TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS DE MEDIÇÃO DE LOGISTICA E DESEMPENHO

Ensaios: CUSTOS DE MEDIÇÃO DE LOGISTICA E DESEMPENHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  660 Visualizações

Página 1 de 4

01) Defina retorno sobre o investimento e quais os fatores a serem considerados em sua análise?

R: O retorno sobre o investimento (ROI) é a razão entre o lucro líquido e o capital empregado para originar esse lucro. É um produto de duas razões: A primeira é chamada de Lucro/Vendas e conhecida também como margem. E a segunda chama-se Vendas/Capital mais conhecida como capital de giro ou giro dos ativos.

02) Qual é a forma de obter o ROI mais rentável?

R: O ROI pode ser mais rentável quando as margens líquidas apresentadas forem bem pequenas, também se a produtividade do capital for alta ou por estoque limitado, vendas elevadas por metro quadrado, imóvel arrendado e não comprado e assim por diante. Os principais elementos que determinam o ROI e o potencial de crescimento para as empresas através de um gerenciamento logístico mais eficaz são: Serviço ao cliente, Eficiência Logística, Gerenciamento do canal, Tempo do ciclo financeiro, Logística Just-in-time e Diferentes usos dos ativos e grau de utilização.

03) No atual ambiente de negócios, torna-se prioritário melhorar a forma do balanço por meio de uma utilização eficiente de ativos e recursos. Com relação a balanço descreva sucintamente o que são caixas, recebíveis, estoques, propriedade, instalações, equipamentos, passivo circulante, dívida e patrimônio líquido.

R: Caixa: um componente do ativo circulante muito importante para a liquidez do negócio. Vale ressaltar que o caixa é um controle que vai desde o ciclo do pedido até a entrega da mercadoria, sendo assim as faturas só podem ser emitidas quando as mercadorias estiverem prontas para entrega.

Recebíveis: Também conhecida como contas a receber, são as duplicatas pagos pelo comprador após o recebimento de sua mercadoria. Vale advertir que o não pagamento dos mesmos pode afetar o caixa.

Estoques: Representa a reserva ou armazenamento de matérias primas, subconjuntos e componentes comprados em grande quantidade, para comercialização ou para fabricação de produtos.

Propriedade: Engloba todos os patrimônios de uma empresa que não sejam alugados ou arrendados. O Sistema logístico de qualquer negócio, Fábricas, depósitos, armazéns, maquinários, equipamentos e até mesmo veículos para armazenagem (Ex: Empilhadeiras).

Instalações: A ocupação de ambientes que não sejam próprios da empresa ou seja Galpões, lojas alugados.

Equipamentos: Todos os materiais utilizados para fabricação, armazenamento e transporte interno de mercadorias e produtos.

Passivo Circulante: São as contas a pagar, despesas de compras de materiais e componentes em grande quantidade, essas contas devem ser pagas em um prazo específico estabelecido pelo fornecedor.

Dívida: Representam despesas em geral, São as contas que devem ser pagas pela empresa sejam elas despesas fixas ou não.

Patrimônio Líquido: É o próprio lucro, ou seja, o valor que sobra após o pagamento das despesas fixas e variáveis.

04) Conceitue valor econômico agregado e valor econômico de mercado?

R: Valor econômico agregado é a diferença entre a receita operacional, abatidos os impostos e o custo do capital empregado para gerar esses lucros. Já o valor econômico de mercado trata-se do verdadeiro valor do negócio para seus acionistas.

05) Explique o que é valor do acionista e descreva os direcionadores básicos de maior valor dos acionistas?

R: Valor do acionista é atualmente uma das principais medidas do desempenho da empresa. O cálculo do valor para o acionista é determinado pelo valor liquido atual dos fluxos de caixa futuros. Os direcionadores básicos de maior valor dos acionistas são o crescimento da receita, redução do custo operacional, eficiência do capital mobilizado, eficiência do capital de giro e redução de impostos.

06) Qual é o papel do fluxo de caixa na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com