TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratiques Módulo 01: "FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES"

Artigos Científicos: Pratiques Módulo 01: "FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS: CIDADÃOS, EDUCADORES, PROFISSIONAIS E GESTORES". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  4.535 Visualizações

Página 1 de 7

PRATIQUES SOLICITADO A PARTIR DA AULA COM O PROFESSOR FORMADOR DO CEFAPRO:

Abaixo segue a lista das atividades que devem ser feitas para a conclusão do módulo 2. Como futuramente as atividades do pratique serão postadas no ambiente virtual, solicito que respondam estas questões digitadas no computador e em um documento diferente do memorial (mesmo nos pratiques que pedem para desenvolver o exercício no memorial).

1. Como ocorreram as relações entre os colonizadores e os nativos?

Os europeus, especialmente os portugueses e espanhóis, chegaram na América como se estivessem praticando a expansão de suas fronteiras agrícolas. Foram chegando, extraindo as riquezas, devastando o solo e substituindo a natureza por outra, mais conhecida e dominada por eles. As populações locais viviam do que a aqui tinham, comiam milho ou mandioca, produziam biju, ricas carnes de animais nativos, aves ou peixes. Aos poucos foram introduzidas novas comidas, cabras, carneiros, queijos e novas plantas, cana-de-açúcar, café e beterraba. A introdução de novas essências não poupou nem mesmo as árvores e os frutos, a tal ponto de se dizer que a natureza foi substituída.

2. Comente a situação atual dos indígenas em nosso país.

Atualmente, não há distinção entre os índios, apesar de cada tribo possuir suas particularidades, nesse contexto existe somente separação entre o índio e o homem branco. Independente do grupo indígena, o mais importante é valorizar as culturas e os costumes típicos de um grupo étnico que corre sério risco de extinguir e não existir ninguém para testemunhar a existência de determinado grupo social. Se compararmos o número da população indígena do período que os colonizadores aqui chegaram com os números atuais vamos perceber claramente que houve praticamente um extermínio desse povo, a ocupação do território brasileiro se deu através da retirada dos indígenas que aqui já habitavam e durante séculos o homem, dito civilizado promoveu uma verdadeira expulsão desse povo.

3. Como acolhemos as crianças e os adolescentes do campo, quilombolas e indígenas na nossa escola?

É preferível citar diretamente a resolução, porém não é seguida na prática na maioria dos estados principalmente em Mato Grosso.

Entendemos por Educação do Campo o disposto na Resolução CEB/CNE nº 2, de 28 de abril de 2008:

A Educação do Campo compreende a educação básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio e destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida – agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros. Mas na prática não funciona porque a própria instituição não tem professores preparados para tal prática a própria secretaria de educação não disponibiliza estrutura nas unidades escolares exemplo de tal fato é os deficientes e pessoas com necessidades especiais é uma escola empurrando para outra e sem falar na inexistência de professores com curso de libras.

4. Sugestão: procure os seguintes filmes: 1º) A missão e 2º) Desmundo. São filmes que retratam as relações entre colonizadores e povos nativos.

Até o momento não assistir os filmes mas estão agendados já peguei com os colegas do curso.

5. Escreva sua trajetória, destacando:

Durante o meu aprendizado inicial tive a oportunidade de viver em uma época um pouco diferente quando se tratava de educação e disciplina e nem me preocupava alguns xingamentos e insultos era tudo muito diferente os problemas eram resolvidos de formas apaziguadores e de forma flexível e havia uma obediência maior em relação aos menores de idade delinquentes que atualmente é uma pedra no sapato do governo federal e de todos nós estamos criando verdadeiros monstros devido as leis que existentes que os governantes insistem em não modifica-las. Por outro lado existia também a exploração e o trabalho escravo enfim será que um dia chegará a um equilíbrio viável para todos nós a minha trajetória está amarrada em ideias positivas e pretendo continuar divulgando principalmente me integrando no projeto atual da secretaria de segurança pública rede digital pela paz.

6. Suas alegrias, na relação com os colegas, professores e diretores que teve;

Excelente, pois tenho a concepção de que o mundo mudou em alguns aspectos, mas que nasceu com dom de ensinar e disseminar conhecimento não para até depois de anos após seu trabalho realizado seu legado continua fazendo a diferença esse é o caso da minha professora Ana que eu tive na 4ª série do ensino fundamento 3º ano algum tempo atrás isso foi verdadeiro e marcou por isso é importante mudar a visão dos jovens em relação aos orientadores e professores do mundo atual e tirar a utopia de alguns professores que sempre ao lado estará o professor Google que realmente compete com o professor ao todo o tempo então que tal entrar na onda e ser um professor blogueiro e etc... Usando a experiência pra identificar a realidade e virar parceiro e não ficar fingindo que está ensinando a geração “y” que as vezes acham que já sabem tudo é ai o ponto franco é ai o momento de entrar e orientar e ensinar o caminho. Ufa! Aja paciência mas talvez seja a única solução que realmente pode funcionar.

7. Como era a escola onde você estudou? Você recorda quem eram os funcionários?

Alguns sim outros não as imagens já se perderam e a maioria dos nomes fora esquecidos, mas a forma como foi transmitido o ensinamento e as ideias permaneceram tanto é que até os dias atuais lembro com detalhes de alguns disciplinas que foi administradas na época.

8. Registre uma lembrança, um caso que marcou sua trajetória.

Até o 4º ano eu era o melhor aluno da escola e no 5º ano comecei outras coisas adicionais junto com as atividades da escola namorada e jogo de bola. Se fosse aos dias de hoje apenas fazendo uma analogia responderia descobri a namorada o fone de ouvido, o celular, o facebook, o twitter, o MSN etc... que compete com o momento que deveria ser aproveitado 100% para atividades dentro das salas de aulas.

9. Como a Corte portuguesa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com