TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL MÓDULO 1 FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: Cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

Por:   •  9/12/2015  •  Relatório de pesquisa  •  20.251 Palavras (82 Páginas)  •  1.764 Visualizações

Página 1 de 82

CÁCERES. 20 DE DEZEMBRO DE 2014.

MEMORIAL

MÓDULO 1

FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: Cidadãos, educadores, profissionais e gestores.

Nestes memoriais trazem registros de minhas expressões sobre o meu entendimento, desenvolvimento, aprendizagem, dificuldades e minhas dúvidas.

No primeiro momento realizei a leitura da mensagem do autor, onde ele descreve a sua trajetória de vida para chegar aonde chegou me deu um grande incentivo.

Com a leitura do módulo foi possível constatar que não há diferença entre as diversas modalidades funcionais que compõem o corpo escolar seja ela docente ou não. Cada ocupação escolar tem sua importância na educação e não devemos nos sentir inferior simplesmente (como no meu caso) ser uma auxiliar de serviços gerais na escola já que o propósito da escola termina sempre na mesma tecla: Educar então através do estudo do módulo pôde verificar que todos são educador, não é preciso estar em sala de aula para educar.

Com isso, já sabendo que sou uma educadora tenho que ficar atenta a tudo que circunda desde as leis, os projetos, a gestão.

Procurando assim, obter conhecimento necessário para melhor desempenhar minha função.

Ser educador , tanto como professor , como funcionário implica competências mais complexas exatamente o que o pro funcionário está desenvolvendo e que precisamos aperfeiçoar na escola, na nossa vida e se a educação brasileira evoluir como desejamos discutiremos e aprofundaremos num futuro curso superior.

Gestão democrática depende de nós, de forma que o autor apresenta, para nós ainda é um sonho. A sociedade não tem preparação, consciência e interesse para exercer este trabalho.

Segundo Dante Diniz Bessa “a convivência com o outro supõem construção e reconstrução do ser humano” essa citação, me proporcionou uma profunda reflexão sobre as diferentes maneiras de ser, pensar do ser humano, nas diversas culturas existentes em nosso meio social, na qual temos que conviver com elas, em nossas escolas, em nosso setor de trabalho com a interação, socialização, os relacionamentos com o outro em nossas práticas educacional, faz mudar a visão do nosso setor  de trabalho, sempre com o objetivo de construir uma sociedade mais justa.

Tudo foi muito proveitoso aprendi muita coisa que não me era conhecido e das quais não tinha interesse. O resultado acabou por ser surpreendente e através do módulo coloquei-me como membro importante e necessário para a escola.

PRATIQUE

UNIDADE 1

Funcionários de escolas: Cidadãos educadores profissionais e gestores.

1 – Em seu município, você conhece pessoas que se submeteram ao exame de admissão? Entreviste-as, para sentir um pouco as dificuldades que eles enfrentaram e perceber como a educação brasileira mudou em quarenta anos. Registre suas repostas.

R_Segundo as pessoas entrevistadas, naquela época para se ter acesso ao ginásio não bastava, concluir o quarto ano primário, havia um exame de admissão, parecido com os vestibulares de hoje para se ter acesso aos cursos superiores. E eles acham que naquela época só tinha acesso ao ginásio, que hoje é o ensino fundamental, quem realmente mostrava ser apto através desse exame e hoje infelizmente o aluno tem acesso ao ensino fundamental despreparado, até mesmo sem saber ler.

2- Em seu município, já existiu Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério? Ainda existe alternativa de formação de professores em nível médio? Entreviste uma professora formada em nível médio, que depois tenha feito curso superior, e pergunte a importância de cada fase de formação para sua atuação como docente. Anote suas percepções.

R = sim já quase não existem professores somente com nível médio estão todos graduando fazendo curso superior  eles  adquirem  mais conhecimento e possa dar uma educação com mais qualidade.

PRATIQUE

UNIDADE 2

1 – Em seu município existem escolas estaduais e municipais? Que rede tem mais alunos matriculados? Você conhece algum (a) conselheiro (a) municipal da educação? Seu município constitui-se num sistema de ensino autônomo? Faça uma visita ao CME. Relate em seu memorial.

R=Com certeza eu conheço da rede estadual Maria José, na minha cidade, o que vale é apalavra ao nosso prefeito ele ordena e nós funcionários só obedecemos, sem opção de expor nossas opiniões.

 2) Procure livros didáticos do inicio e meados do século XX em biblioteca ou em casas de famílias de sua cidade. Perceba as diferenças e as semelhanças com os usados atualmente. Num curso a distância, como o profuncionário, qual a importância dos módulos impressos. Anote suas percepções em seu memorial.

R_A sim uma grande diferença dos livros didáticos daquela época, para os dias atuais, a grade curricular, as imagens dos livros antigos não havia. E quanto ao curso a distância nem todo mundo tem acesso, porque os módulos impressos ficam bem mais fácil para estudar.

UNIDADE 3

  1. Você conhece alguém que tenha feito um curso de 2º grau profissionalizante? O que você preferiria para um filho ou filha: o curso médio profissional ou o não profissional, também chamado de propedêutico? Por quê? Registre em seu memorial.

R=com toda certeza conheço, mas eu prefiro o curso profissionalizante.

Em minha opinião muitas vezes o alunos tem emprego garantido e só precisam-se qualificar.

  1. Você acha que os funcionários deveriam todos se profissionalizar? Por quê? E os outros trabalhadores? Qual a diferença entre escolarização e profissionalização? Entreviste alguém do seu sindicato para ajudar a responder essas perguntas.

R=Com certeza deveria ser um direito de todos se profissionalizarem, todos os trabalhadores, para que haja remuneração salarial, e também uma forma de transformação de ocupações de apoio para profissões reconhecidas.

UNIDADE 4

  1. Em cidade existe emissora de TV? E de rádio? Em que sentido elas educamos telespectadores e ouvintes? Em sua cidade existe templo de quais religiões? Você frequenta algum deles? Você percebe que o comportamento e o pensamento das pessoas na igreja são padronizados num certo tipo de educação? Os padres e os pastores tem mais escolaridade que os fieis? Esses aceitariam um chefe analfabeto? Por quê? Registre em seu caderno.

R=A cidade que eu moro é Cáceres, existem sim vários templos de várias religiões. Eu costumo a frequentar a igreja evangélica, em pouco tempo que eu pesquisei os padres não tem mais estudos porque, existe entre os fiéis, pessoas com grau de escolaridade de nível superior, posso até citar alguns exemplo: médicos, advogados e temos outras profissões de nível superior dentre eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (124.8 Kb)   pdf (596.8 Kb)   docx (92.3 Kb)  
Continuar por mais 81 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com