TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Numerico

Artigos Científicos: Calculo Numerico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 3

1) Conceitue a administração em função da ênfase em cada uma das variáveis a saber:

Tarefas→ A ênfase nas tarefas busca padronizar tornar o trabalho mais eficiente através da fragmentação e especialização.

Estrutura → Planejar e organizar cargos (hierarquia)que compõe a empresa afim de dirigir e organizar suas atividades. A estrutura baseia-se no todo da empresa, desde a diretoria até o mais simples dos cargos, baseando-se na competência.

Pessoas → É focar o pensamento na pessoa, deixando um pouco de lado as tarefas e estruturas, lidar com pessoas proporcionar o bem estar, ambiente agradável para o trabalho, enfoque no aprendizado entre outras.

“O trabalho não é para o homem, apenas um necessidade inevitável. É também o seu libertador em relação a natureza, seu criador como ser social ou independente. No processo do trabalho, isto é, no processo de moldar e mudar a natureza exterior a ele, o homem molda e identifica a si mesmo. Fromm, 1944”

Tecnologia → Utilizar como ferramenta administrativas, extraindo dela a máxima eficiência, parceira da empresa.

“A administração tem a obrigação não apenas de interpretar a situação externa para os membros da empresa, ,mas também de apresentar os problemas internos segundo o que realmente são, o produto das pressões e das mudanças na situação de mercado, nos requisitos técnicos e na própria estrutura da sociedade (Burns e Stalker, 1961, pg 262).”

Ambiente → Surgiu com a Teoria da Contingência, no qual não existe uma só forma de organizar uma empresa, isso depende das característica estruturais e ambientais que a circundam, procura lidar com as demandas e obter o máximo da eficácia. Entre os recursos ambientas mais importantes estão, matérias primas, mão de obra qualificada, energia, bem como recursos financeiras, para produção de bens e serviços.

2) Explique as características da administração cientifica de Taylor e de Fayol.

Taylor → Administração cientifica baseada na divisão de competências, os administradores e engenheiros formulam a melhor maneira de desenvolver um trabalho e os operários apenas obedecem e segue fielmente essas orientações, ao operário não cabia pensar, alienando –se , para Taylor o operário era apenas mais uma peça de produção (maquina humana).

Fayol → Administração Clássica baseada na estrutura da organização, tinha o objetivo de aumentar a eficiência por meio da definição de responsabilidade, tinha enfoque na autoridade.

3) Conceitue a teoria da burocracia e explique as disfunções.

O principal conceito é a autoridade legal, racional ou burocrática. Os subordinados aceitam as ordens dos superiores, concordam com um conjunto de preceitos ou normas que consideram legítimos e dos quais deriva o comando. A obediência não é devida a alguma pessoa em si, mas a um conjunto de regulamentos legais previamente estabelecidos.

Sua disfunções são:

- Exagero e apego aos regulamentos → as normas passam de meios para objetivos. Os funcionários perdem a flexibilidade.

- Excesso de formalismo → A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com