TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Saúde Vocal

Resenha: Programa de Saúde Vocal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  Resenha  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Informação Pública

Programa de Saúde Vocal

O Programa de Saúde Vocal “CUIDANDO DA VOZ“ foi especialmente desenvolvido em face do grande número de professores da rede estadual de ensino licenciados e readaptados por alterações vocais objetivando prevenir a ocorrência de disfonias laborativas relacionadas ao mau uso vocal que podem prejudicar a atuação dos docentes.

A atuação dos referidos docentes vem sendo readaptada, na maioria dos casos, para funções administrativas, nas quais o uso de voz não é tão intenso quanto nas salas de aula.

Este programa “CUIDANDO DA VOZ“ da Superintendencia de Perícia Médica e Saúde Ocupacional da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil será realizado em convênio com a Secretaria Estadual de Educação, visando garantir o acesso dos docentes às informações e orientações sobre os padrões corretos de fonação, habilitando-os quanto ao uso profissional da voz, através de palestras e oficinas de treinamento vocal.

O Programa, a princípio, terá caráter preventivo, mas também serão reabilitados os casos emergenciais de professores com alterações vocais e/ou laríngeas, que estejam com redução da carga horária, afastamento temporário ou definitivo do exercício profissional ou readaptados em funções que não exijam o uso prolongado da voz.

Público alvo

Professores da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

Profissionais da voz

Metodologia

Serão realizados 4 (quatro) encontros mensais, com duração de 60 minutos, em média.

A programação abrangerá palestras informativas, conjunto de ações individuais e coletivas através de vivências e dinâmicas que abrangem orientações sobre técnicas e saúde vocais e controle dos fatores de risco.

Objetivos

Capacitar o professor para proteção de sua saúde vocal, objetivando melhor qualidade no exercício profissional

Esclarecer de forma simples e objetiva como a voz é produzida: as estruturas e suas respectivas funções nesse processo.

Informar sinais e sintomas para detecção precoce de alterações vocais e a importância do diagnóstico otorrinolaringológico e da terapia fonoaudiológica para definição do prognóstico.

Possibilitar a auto-análise da impressão quanto à própria voz, sugerindo adjetivos referentes ao perceptual e o emocional.

Informar normas básicas que ajudam a preservar a saúde vocal e prevenir o surgimento de alterações.

Ressaltar que a saúde vocal é essencial para uma longa carreira profissional, assim o aquecimento e desaquecimento da musculatura envolvida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com