TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Canto Coral E técnica Vocal

Exames: Canto Coral E técnica Vocal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 3

GLAICON COELHO CAMARGO - 1150904

CANTO CORAL E TÉCNICA VOCAL

Atividade1: síntese da unidade 1

Palmas

2014

O canto está em nossa estrutura biológica, desde quando nascemos já nas primeiras palavras onde o bebê balbucia, o canto espontâneo se desenvolve em nossas faculdades cognitivas, aprimorando o cantar natural no ser humano.

Não se tem relatos de como surgiu às manifestações musicais para os nossos ancestrais, mas cremos que não foi diferente de hoje. Com a nossa voz imitamos vários sons, dando a voz um instrumento natural.

Os registros mais antigos encontrados da música vocal vêm da Grécia, os gregos acreditavam no poder transformador e curativo da música, essa crença se tem por causa de alguns mitos.

Na música grega o coral se formava por pessoas artísticas uma união entre poesia, música e dança, estes corais eram conduzidos por regentes. Embora se usassem instrumentos, a voz tinha principal função, por que eles usavam a voz para cantar a tragédia grega. O conceito de coral era diferente, antigamente o canto coletivo estava ligado às funções religiosas. Na Idade Média essa característica era maior, mas com um diferencial o cristianismo.

A música coral era ligada a igreja cristã e se cantava por solista, ou por um coro masculino e também por toda a congregação. Nas igrejas não se permitia mulheres cantar.

Hoje podemos ver os professores usarem melodias cujas letras ajudam a ensinar os alunos. Mas não é novidade, pois na Idade Média eles usavam essa mesma técnica para ajudar no aprendizado bíblico dos cristões, que não sabiam ler.

Nesse tempo começaram a formar escolas de canto dentro da própria igreja. A música profana foi ganhando espaço surgindo à música polifônica, este gênero musical era usado de maneira livre.

A música nesse período passou por grandes mudanças, como a utilização da língua vernácula, na unidade de tempo e na expansão da polifonia.

Diferente da Idade Média que era ligada fortemente pela igreja, o Renascimento é marcado pelo regime econômico e pelo desenvolvimento do pensamento humano. Nesse período a música era predominantemente vocal e profana, e também se desenvolveu muito a noção de vozes independentes, buscando a divisão de vozes como conhecemos hoje que são: uma parte para soprano, uma parte alto, outa para tenor e baixo.

A Itália se desenvolveu bastante artisticamente no Renascimento, sendo responsável pela criação de composição livre chamada madrigal, onde a música representava aquilo que dizia a poesia.

O barroco foi um período importante para a música foi quando nasceu a ópera e a música instrumental. A música no início do barroco apresentava um baixo bem definido e uma voz aguda bem ornamentada, e foi desse canto acompanhado que surgiu a ópera. Ópera é um gênero teatral que une música contínua com cenário, ação, dança e interpretação teatral. Ainda nesse período onde a prática de madrigais era bastante usada, surgiu à prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com