TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canhão De Bolas De Tenis

Monografias: Canhão De Bolas De Tenis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  3.557 Palavras (15 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 15

UNIP - Universidade Paulista

Engenharia de Produção Mecânica

Canhão de bolas de Tênis Sustentável

Canhão de bolas de Tênis Sustentável

CAMPINAS

2013

AGRADECIMENTOS

Os agradecimentos a realização deste projeto vão para o professor da cadeira de Processos de Fabricação do curso de Engenharia de Produção Mecânica, Mauricio Correa que incentivou a nossa equipe a produzir máquina e nos deu suporte para o desenvolvimento do protótipo através dos seus ensinamentos em sala de aula e no laboratório, ao professor do Curso de Educação Física Alan pela oportunidade de projetar uma máquina que irá incentivar a prática ao esporte de uma maneira sustentável, aos novos membros da equipe, por acrescentar novas idéias, conhecimentos e técnicas, e também aos componentes que permaneceram trabalhando e pesquisando para fornecer um produto de qualidade.

RESUMO

O trabalho em questão tem como finalidade viabilizar o acesso de atletas de baixa renda a um equipamento útil, tecnológico e com foco em sustentabilidade.

A utilização do sol como gerador de energia vem crescendo cada vez mais devido às discussões ambientais sobre novas fontes renováveis e não poluentes como base energética. Esta geração de energia consiste na conversão de energia luminosa incidente sobre materiais semicondutores em eletricidade.

Este projeto utiliza a tecnologia e a preocupação com o meio ambiente para desenvolver uma máquina lançadora de bolas de tênis que funciona basicamente através da energia solar. A máquina possuirá um sistema mecânico já discutido pelo grupo e um funcionamento de acordo com a necessidade estipulada por um possível cliente. O sistema automatizado esta em desenvolvimento, cumprindo com o cronograma e as demais fases do projeto. A fonte primária de energia escolhida para todo circuito elétrico depende apenas de sua disponibilidade a luz do dia, esta energia também será de significativa importância na alimentação da bateria.

A eletricidade obtida através do processo de transformação pelas células fotovoltaicas alimentará os circuitos elétricos existentes na máquina. Os desafios propostos no início do escopo incluíram: projetar um circuito eletrônico simplificado que não necessite de uma manutenção periódica, e implementar uma energia limpa com baixo custo para o cliente final.

SUMÁRIO

1. Introdução sobre o projeto..............................................................Pg. 00

2. Conclusão geral..............................................................................Pg. 00

3. Referências Bibliográficas..............................................................Pg. 00

4. Processo de Fabricação Pg. 00

Introdução

A explosão da Revolução Industrial e o crescente desenvolvimento tecnológico na era da informação impulsionaram o homem a consumir mais energia ao longo dos anos.

A eletricidade tornou-se uma necessidade para manter o desenvolvimento econômico, social e cultural. Estes fatores aceleraram a demanda por este recurso, porém as fontes comumente utilizadas para sua produção não são fontes renováveis, então a humanidade passou a se preocupar com o esgotamento destas fontes, já que a redução do consumo não resolveria o problema, visto que as fontes de produção como por exemplo o petróleo são finitas.

A partir deste momento o homem tem buscado constantemente um desenvolvimento sustentável através do estudo de fontes renováveis, da produção de bens de consumo que façam uso destas fontes e que auxiliem na redução do consumo de energia de fontes não renováveis e de fontes que causam impacto ambiental. Surge assim o conceito de Energia Limpa, que nada mais é do que um tipo de energia que no seu processo de produção e consumo não causa impactos ao ambiente, como a liberação de gases causadores do efeito estufa, ou a produção de resíduos poluentes. Como exemplos destes tipos de energia podemos citar a energia eólica, das marés, biogás e biocombustíveis e a solar.

Diante dos fatores discutidos acima é importante selecionar uma fonte de energia renovável que será usada no funcionamento da máquina lançadora de bolas de tênis, considerando que este projeto seja moderno e arrojado, ele deve favorecer não só o meio ambiente como também a redução do consumo de energia, sendo um produto classificado como ecologicamente correto atendendo as necessidades do consumidor dos dias atuais, que busca produtos cada vez menos dependentes de energias não-renováveis, que apresentem a mesma ou uma maior eficiência, e que reduzam os gastos com energia para mantê-los funcionando.

Portanto, a questão do tipo de energia utilizada para alimentar a máquina tornou-se um requisito preponderante na sua construção e por isso será descrito nas linhas a seguir.

A questão energética no futuro

Os números indicam que a crise energética deverá se identificar no futuro. A questão tecnologia versus consumo de energia é bastante discutida nos dias atuais.

Segundo Miller (1985), a experiência mostra que são necessários aproximadamente 50 anos para desenvolver e implementar novas tecnologias de aproveitamento energético. Portanto, esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com