TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo Eletrico

Monografias: Campo Eletrico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  2.011 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

ETAPA 1

Aula-tema: Campo Elétrico. Lei de Gauss.

Essa atividade é importante para compreender a ação e a distância entre duas partículas sem haver uma ligação visível entre elas e entender os efeitos dessa partícula sujeita a uma força criada por um campo elétrico no espaço que as cerca.

Passo 1(Aluno)

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, notícias que envolvem

explosões de fábricas que têm produtos que geram ou são a base de pó.

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento simultâneo de calor e explosões devido à poeira orgânica em suspenção são riscos em potencial de formas mortais em todo o processo de operação que tem a produtividade sem sua formação secundaria de materiais pulverulentos em alguma fase da sua etapa produtiva.

“As indústrias de processamento de produtos quem em alguma de suas fazes apresentam na forma de pó são instalações de alto potencial de riscos quanto a incêndios e explosões. São industrias de armazenagem, secagem e beneficiamento de produtos agrícolas, fabricantes de rações animais balanceadas, indústrias alimentícias (incluindo as fábricas de óleos vegetais), indústrias metalúrgicas, farmacêuticas, plásticas, de carão e beneficiamento de madeira. Tais instalações devem, antes de sua implantação, efetuar uma análise acurada de seus riscos e tomar as precauções cabíveis, pois na fase de projeto as soluções são muito mais simples e econômicas. Porém as indústrias já implantadas, com auxílio de um profissional competente, poderão equacionar razoavelmente bem os problemas, minorando os riscos inerentes. (SÁ, 1997).”

As atividades industriais descritas acima correm riscos para trabalhadores, riscos estes que podem ser físicos, químicos, biológicos e ergonômicos. No entanto, dentro dos principais riscos que podem ser observados estão os de instalações, os acidentes provocados por incêndios e explosões, são provocados por poeiras que podem estar suspensas, as quais trazem danos aos bens materiais da empresa, com perdas quase sempre irreparáveis sendo estas perdas de vidas humanas e animais com diversas e incontáveis paralizações provocando perda de mercado, competitividade sendo reinvestido recursos financeiros para colocar novamente todo o parque operacional da indústria em operação, além das consequências de traumas psicológicos que isto pode representar no futuro dos colaboradores, pois sempre haverá alguém que participou ou assistiu ao acontecimento lastimoso onde terá dificuldade de conviver com ele novamente.

ATMOSFERA COM RISCO EXPLOSIVO E FATORES INFLUENTES

Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás, vapor ou pó no ar e tal que uma faísca proveniente de um circuito elétrico ou do aquecimento de um aparelho provoca uma explosão, Para que se inicie uma explosão são necessários três elementos.

Combustível + Oxigênio + Faísca = Explosão

“A combinação acima forma o triangulo do fogo. Atualmente é mencionado também um quarto elemento: a reação molecular, formando então o tetraedro do fogo. Observa-se que o oxigênio do ar está presente em quase todo o processo produtivo em questão. É preciso saber que uma faísca ou uma chama não é indispensável para que se produza uma explosão. Um aparelho pode, por elevação de temperatura em uma superfície, atingir a temperatura de inflamação do gás e provocar a explosão. (MACCOMEVAP, 2004).”

Para a irrupção da explosão de pó é preciso que ocorra os seguintes elementos e devidas condições:

“Combustível: é o pó em suspensão. Poeiras são partículas sólidas geradas mecanicamente por manuseio, moagem, raspagem, esmerilhagem, impacto rápido, detonação, etc., de materiais inorgânicos e orgânicos – aqui se classificam os grãos e farelos. As poeiras não tendem a flocular, a não ser sob ação de forças eletrostáticas. Elas se depositam pela ação da gravidade. São encontradas em dimensões perigosas que vão de 0,5 a 10 microns. São expressas em mppc – milhões de partículas por pé cúbico de ar, g/m3 ou mg/m3 de ar;

Oxigênio, facilmente disponível na maior parte das operações industriais. Concentração mínima de pó misturado no ar. É a quantidade de material em suspensão dentro de uma faixa passível de explodir, definida como Limites de Explosividade Superior e Inferior. Abaixo ou acima destes limites não ocorre a explosão. Quanto mais fino o pó, maior o poder de deflagração e maior a velocidade da mesma;

Pó seco: quanto maior a umidade do material bem como a do ar mais difícil se torna à deflagração do mesmo, pois a água residual ao evaporar, empobrece o ambiente, deslocando o oxigênio existente. Quanto mais seco, porém, mais suscetível;

Uma Fonte de Ignição, gerada por um uma chama qualquer, uma faísca de solda, combustão espontânea, faíscas por fricção – atrito entre partes metálicas, ou riscos eletrostáticos inerentes do processo de produção ou de elementos do transporte pneumáticos.

Um Espaço Confinado: a maior parte das operações industriais se dá em espaços fechados. Se for eliminado um dos fatores acima, a explosão por pó não ocorrerá. (FENWAL PROTECTION SYSTEMS, 2003)”.

PARAMETROS CRITICOS PARA EXPLOSÕES DE POEIRA

Será demostrado, uma exposição curta de acontecimentos físico-químicos dos fatores influentes nas ocorrências de explosões por pó em suspensão.

“Tamanho de partícula: < 0,1 milímetro;

Concentração da poeira: 40 g/m3 – 4000 g/m3;

Índice de umidade: < 11%;

Oxigênio: > 12%;

Energia de ignição: > 10 mJ – 100 mJ

Temperatura da ignição: 410° - 600 °C. (FIREFLY, 2005)”.

LOCAIS QUE APRESENTAM RISCOS

Explosões podem ocorrer nas unidades processadoras de milho, soja, sorgo, onde as poeiras tenham propriedades combustíveis. Isto ocorre em pontos das instalações moagem, descarga, movimentação, transporte etc., desde que sem controle de exaustão.

As nuvens de poeira podem incendiar-se pela ação de chamas abertas, produtos defumadores, condutos de vapor de alta pressão e outras superfícies quentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com