TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Campo de trabalho no Brasil

Tese: Campo de trabalho no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 5

A ciência atuarial é a ciência das técnicas específicas de análise de riscos e expectativas, principalmente na administração de seguros e fundos de pensão. Esta ciência aplica conhecimentos específicos das matemáticas estatística e financeira.

Mesmo parecendo uma ciência recente, as origens da atuária (nome pela qual também é conhecida) remontam às primeiras preocupações em se criarem garantias aos indivíduos de uma sociedade e em se estudar quantidades de nascimento e morte das pessoas.

Índice

1 História

2 Educação

2.1 Brasil

2.2 Portugal

3 Campo de Trabalho no Brasil

4 Referências

5 Ver também

6 Ligações externas

História

No século XVII, na Inglaterra e na Holanda, as coroas empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos públicos que asseguravam ao tomador a percepção de uma renda vitalícia. Assim, foi necessário determinar com a maior precisão a importância em dinheiro que deveria ser cobrada em contraprestação ao serviço, para que não houvesse prejuízo à coroa, trabalho destinado aos melhores matemáticos da época.

Desse desafio nasceu, na Inglaterra do final da primeira metade do século XIX a ciência atuarial moderna, destinavam-se as áreas de pensão e aposentadoria, basicamente com o objetivo de estudar a mortalidade da população. Isso só foi possível com o advento do cálculo da probabilidade de Pascal, no final da primeira metade do século XIX, na Inglaterra.

Assim, foi-se criando a base para o surgimento da "matemática atuarial". Graunt e Halley, na Inglaterra, e De Witt, na Holanda, a partir dos registros de nascimentos e óbitos, estudaram o problema levando em conta as leis da probabilidade e a expectativa de vida humana. Os avanços no cálculo de rendas apresentados por James Dodson, lhe valeram também o título de inventor da ciência atuarial.

O título de "primeiro atuário da História", entretanto, é atribuído a Domitius Ulpiames, prefeito de Roma durante o Império Romano, considerado um dos maiores economistas de sua época. Foi ele quem deu os primeiros passos para o desenvolvimento do seguro de vida, pois interessou-se pelo assunto e estudou documentos sobre nascimentos e mortes dos romanos. O termo foi "ressuscitado" para batizar a profissão que nascia com a atuação profissional de William Morgan, na Equitable Life.

A atuária se desenvolveu, principalmente à medida que outros matemáticos, economistas e filósofos se interessaram pelo assunto. Cada vez mais, houve a construção e especialização das tábua de vida, como também o desenvolvimento das comutações, ferramenta fundamentais para o cálculo atuarial em uma época com poucos recursos tecnológicos a disposição. Também aconteceu nesse período o 1º Congresso Internacional de Atuários em Bruxelas, no ano de 1895.

No século XX, a área de seguros expandiu a abrangência do estudo atuarial, e a inserção cada vez mais freqüente das empresas de seguro e pensão no mercado financeiro, fez com que a ciência atuarial se especializasse cada vez mais em campos econômicos e financeiros. A partir de então as empresas seguradoras passaram a oferecer programas de seguro de vida e outras especializações.

Educação

Os cursos de Ciências Atuariais visam à formação de especialistas em problemas securitários, de previdência social e privada, com atuação principalmente nas áreas de avaliação de riscos, cálculos de prêmios de seguros, pecúlios, planos de aposentadorias e pensões, bem como de planos de financiamento e capitalização.

Brasil

No Brasil, existem 18 cursos de graduação em ciências atuariais autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Ceará

Universidade Federal do Ceará

Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Universidade Federal de Minas Gerais

Universidade Federal de Alfenas

Paraíba

Universidade Federal da Paraíba

Paraná

Faculdade de Estudos Sociais do Paraná

Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco

Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal Fluminense

Universidade Estácio de Sá

Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro

Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Norte

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

São Paulo

Universidade de São Paulo

Pontifícia Universidade Católica

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas

Universidade Federal de São Paulo

Universidade Paulista

Sergipe

Universidade Federal de Sergipe

Portugal

Em Portugal existe um Mestrado em Ciências Actuariais, internacionalmente reconhecido, no

ISEG, Universidade Técnica de Lisboa1

Campo de Trabalho no Brasil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com