TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno 1 - Funcionários De Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais E Gestores

Monografias: Caderno 1 - Funcionários De Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais E Gestores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  2.043 Visualizações

Página 1 de 5

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO-MEC/BR

INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO-IFMT

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO- SEDUC/MT

CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS

DA EDUCAÇÃO BÁSICA-CEFAPRO-SFA/MT

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO - POLO SEDE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA-MT

PRATIQUES

Caderno 1 – Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores

NOME DO CURSISTA:Frankcijeferson Camelo Pereira

Curso: Multimeios didáticos

Alto Boa Vista - MT

2013

Unidade 1 – Funcionários das escolas públicas: quem somos?

Pág. 20

Em seu município, além das escolas públicas, existem escolasprivadas? Tente classificá-las nas quatro categorias acima.Quantos alunos estavam matriculados nas escolas públicas noano passado? Quantos nas escolas privadas? E no corrente ano?Faça comentários sobre suas descobertas no seu memorial.

No município de Alto Boa Vista não existem escolas particulares, por este motivo não podemos classificá-las.

Os dados são referente aos alunos matriculados no sistema da E.E. Prof. João Rezende de Azevedo, não estão nesta conta os alunos que estão estudando na escola, mas estão vinculados a outras escolas devido à greve. Estima-se que a escola possui 730 alunos ao todo.

Pág. 21

Em seu município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que elas enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos. Registre suas respostas.

A minha mãe sempre me falou como foi difícil sua vida escolar. É interessante lembrar disso, pois, eu reclamava para ela que eu estudava demais, já não aguentava mais tanto estudo. Daí ela me contou que estudou mais anos que eu e ainda era no sistema de palmatória, se ela não tivesse muita força de vontade ela não teria concluído os seus estudos. Logo após terminar o curso primário que teve duração de 6 anos, ela fez o teste de admissão e conseguiu seguir em frente para o ginásio.

Pág. 21

Em seu Município, já existiu Escola Normal ou curso dehabilitação para o magistério? Ainda existe alternativa deformação de professores em nível médio? Entreviste umaprofessora formada em nível médio, que depois tenha feitocurso superior, e pergunte a importância de cada fase deformação para sua atuação como docente. Anote suaspercepções.

Aqui no município de Alto Boa Vista, já tiveram duas vezes o curso de habilitação para o magistério. Existem dois cursos de formação de professores em nível médio que são o Proformação (Destina-se aos professores que, sem formação específica, encontram-se lecionando nas quatro séries iniciais, classes de alfabetização ou Educação de Jovens e Adultos – EJA das redes públicas de ensino do país) e o Proinfantil (Destina-se aos profissionais que atuam em sala de aula da educação infantil, nas creches e pré-escolas das redes públicas – municipais e estaduais – e da rede privada, sem fins lucrativos – comunitárias, filantrópicas ou confessionais – conveniadas ou não, sem a formação específica para o magistério).

Eu entrevistei o Professor Leandro Lopes Adorno, atualmente professor na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Betel em Alto Boa Vista.

A importância do magistério para minha vida como docente, foi justamente ter uma qualificação para não trabalhar de forma irregular e que fosse amparado dentro dos âmbitos legais do processo educativo. E eu já estava atuando comodocente efoi necessário fazer o magistério para eu poder adquirir novas práticas e metodologias diversas no processo ensino aprendizagem.

Já a formação superior em Pedagogia vem de encontro, primeiro a pensar no status que essa formação superior podia me trazer, tanto financeiro como educativo no meio do ambiente escolar, e ela veio trazer a complementação de forma mais aguçada frente o conhecimento já adquirido, principalmente para os anos iniciais, aos quais eu trabalhava, e também me trouxe mais compreensão. Entender o conjunto, o contexto diante da minha realidade e diante dos programas ofertados pelas três esferas, federal, estadual e municipal, e também através dos conselhos.

Unidade 2 – O que é educação? Desenvolvimento pessoal, socialização, comunicação e formação.

Pág. 28

Procure livros didáticos do início e meados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com