TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo Magnetico

Monografias: Campo Magnetico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Ondas

é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. A oscilação espacial é caracterizada pelo comprimento de onda e o tempo decorrido para uma oscilação é medido pelo período da onda, que é o inverso da sua frequência. Estas duas grandezas estão relacionadas pela velocidade de propagação da onda.

Fisicamente, uma onda é um pulso energético que se propaga através do espaço ou através de um meio (líquido, sólido ou gasoso), com velocidade definida [1] .

Classificação das ondas.

Podemos classificar como uma onda, qualquer perturbação ou vibração em um ambiente específico. As ondas produzem diversos movimentos, já que elas são constituídas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética),

Exemplo: o movimento que ocorre quando lançamos uma pedra dentro de uma lagoa.

Classificação em relação à direção de propagação

As ondas podem ser classificadas em três tipos, segundo o sentido em que se propaga:

- Ondas unidimensionais: só se propagam em um sentindo (uma dimensão), como uma onda em uma corda.

- Ondas bidimensionais: se propagam em dois sentidos (x e y do plano cartesiano), como a onda provocada pela queda de um objeto na superfície da água.

- Ondas tridimensionais: se propagam em todos os sentidos possíveis, aquelas que podem ser definidas em três dimensões, altura, profundida e largura, como são as ondas sonoras, a luz, etc.

Propagação das ondas transversais e longitudinais.

Ondas longitudinais:

Nas ondas longitudinais, a vibração da fonte é paralela ao deslocamento da onda. Exemplos de ondas longitudinais são as ondas sonoras (o alto falante vibra no eixo x, e as ondas seguem essa mesma direção), etc.

- Ondas transversais:

Nas ondas transversais, a vibração é perpendicular à propagação da onda. Ex.: ondas eletromagnéticas, ondas em uma corda (você balança a mão para cima e para baixo para gerar as ondas na corda).

Ondas mecânicas e eletro magnéticas.

Ondas mecânicas

As ondas mecânicas são perturbações que se propagam devido à continuidade de um determinado meio material. O próprio som é um exemplo de um uma onda mecânica de pressão que se propaga no ar ou nos sólidos. Quando a perturbação se propaga através de um meio, a energia cinética da porção do meio excitada é transmitida às regiões seguintes do meio, resultando na transmissão de energia através do meio. Se ao invés de um simples pulso, tivermos um movimento periódico com uma frequência bem definida, dizemos que tempos uma onda.

A frequência de uma onda (f) é sempre determinada pela fonte que a produz (gerador). O comprimento da onda que se propaga no meio vai depender desta freqüência e da velocidade de propagação no meio (v). Por exemplo, se supusermos, um gerador produzindo uma oscilação senoidal na ponta de uma corda, o deslocamento vertical (y) de cada elemento de corda, localizado numa terminada posição (x) da corda, variará com o tempo (t) segundo uma função:

3.2 Ondas Eletromagnéticas no Vácuo

As ondas eletromagnéticas são ondas de campos elétricos e magnéticos acoplados. Como os campos elétricos e magnéticos são grandezas vetoriais, durante a propagação eles podem variar periodicamente em módulo, direção e sentido, porém sua direção é sempre perpendicular à direção de propagação da onda. Por este motivo as ondas eletromagnéticas são ondas transversais.

O acoplamento entre os campos elétricos e magnéticos vem do fato da variação do campo magnético induzir a geração de campo elétrico (Lei de Faraday) e vice-versa. Além disso, como os campos elétricos e magnéticos existem mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com