TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pps 13 Profuncionario

Exames: Pps 13 Profuncionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  5.103 Visualizações

Página 1 de 4

PROFUNCIONÁRIO

PLANO DE PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA (PPS)

BLOCO II – EIXO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA

NRE:

ESTABELECIMENTO:

DOCENTIES:

CURSO: SECRETARIA ESCOLAR TOTAL DE ALUNO: 30 TURMA/ANO: 2009

MÓDULO: 13 – TÉCNICA DE REDAÇÃO E ARQUIVO

HORAS DA PPS: 32 H

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DA PPS 20/11/2010 A 11/12/2010

OBJETIVOS

- Refletir sobre a importância da participação de todos para a efetivação de uma gestão democrática e participativa;

- Fortalecer a discussão e as deliberações coletivas na escola;

- Articular professores, funcionários, pais, estudantes, coordenadores pedagógicos e a comunidade na construção de mecanismos de participação, visando consolidar a gestão democrática na escola.

ATIVIDADES REALIZADAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADAS

Pesquisa e análise de duas Atas.

Nas duas atas analisadas por mim não apresentaram problemas em relação a interpretação ou em relação a sua elaboração. Pesquisando em livros de atas mais antigos no colégio, pude verificar que algumas atas apresentavam problemas em relação a organização do texto com uma linguagem mal elaborada, com algumas rasuras o que não pode haver em uma ata, sob o risco de gerar dúvidas sob a veracidade do que está escrito. Outro aspecto também observado em uma ata é sob o excesso de abreviações, como se trata de um documento que ficará arquivado na escola, é imprescindível que tudo esteja o mais claro possível, as abre viações correm o risco de não serem entendidas por futuros leitores além de também tornarem-se duvidosas.

Pesquisa quais documentos os servidores mais utilizam em seu dia-a-dia.

Secretaria

históricos escolares, ficha individual, atas, ofícios, carteirinha do estudante, fichas de nota e frequência, documentos pessoais dos alunos, Relatórios Finais etc.

Biblioteca

Livro de Registro de Livros, Carteirinha de Estudante, Registro de Retirada e Devolução de Livros e Apostilas do Ceebja.

Coordenação Pedagógica

PPP, Regimento Escolar, Provas de Classificação, Relatórios, Plano de Trabalho Docente, Atas, etc.

Cozinha

cardápio, relatório da merenda escolar, CPF e RG para recebimento do Leite do Paraná.

Como os documentos são arquivados na sua Escola.

No ------------ temos os arquivos ativo e morto para arquivamento das pastas dos alunos. No Arquivo Ativo temos as pastas dos alunos que estão ativos na escola, frequentando regularmente o curso, no Arquivo Morto, temos dois tipos, havendo uma divisão com as pastas dos alunos concluintes de curso e dos alunos que se encontram desistentes. As pastas estão distribuídas em ordem alfabética.

Em relação aos documentos da escola, ofícios expedidos e recebidos, resoluções, fichas de conclusão de disciplinas de alunos, livros de coletivos e APEDs, entre outros, temos: Arquivo corrente – local onde estão arquivados os documentos de uso contínuo ou que são referentes ao ano, para a realização de tarefas, esclarecimento de dívidas e pesquisas, os quais ficam arquivados em pastas específicas até serem transferidos para o Arquivo temporário ou permanente dependendo do tipo de documento e do tempo que cada um precisa/deve ser arquivado na escola.

Levantamento dos documentos mais utilizados pela secretaria escolar lida.

Os documentos mais utilizados pela secretaria no que se refere ao aluno são os históricos escolares, as atas de classificação, reclassificação e aproveitamento de estudos, a declaração de existência de vaga e de matrícula, ficha de frequência e de notas, Certidão de Regularidade de Estudos.

A importância de arquivos públicos e privados e sua função social.

Os arquivos são fontes culturais, pois guardam a memória histórica individual e coletiva, fatos das civilizações, leis, criações científicas e tecnológicas, etc. Eles podem ser divididos em públicos que são produzidos ou recebidos por instituições governamentais de caráter federal, estadual ou municipal, ou privados produzidos e recebidos por pessoas físicas, conforme suas atividades específicas, e por instituições que não são públicas. O arquivo tem como função classificar, organizar e preservar a documentação.

As diferentes formas de arquivo são fontes inesgotáveis de pesquisa e de preservação do patrimônio documental em qualquer esfera seja pública ou privada, eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com