TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO CANTO CORAL PARA A MUSICA

Trabalho Universitário: A IMPORTANCIA DO CANTO CORAL PARA A MUSICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  3.369 Visualizações

Página 1 de 3

O canto coral é a linguagem pela qual o ser humano se comunica musicalmente, é o órgão musical mais belo.

A voz é o instrumento natural de todo ser humano carrega, e que usamos para nos comunicar pela fala e também pelo canto.

Sendo a voz essencial e nata aos seres humanos foi por meio dela que se organizaram as diferentes alturas e direções dos sons e, assim, fazer musica vocal.

A música faz parte da vida das civilizações mais antigas. “Os povos primitivos apresentavam a música como algo mágico” é a linguagem que os deuses entendem e através da qual se estabelece a comunicação para com os diversos pedidos externados através da dança. e

Na Grécia era considerada importante na educação do cidadão. Platão e Aristóteles atribuíam à boa música qualidade formadora do Estado, e viam a má musica como destrutiva ao Estado.

Na musica grega, embora usassem instrumentos como cítara, aulos e instrumentos percussivos, a voz tinha a principal função, como se vê claramente no canto da tragédia grega. Vale salientar que a música grega era essencialmente melódica.

A palavra coral originou-se da palavra grega khoros. Para o grego, khoros denominava um grupo de pessoas que participavam das encenações nas tragédias, e nas adorações religiosas. Essas pessoas cantavam, dançavam e representavam juntas, em coro. Para o grego o coral era formado pelas pessoas que participavam de um todo artístico.

Pode-se observar também que o canto coral, na idade media, sempre esteve ligado as funções religiosas.

O cristianismo fundamentou-se com o canto gregoriano, que foi a base da música litúrgica e formadora da opinião do cristão. Todo o ritual da missa era cantado.

Nesta época, já existia a prática da musica profana, mas era desprezada pela igreja e por seus patriarcas ( Santo Agostinho, São Clemente etc.)

O canto gregoriano tinha a função de ajudar os cristãos a conhecer sua fé: compunha-se de textos bíblicos, cantados sem acompanhamento instrumental, a uma só voz ( monódico), em latim (considerado sagrado), e era preferencialmente silábico. Toda essa simplicidade do cantochão, como também era conhecida, era para que os textos cantados ficassem claros para aquele que os ouvia, facilitando o aprendizado do que era cantado. A musica na igreja cristã assumia poderes mágicos e, também, um papel primordial na educação do cristão. É importante salientar, que os coros que executavam o cantochão era privilégio dos homens, pois a Igreja não permetia que mulheres cantassem.

Esse canto sofreu varias mudanças, e no século nove na Igreja de Notre-Dame9(França) surgiu o primeiro uso da polifonia. Esse canto a duas vozes, desenvolvido por Leonin foi chamado de organum e sua característica principal é o uso de duas vozes distintas. Neste período começaram a se formar as escolas de cantores, desenvolvidas dentro da própria Igreja

Com o passar do tempo, por volta do século 13, apareceu o motete, gênero musical polifônico, profano, de forma livre, onde cada voz utilizava um texto diferente.

Neste período pesar da formação de escolas de cantores, não havia um conhecimento sistematizado sobre a técnica do canto , por isso mudanças importantes aconteceram na musica: a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com