TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo Renovado

Monografias: Campo Renovado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PÓLO UNICINT – ESCOLA NOVA PEDAGOGIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II

PROINTER

Marilze Rodrigues da S Queiroz RA-412842

Patricia Carvalho da Silva RA- 424351

Rosana Rodrigues Nardez de Rezende RA-414666

Maria Gonçalina Silva RA-414142

PROJETO EXPERIMENTAL DE VIABILIDADE PARA A IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) NA COOPERATIVA

“CAMPO RENOVADO”

TUTORA: DEBORA MANSUR

Cuiabá - MT

10/ 2013

ANHANGUERA EDUCACIONAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA II

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) NA COOPERATIVA

“CAMPO RENOVADO.

Relatório Parcial do PROINTER II do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, sob a orientação do professor-tutora presencial Esp. Debora Mansur

Cuiabá - MT

10/ 2013

SUMÁRIO:

APRESENTAÇÃO...............................................................................................................04

SITUAÇÃO PESQUISADA.................................................................................................05

ELABORAÇÃO DO TEXTO...............................................................................................07

CONCLUSÃO........................................................................................................................08

BIBIOGRAFIA.......................................................................................................................09

APRESENTAÇÃO:

Para este projeto escolhemos o Campo Renovado, situado na cidade de Várzea Grande /MT, que atualmente atua-se no ramo de reciclagem de campos orgânicos.

O objetivo da pesquisa é implantar e elaborar um projeto experiemental voltado ao planejamento de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Com isso a maior responsabilidade da gestão ambiental deve ser a busca permanente de melhoria da qualidade ambiental dos serviços, produtos e ambiente de trabalho de qualquer organização pública, privada, ou filantrópica, é oque iremos apresentar.

DESCREVA A SITUAÇÃO PESQUISADA:

O Campo Renovado foi fundado no ano de 2002, através do Instituto Centro de Vida – ICV que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – (OSCIP) de direito privado. Este espaço é situado na Avenida Couto Magalhães (Avenida principal), no bairro: Cristo Rei. Seus proprietários são os Sra Kátia Queiroz De Campos – Gestora Ambiental e Kleiber Bispo – Filósofo.

A estrutura física é composta por um escritório com 02 (dois) computadores, 01 (um) impressora e 01 (um) servidor responsável pela parte administrativa e 01 (um) galpão onde funciona a célula de produção de compostagem.

O Espaço atualmente encontra-se legalizado através do Licenciamento Ambiental a Licença de Operação – LO fornecida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA/MT.

Os pontos fortes e fracos da organização estão em buscar constantemente planejamento estratégico para a promoção do envolvimento da comunidade e a inclusão sócio-ambiental e dar-lhes a oportunidade de melhoria de vida. A criação do espaço foi uma estratégia para incentivar a comunidade a ganhar recursos financeiros através da produção de compostos orgânicos e cultivo de hortaliças.

Hoje este espaço transformou-se em uma cooperativa por incentivo ao Instituto Centro de Vida – ICV, onde prestam serviços de mão de obra 25 (vinte e cinco) pessoas todas remuneradas.

A missão é de criar um envolvimento e conscientização ambientais a aquelas pessoas interessadas pelo projeto e através disso visionar a emancipação da comunidade por ser um bairro carente.

O objetivo é voltado a conscientização, ao trabalho em equipe, participação de todos, ocupação dos afazeres, aprendizado e capacitação para mão de obra dos serviços.

Os fatores de sucesso sem dúvida é através do planejamento participativo. As matérias primas que são as resíduos orgânicos oriundos de feiras livres e serragens e podas de arvores se transformam nas mãos destes cooperativistas. Os instrumentos e equipamentos de trabalho basicamente são: Mini-pá carregadeira e uma peneira mecânica. O custo de 100.000,00 e 20.000,00 a capacidade de produção de compostos é em torno de 100 toneladas mensal

Este é um fluxograma do processo de produção:

Entrada Mão-de-obra Saída

Serragem Montagem das pilhas de compostagem, revolvimento, cultivo de hortas Cheiro-verdes

Podas de àrvores Pacotes de comporto orgânico

Residuos de feiras

* Entrada: Resíduos de feiras livres, poda de árvores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com