TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTO DIRETO

Pesquisas Acadêmicas: CUSTO DIRETO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

CUSTOS DIRETOS

RESPOSTA 1

É aquele que pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. É aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento.

Não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.

Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.

Exemplos de custos diretos:

-Matérias-primas usados na fabricação do produto

-Mão-de-obra direta

-Serviços subcontratados e aplicados diretamente nos produtos ou serviços.

Os custos diretos têm a propriedade de ser perfeitamente mensuráveis de maneira objetiva. Os custos são qualificados aos portadores finais (produtos), individualmente considerados.

Os CUSTOS DIRETOS constituem todos aqueles elementos de custo individualizáveis com respeito ao produto ou serviço, isto é, se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Um mero ato de medição é necessário para determinar estes custos.

http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm

RESPOSTA 3

Departamentalizar significa segmentar a empresa, obedecendo a critérios que resultem no agrupamento de atividades afins.

O grau de subdivisão dessas áreas esta diretamente ligado ao desejo da direção da empresa de controlar as atividades e, por, conseqüência, seus custos. Dessa forma, uma empresa pode ter apenas duas subdivisões ou dezenas delas.

Essa regra vale para qualquer tipo de empresa: comercias, industriais e de serviços.

RESPOSTA 4

Os centro de custo tiveram origem no ramo conhecido como "Contabilidade Departamental", desenvolvido pelas corporações americanas no início do século XX.

Com a sofisticação da gestão corporativa, os centros de custo passaram a fazer parte de um sistema maior, conhecido como Centros de Responsabilidade. Dessa forma, além dos centro de custos, passamos a contar também com os Centros de Despesas, Centros de Investimento (no qual a divisão não é por Departamento, mas sim por Projetos, Programas, etc), Centro de Lucros (divisão da Receita por localização geográfica, etc). Com outras formas de gestão alternativas à Departamentalização, a "Contabilidade Departamental" passou a ser conhecida como "Contabilidade Divisional".

A partir dos anos 1960, os gestores americanos (chamados de controllers) começaram a integrar na Contabilidade Divisional, os Orçamentos. Dessa forma, quando os Orçamentos eram anuais, o sistema passou a se chamar de "Controladoria Contábil". E quando os orçamentos eram a longo prazo, o sistema passou a se denominar "Contabilidade Estratégica".

Os centros de custo classificam-se em produtivos e administrativos e, eventualmente, em auxiliares.

Centros de custo produtivo

São aqueles setores da empresa onde se processa a fabricação dos produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com