TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Calculo Numerico

Dissertações: Calculo Numerico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2013  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

Aula 2 – Conceitos

Estatística: é a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões. (LARSON; FABER, 2007).

Estatística Descritiva: envolve técnicas para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar dados provenientes de experimentos ou vindos de estudos observacionais. A essência de uma análise estatística é tirar conclusões sobre uma população ou universo de dados, com base em uma amostra observada. (BARBETTA; REIS; BORNIA, 2004).

Estatística Indutiva ou Inferencial: É o ramo que busca tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica da estatística inferencial é a probabilidade. Inferência: processo de derivar conclusões lógicas de informações conhecidas ou decididamente verdadeiras.

População: conjunto de todos os resultados, respostas medidas e contagem. É também o alvo sobre o qual reside o interesse da pesquisa. A população pode ser: todos os habitantes de uma cidade; todos os alunos de uma universidade; todos os fusíveis fabricados por uma empresa.

Amostra: subconjunto de uma população.

Mais exemplos:

Todos os habitantes de Campo Grande = População

Os habitantes que responderam ao Censo = Amostra

Todos os alunos da Universidade = População

10 alunos de cada sala de aula da Universidade, que participarão da pesquisa = Amostra

Obs: Em uma pesquisa utiliza-se de “amostra”, quando a população é muito grande para ser medida; quando o tempo é limitado para realizar todos os questionários; quando a verba não permite que se consulte todos os membros da população; ou quando são necessárias medidas minuciosas, o que é impossível quando o número de indivíduos ou blocos são muitos.

Dados: são as informações provenientes das observações, contagens, medidas ou respostas coletadas.

Dados qualitativos: atributos, qualidades, classificação de registros não numéricos. Ex: cor dos olhos; cor dos solos.

Dados quantitativos: são as medidas de contagem numéricas. Ex: altura de uma pessoa; peso de um bloco de concreto.

Parâmetro: descrição numérica de uma característica da população. Ex: “renda”, é uma característica de uma população de um bairro. “Até 3 salários mínimos” é um dos parâmetros numéricos da característica “renda”, desta população.

COLETAS DE DADOS

Coleta Direta: é realizada diretamente pelo pesquisador através de levantamentos, questionários ou inquéritos sobre documentos de registro obrigatórios, tais como: nascimento, casamentos, óbitos, censos, boletins oficiais, prontuários médicos etc. Ex: verificar o número de acidentes de trabalho na construção civil diretamente nos prontuários médicos dos hospitais.

A coleta direta pode ser:

a) contínua – registos feitos continuamente, tais como, nascimento, atas, diário de frequência de estudantes.

b)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com