TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Custos

Resenha: Logistica Custos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  Resenha  •  804 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

Logística, atualmente, é considerada relevante nas atividades empresariais como forma de obtenção de vantagens competitivas. Custos e ativos logísticos otimizados, serviços de excelência prestados aos clientes agregam valor aos acionistas e clientes. Na busca destes resultados, os gestores da atividade de Logística empregam modelos de raciocínio próprios – os conceitos e técnicas de Logística integrada – os quais demandam informações contábeis-gerenciais específicas. No entanto, ao contrário de estarem assim conceituados, os critérios adotados nos sistemas contábeis e as informações geradas têm sido objeto de críticas generalizadas entre os estudiosos e autores de Logística, apontando para a inadequação das informações aos processo decisórios da Logística. Em essência, essa é a questão que mobilizou a pesquisa à busca de respostas para esta alegada inadequação das informações contábeis e de custos e, sobretudo, a indicação de proposições conceituais para a solução deste problema. O estudo buscou, então, a reflexão sobre os conceitos de logística e sua evolução, sobre a abordagem da Logística integrada e custos logísticos para, associando este referencial teórico a um estudo de caso numa indústria do segmento de eletrodomésticos, buscar o entendimento sobre os requisitos de informação e seu atendimento pela controladoria da referida empresa. Foram, então, apresentadas algumas proposições conceituais para a adequação das informações geradas pela controladoria às necessidades de informação dos gestores de Logística, abordando a visibilidade dos custos logísticos como um todo e as consequências das decisões logísticas no valor econômico agregado; a rentabilidade por diferentes objetos (clientes, regiões, etc.) na distribuição (de modo, inclusive, a permitir a análise de rentabilidade a diferentes níveis de exigência de serviços a clientes); a focalização das principais questões de custos na Logística de Abastecimento e de suporte à manufatura; a proposta para o desenvolvimento de um sistema de informação para custos logísticos (SICLOG) e, por fim, o tratamento da logística como uma Unidade de Negócio, na linha do modelo de Gestão Econômica – GECON. As conclusões do estudo, essencialmente, confirmam a relevância estratégica da Logística, o emprego de raciocínios e modelos peculiares de decisão na sua gestão, a inadequação das informações contábeis e de custos, e a conseqüente necessidade de reorientá-las às necessidades da decisão logística.

Para atingir a vantagem competitiva, esforços têm sido concentrados na melhoria das atividades logísticas, tanto a nível interno como nas atividades que permeiam toda a sua cadeia de suprimentos, como fonte de redução de custos ou de diferenciação para obterem vantagem competitiva.

Uma vez que o gerenciamento logístico é um conceito orientado para o fluxo, com o objetivo de integrar os recursos ao longo de todo o trajeto compreendido entre os fornecedores e clientes finais, é desejável que se tenha uma forma de avaliar os custos e o desempenho desse fluxo.

Pode-se então, definir Logística como sendo o processo de planejar, implementar e controlar o Buxo e o armazenamento, eficiente e eficaz em termos de custo, de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e as informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com