TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canteiro De Obra

Pesquisas Acadêmicas: Canteiro De Obra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 7

1. Introdução 3

2. Planejamento de Obra 4

3. Canteiro de obras 11

4. Anexo 16

5. Conclusão 17

6. Bibliografia 18

1. Introdução

A área da construção civil é frequentemente citada por atrasos na sua execução, tendo seu desempenho abaixo do esperado, e com elevados índices de desperdício de materiais, equipamentos e recursos em geral.

Um dos fatores que mais auxilia no aumento constante deste índice, é a falta de planejamento e organização do canteiro de obras, cujos são executados, somente quando os problemas começam a surgir. Mesmo tendo consciência de que um bom planejamento do canteiro de obras eleva o desempenho da mesma, aumentando a produtividade, reduzindo custos e consequentemente gerando benefícios no decorrer da execução do empreendimento, muitas empresas não dão importância a este item, organizando o canteiro de obras de forma incorreta.

Considerando a necessidade de que o planejamento do canteiro de obras siga procedimentos estruturados, aumentando gradativamente a funcionalidade de todos os sistemas da mesma, gerando benefícios de um modo geral, o presente relatório tem por finalidade apresentar um “checklist” com alguns itens que devem ser levados em consideração no momento de elaborar o layout de um canteiro de obras.

2. Planejamento de Obra

Como já havia sido citado na introdução do presente trabalho, é de suma importância que o canteiro de obras tenha um planejamento referente ao seu layout. O seguimento correto desse processo melhora significativamente o desempenho da mesma, auxiliando no seguimento rigoroso do cronograma da obra, melhorando a qualidade, consequentemente reduzindo os custos finais do empreendimento.

2.1 Normatização

Para iniciar dar início aos trabalhos no canteiro, o planejamento de obras deve esta de acordo com a norma regulamentadora, NR 18, cuja se baseia nas condições e meio de trabalho nas construções, regulamentando e fornecendo orientações sobre os procedimentos obrigatórios de segurança e medicina do trabalho.

2.2 Registro da Obra

Antes de iniciar qualquer tipo de atividade no local da obra, é obrigatório comunicar à Delegacia Regional do Trabalho todos os dados da obra, mais precisamente informando:

- Endereço correto da obra;

- CEI/CGC/CPF do contratante, empregador ou condomínio;

- Tipo de obra que será realizada;

- Datas previstas para o inicio e fim das obras;

- Previsão dos números máximos de trabalhadores durante o decorrer da obra.

2.3 PCMAT

O PCMAT (Programa de condições do meio ambiente e de trabalho na indústria da construção) é um documento completo que dita uma serie de medidas de segurança a serem tomadas durante todo o tempo da obra. Neste documento está incluso os seguintes itens:

- Memorial sobre as condições e meio de trabalho, levando em considerações futuros riscos de acidentes;

- Projetos de proteção coletiva (guarda corpo, fechamento de vãos, entre outros);

- Especificações técnicas das proteções;

- Cronograma para a realização das medidas necessárias;

- Layout do canteiro de obras, indicando os devidos lugares para materiais, maquinários, área de vivência;

- Programa educativo sobre os riscos de acidentes e prevenção dos mesmos para os trabalhadores.

Geralmente o PCMAT é desenvolvido por uma empresa especializada em Engenharia e Segurança do Trabalho, prevendo os futuros projetos de segurança com profissionais qualificados, executando a reavaliação periodicamente, e se necessário, alterar o documento gerando novas metas e prioridades de segurança.

2.4 Planejamento do Layout

Para uma melhor organização de uma obra, é de suma importância que a mesma possua um layout, pois é nele que se encontra o lugar de melhor acesso para carga e descarga de materiais, passagem de pedestres e veículos, espaço apropriado para maquinários, área de vivência, entre outros, garantindo uma melhor organização do canteiro.

Um layout bem elaborado, além de representar uma obra bem organizada, engloba fatores predominantes para o rendimento da mesma, diminuindo satisfatoriamente o deslocamento dos trabalhadores e transporte de equipamentos utilizados diariamente.

Abaixo, seguem os itens que devem ser considerados na elaboração de um layout:

Logística

- Depósito de materiais e descartes;

- Espaço para ferreiros/marceneiros;

- Espaços físicos;

- Outras necessidades.

Área de Vivência

- Dimensionamento das instalações provisórias (escritórios);

- Locação do Almoxarifado;

- Refeitório;

- Sanitários e Vestiários;

- Área de Lazer

- Ambulatório/Lavanderia/Alojamento (se necessário).

2.5 Especificações da Área de Vivência

Área de vivência é um local destinado aos trabalhadores, que serve para o descanso, higiene e permanência dos mesmos, sendo um local onde os trabalhadores passarão maior parte do seu tempo. Tendo isto em pauta, a empresa não só garante o agrado de seus colaboradores, como cumpre a norma (NR 18), onde define que, dar uma boa condição de trabalho, não é um favor e sim, uma obrigação do contratante.

Seguindo o item 18.4.1 da NR 18, os locais da área de vivência devem seguir as seguintes especificações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com