TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno 10 - Profuncionario

Artigo: Caderno 10 - Profuncionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  1.278 Palavras (6 Páginas)  •  1.839 Visualizações

Página 1 de 6

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

Pratiques – Caderno 10 - Teorias do espaço educativo – 03/08/13

Rene Descartes: acha que o espaço escolar se refere à extensão, quer dizer, ao tamanho ao tamanho dos corpos. Isso significa que o espaço e um uma coisa que existe fora da gente.

Immanuel Kant pensa ao contrário. Para ele é uma intuição do ser humano, que já nasce com as pessoas, ele diz que o espaço e uma apresentação apriore necessária, que fundamenta todas as intuições externas. Isso quer dizer o espaço é uma ideia que cada um de nós já tem na cabeça.

O entendimento que conhecemos e aprendemos nas escolas e na prática é o pensamento de Descartes é a maneira que achamos, já a de Kant é desconhecida por muitos é não é praticada nas escolas.

Coliseu, Roma, deram continuidade à herança clássica dos gregos, seus principais componentes eram o uso de colunas de frontões e estátuas. O renascimento sua preocupação central era o homem sua arquitetura era grego romana visavam a construção de edifícios perfeitos, eram chamados de arquitetura de tipos ideais. Na idade média era chamado de forma ideal. A arquitetura barroca foi muito importante para o Brasil, todavia, sofreu influência de outra arquitetura praticada na Europa, a arquitetura do Renascimento.

O prédio da igreja era o mais bonito imponente aquela que ocupa a posição mais visível, era um ambiente adequado, silencioso, reservado e agradável. Na república velha, os prédios escolares passaram a adotar uma arquitetura imponente, com localização central na década de 1930, chega ao sistema escolar brasileiro a arquitetura moderna em várias cidades brasileiras e culminou com a construção de Brasília em 1960.

Eles acreditavam que o prédio a vizinhança faziam parte do contexto escolar da criança, que um lugar limpo e bem estruturado fariam a diferença na educação das crianças, Maria Montessori, Basil Bernstein e o brasileiro Paulo Freire, acreditam em suas reflexões práticas e educativas, o meio ambiente e o espaço construído, não só o ensino dentro de uma sala de aula. Rudolf Steiner se preocupava com o espaço natural por ex: jardins, pomares, ele acreditava que o contato com a natureza ajudava a despertar o interesse pelo que ele chamava de ritmo de vida natural.

Os componentes construtivos são as alvenarias, paredes muros, a estrutura predial, a cobertura, as esquadrias e os elementos especiais (corrimãos, bancadas e muretas)

Os urbanísticos são as áreas abertas, a vegetação, as árvores, arbustos e gramados, as coberturas que sombreiam a área, todos estes componentes são de grande importância para a educação das crianças jovens e adultas, as instalações prediais abrigam e as áreas verdes deixam as aulas mais livres e dinâmicas.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL FERREIRA LIMA

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

Módulo 10 – Teorias do espaço educativo

ATIVIDADE DE SALA I – 20.07.2013

A partir do capítulo designado pelo tutor(a) para estudo em grupo, faça uma síntese dos estudos realizados e anote as considerações no campo abaixo, registrando a mesma atividade em seu memorial. Ressalta-se que a atividade será apresentada em forma de Seminário.

Arquitetos e engenheiros planejam o prédio escolar, para melhores condições de trabalho para profissionais da educação.

Estudiosos como Paulo Freire, Maria Montessori, e Basil Bernstein, acreditavam que o prédio escolar, as áreas verdes e a vizinhança da escola poderiam auxiliar as crianças na aprendizagem.

Eles possuíam diferentes visões de ensino, embora a escola tradicional, aquelas com mesas, carteiras e professores a frente havia também a escola progressista aquela que os espaços poderiam ser ocupados para o ensino, quadras e áreas verdes e pátio.

Deixemos claro que a educação tradicional e uma educação explicita já a educação progressista e uma educação implícita.

Paulo Freire acreditava que o aluno poderia aprender tanto dentro como fora de uma sala de aula e indicava o uso da tecnologia.

O prédio escolar sofre com o desgaste natural provocado pelo tempo e também pelo vandalismo.

John Dewey acreditava que alunos poderiam aprender fazendo que seria de grande beneficio para eles e os funcionários poderiam ajudar já que eles fazem isso todos os dias.

Existem vários incômodos para o ensino, o natural como o solo, o vento, a umidade e os incômodos culturais a danificação dos prédios públicos praticados com o vandalismo.

As plantações de árvores como a mangueira e sete copas trás transtornos como quebra de calçadas e lixo como folhas e sementes, fora isso as garrafas pet´s sacolas plásticas largadas sem destino é preciso tomar dois tipos de ações à preventiva ensinando os alunos e o planejamento de médio e curto prazo para o lixo de forma que não poluam o ambiente dentro da escola e nem que se espalhem deixando a aparência do prédio feia.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com