vendas e compras à vista e prazo, pagamentos dos funcionários, fornecedores, impostos, contas a pagar, empréstimos, aluguel, entre outros exemplos. Pode ser definida, como o apontamento de entrada e saída de dinheiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (288.9 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com