TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculadora Em Pilha

Trabalho Universitário: Calculadora Em Pilha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

Implementaçao utilizando pilha calculadora torre de Hanói

Após a criação do mundo, em um mosteiro na Índia, o Grande Criador colocouuma placa de bronze e nela fixou três bastões cobertos de diamantes. Em um dos bastões, em ordem decrescente de tamanho, colocou 64 discos de ouro. E assim disseaos monges:“Transfiram esta pilha de discos para outro bastão, movendo,ininterruptamente, um disco de cada vez e nunca permitindo que um disco maior fiqueacima de um menor. Quando terminarem essa tarefa e os 64 discos estiverem em outro bastão, este templo se reduzirá a pó e com um estrondo de trovões o mundo acabará.”(WATANABE, 1986, p.34)

É claro que essa história é apenas uma lenda, mas serve de motivação para que o professor faça a pergunta: Quando o mundo vai acabar? Na verdade o problema foi formulado e resolvido pelo matemático francês Édouard Lucas(1842 - 1891) em 1883, no terceiro volume da sua obra

Récréations mathématiques

.O problema está relacionado com um jogo que ficou conhecido como Torre de Hanói queconsiste num tabuleiro onde se devem fixar hastes verticais (cilíndricas e iguais), “n” discos(circulares), não havendo dois discos com o mesmo diâmetro. Cada disco tem um pequenoorifício no centro de forma a poder ser enfiado em qualquer uma das hastes. No início do jogo,todos os discos devem ser enfiados na mesma haste por ordem decrescente. O objetivo do jogo étransferir todos os discos de forma a reconstruir a torre numa das outras hastes, obedecendo àsseguintes regras:

1.

Em cada movimento só poderá ser transferido um disco;

2.

Em nenhum dos movimentos poderá o jogador colocar um disco sobre outro de menor diâmetro.(WATANABE, 1986).Depois de explicadas as regras, é distribuído, para cada dupla de alunos, um jogo da Torrede Hanói que pode ser adquirido pela escola, trabalhado no computador ou confeccionado pelos próprios alunos com materiais variados. Deixar os alunos jogarem livremente para que se familiarizar com o jogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com