TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campari - Desenvolvimento de recursos humanos

Projeto de pesquisa: Campari - Desenvolvimento de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.324 Palavras (10 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O Esse projeto vem apresentar a história de um produto que com uma extensa popularidade não apenas no âmbito nacional, está presente no Brasil desde 1982, a Campari do Brasil possui sua sede administrativa em Barueri e duas fábricas: uma em Sorocaba e outra em Jaboatão. Além de produzir no Brasil algumas das marcas lideres como Dreher, Campari e Cynar, a Campari do Brasil também importa e distribui outros produtos de destaque como os licores Frangélico e Carolans, a Skyy Vodka e Jägermeister.

A origem do Campari vem da Itália , sendo fundada em 1860 demonstrando assim uma experiência acima de 150 anos, o seu fundador foi Gaspare Campari , fazendo jus ao no me do produto que é matéria principal abordada neste projeto.

A sede mundial do Campari fica em Milão na Itália, o seu faturamento estimado gira em torno de 300 milhões de euros por ano, de 1995 pra cá o Campari chegou a ter um faturamento US$ 700 milhões, sua presença global atinge 190 países incluindo o Brasil, os seus maiores mercados são a Itália, Brasil e França.

Em número de 13 fábricas o Campari conta com um número superior a 2.000 funcionários, no segmento de bebidas alcoólicas tendo como seu principal produto o bitter e o seu slogam mais conhecido é “ só ele é assim”.

Hoje, o Grupo tem mais de 2.000 empregados e as ações da matriz, Davide Campari-Milano S.p.A (Reuters CPRI.MI - Bloomberg CPR IM), são comercializadas na bolsa de valores italiana

Campari – Desenvolvimento de Recursos Humanos

Ciente de que as empresas devem tornar o departamento de Recursos Humanos cada vez mais estratégico, a Campari do Brasil contrata os serviços da ADP Brasil para implementação do ADP eXpert, um conjunto de serviços que auxilia nas tarefas operacionais específicas do departamento de gestão de pessoas.

A empresa adquiriu os módulos: Folha de Pagamento, com execução operacional, Ponto Eletrônico, Pagamento de Autônomos, Módulo de Segurança e Medicina Ocupacional, Integrador Contábil e Web Report (um gerador de relatórios), que atendem às exigências da companhia em agregar segurança à informação e em descentralizar as atividades do RH, que hoje administra a folha de pagamento de mais de 400 colaboradores.

Foi assim que seu “Bitter allíuso di Hollanda”, uma bebida de cor vermelho brilhante e sabor amargo, era servida de entrada aos seus clientes como cortesia. Ele se referia ao coquetel como “amargo da Holanda”. Mas de holandês não tinha nada. Era apenas um charme de Gaspare, já que as bebidas holandesas estavam na moda naquela época. Mas os clientes sempre pediam “o bitter de Campari”. Exatamente no dia 7 de janeiro de 1889, o primeiro comercial da marca foi veiculado em um importante jornal italiano. Somente em 1892, foi fundado em Milão o primeiro estabelecimento para a produção industrial da bebida. Esta transformação inicial determinou que a família investisse muito dinheiro atrás de retornos maiores, já que a produção era toda vendida.

Imediatamente contrataram vários artistas e cartunistas como Cesare Tallone, Leonetto Cappiello, Marcello Dudovich e Adolfo Hohenstein para desenhar e criar as tradicionais propagandas da marca. A produção da bebida em larga escala começou somente em 1904 na cidade de Milão com a inauguração da fábrica localizada em Sesto San Giovanni, que se manteve em atividade até 2005, quando a produção do CAMPARI foi transferida para as modernas instalações de Novi Ligure. Rapidamente a bebida estava disponível em vários bares da cidade e região.

Por volta de 1920, Davide Campari, um dos filhos e sucessor do fundador da empresa, iniciou as atividades de expansão do negócio pelo mundo. Primeiro a bebida estava disponível na badalada cidade de Nice na Riviera Francesa. Depois, em 1923, CAMPARI começou a ser exportado para Argentina e Somália, e posteriormente produzido em fábricas na França, Suíça e Brasil. Essa expansão internacional ganhou força na segunda metade do século 20. Em 1932 a empresa lançou a primeira extensão da marca CAMPARI com a introdução do CAMPARI SODA, primeiro drinque pronto para beber do mundo, que vinha em uma garrafa com design único. O drinque, uma mistura de CAMPARI com soda se tornou um aperitivo ícone na Itália.

Na década de 60, a marca já estava presente em mais de 80 países. Durante 20 anos a marca CAMPARI acompanhou o circo da velocidade, especialmente da Fórmula 1, no mundo inteiro. A manobra foi vital para fazer de um pequeno fabricante de Milão, uma marca verdadeiramente global. No início dos anos 90, por conta da rápida consolidação do mercado mundial do setor, a marca CAMPARI teve que decidir entre crescer através de aquisições ou se conformar e defender um mercado de nicho. Crescimento foi a decisão e um programa de aquisições, que teve início em 1995 com a compra do grupo holandês BoisWessanen, proprietário das marcas Cynar e de alguns refrigerantes, levou-a a competir no mercado global de bebidas. O objetivo foi criar um portfólio de marcas que pudesse ser expandido internacionalmente. Em 2002 a empresa introduziu no mercado a bebida de baixo teor alcoólico pronta para beber CAMPARI MIXX, que combinava o sabor de CAMPARI com frutas como laranja e grapefruit.

Em 2010, em comemoração aos seus 150 anos, a inconfundível bebida de cor vermelha e sabor amargo realizou o projeto “Campari Art Label”, uma ação mundial com o lançamento de uma edição limitada de rótulos criados por quatro artistas de renome internacional: Avaf, Tobias Rehberger, Vanessa Beecroft e Romero Britto. No Brasil, o artista escolhido foi o pernambucano Romero Britto. Além disso, a estonteante atriz ucraniana Olga Kurylenko foi escolhida como estrela do tradicional Calendário Campari, cuja série limitada de 9.999 cópias foi distribuída no mundo todo para um seleto mailing.

Suprimento de Mão de Obra

Davide Campari-Milano S.p.A, e suas filiais (“Gruppo Campari”), é um dos principais grupos globais no setor de bebida, presente em mais de 190 países, ocupando posição de destaque nos mercados italiano e brasileiro, e uma presença forte no EUA e Europa Continental. O Grupo tem um portfolio extenso, dividido em: Spirits, Wines e Soft drinks. No segmento Spirits estão as marcas internacionalmente conhecidas como Campari, Carolans, SKYY VODKA e Wild Turkey como destaques. Também conta com marcas líderes regionais como Aperol, Cabo Wabo, CampariSoda, Cynar, Frangelico, Glen Grant, Ouzo 12, X-Rated Fusion Liqueur, Zedda Piras e marcas brasileiras como Dreher, Old Eight

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com